Foi iniciada no último sábado (21/10) a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em Varre-Sai. A Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai está realizando a Campanha em duas etapas. A primeira aconteceu no sábado na área urbana do município, na quadra da Mangueira, das 8 às 16 horas, quando foram vacinados 460 animais. Mas a estimativa é que com a Campanha sejam imunizados 1.500 animais, entre cães e gatos no município.
A segunda etapa será realizada na área rural de Varre-Sai, a partir do dia 06 de novembro, nas escolas municipais e associações rurais.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina antirrábica ganhou um novo fôlego após dois anos de falhas pela baixa adesão, devido alguns problemas apresentados na composição da vacina, distribuída pelo Ministério da Saúde.
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Varre-Sai, organizou com as equipes uma campanha capaz de atender toda a população que possui cães e gatos, com o objetivo de imunizar pelo menos 90% dos animais do município.
“A gente tem que estar sempre tentando prevenir contra a raiva que é uma zoonose que não possui cura e é fatal. Vacinando os animais, a gente faz um bloqueio evitando que a doença chegue ao ser humano”, lembrou o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de Varre-Sai, Rafael Fabbri.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, esteve acompanhando a vacinação.
“A adesão dos proprietários de animais foi muito boa, entenderam a necessidade de vacinar para evitar a raiva que não tem cura”, afirmou o prefeito.
A vacina antirrábica ficará disponível na Secretaria de Saúde e quem não imunizou seu animal no sábado pode levá-lo à Secretaria de Saúde, das 8 às 16 horas para receber a vacina.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai
Fotos:Elcinei Borges/Sidney Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário