Rádios AM passam em breve a transmitir em FM: é mais música no ar
O anúncio partiu do ministro das Comunicações Paulo Bernardo, dando conta que a presidente Dilma Rousseff anuncia hoje dia 7 de novembro, dia do radialista, o início do processo de migração das faixas de rádio AM para FM, ou seja, as emissoras que operam em kilohertz passarão a operar em mega-hertz garantindo melhor qualidade de som especialmente nas regiões urbanas. Antigamente mesmo não havendo som estereofônico as rádios AM tocavam música e ajudaram a formar uma legião de fãs apreciadores da música.
Tudo começou com os auditórios e os programas ao vivo da Rádio Nacional que eternizaram vozes como as de Francisco Alves, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Emilinha Borba, Silvio Caldas, Marlene, Ângela Maria e Cauby Peixoto, entre outros.
Mais tarde vieram os disc-jóqueis trazendo as novidades em disco e exibindo novos artistas. Desses disc-jóqueis surgiram artistas como Celi Campello, Roberto Carlos, Elis Regina e Jair Rodrigues, entre outros. Logo depois deles, as rádios musicais passaram a apresentar sucessos vindos do exterior em discos embarcados nos voos internacionais que chegavam dos Estados Unidos com as novidades em vinil das paradas de sucesso norte-americanas publicadas nas revistas Cashbox e Billboard.
Assim começava a década de 1970 e muitos irão lembrar que o estrangeirismo passou a dominar o Rádio. Verdade, porém mais em função das gravadoras do que pelos profissionais da área. Anunciar as novidades internacionais, com vinhetas de exclusividade tinha uma força de marketing incrível para a emissora e para as gravadoras.
Aqui em santo Antonio temos a radio AM Feliz, onde os diretores da radio foram a Brasília participar dessa data importante para todos os radialistas.
Parabéns Muniz Edir e Jose Carlos Sanches!
Nenhum comentário:
Postar um comentário