JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: ARTESÃ DE PORCIÚNCULA VENCE CONCURSO DE BORDADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ARTESÃ DE PORCIÚNCULA VENCE CONCURSO DE BORDADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



A Casa do Artesão de Porciúncula tem sido modelo de empreendedorismo e valorização da cultura popular porciunculense. Com o apoio da Prefeitura, está participando de diversas feiras no Estado, obtendo destaque e recorde de vendas em seus 15 anos de história. Mais uma vez, a arte, técnica e criatividade da artesã Eponina Sanches de Almeida surpreenderam, levando-a a vencer o Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro, cujo prêmio é de R$5 mil. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e tem o objetivo de tornar o artesão do bordado mais conhecido, criando oportunidades de negócios que gerem renda para as famílias fluminenses.

Mais de 100 artesãos de 32 municípios de todas as regiões do estado participaram do concurso, com bordados à mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas, em peças como luminárias, almofadas, tapetes, colchas, até roupas e acessórios. O concurso foi constituído por três etapas: na primeira, as peças inscritas foram escolhidas por votação popular via internet. Na segunda etapa, foi montada uma exposição das obras na Alerj, quando puderam ser votadas pelos visitantes e também por meio do site. Na última fase, os 30 bordados mais votados pelo público foram submetidos a um júri técnico, que selecionou os três vencedores do concurso.

Eponina Sanches tem uma longa história de arte e desenvolvimento de técnicas artesanais próprias, que são generosamente passadas a mulheres rurais no Ateliê Bangalô, onde são realizados encontros terapêuticos e de possibilidade de geração de renda. O bordado de Eponina, com seus traços originais e cheios de significados foi considerado o mais bonito do Estado. “Este prêmio tem um grande significado para mim, é o reconhecimento de um trabalho que tenho realizado há vários anos”, disse Eponina. O segundo lugar foi para Rita de Cássia dos Santos, de Campos dos Goytacazes, e o terceiro foi para Doralice Ferraz Firme, do Rio de Janeiro. A artesã de Porciúncula, Elizabeth Rodrigues da Silva também ficou entre as 30 finalistas que receberão o certificado do Programa Qualidade Rio.   

O evento de entrega dos prêmios acontecerá no dia 27 de setembro, às 15 horas, no auditório da Fecomércio-RJ. O artesão que desejar se cadastrar no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro deve entrar em contato pelos telefones (21) 2332-1554 / 1555. Mais informações no site www.programadeartesanato.rj.gov.br.


Fabiano Júnior
Prefeitura de Porciúncula
Fonte: Assessoria de Comunicação Sedeis
Fotos: Fabiano Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário