A Taça Santos Dumont, primeiro turno da Série B do Rio de Janeiro está a duas rodadas de encerrar sua fase classificatória. Dos 19 clubes participantes, incluindo o desistente Juventus, oito equipes não tem nenhuma chance matemática de classificação, logo outras onze equipes ainda estão no páreo. Como a Taça Santos Dumont coloca um grupo contra o outro (AxB), muitos clubes além de ter que fazer o seu resultado ainda terão que torcer seus rivais sem poder confronta-lo de forma direta.
Oito clubes estão sem chances de classificação, são eles: Mesquita, Barra Mansa, Barra da Tijuca e Tigres do Brasil, pelo grupo A e Angra dos Reis, Paduano, Artsul e Juventus pelo grupo B.
A meta tanto das Taças Santos Dumont, quanto a Taça Corcovado, no segundo turno, é chegar nas duas primeiras posições de cada grupo. Os classificados irão se enfrentar nas semifinais e possivelmente em uma final em jogo único. É importante destacar que ao clube de melhor campanha pertencente ao confronto das semifinais, ou seja os primeiros colocados dos grupos A e B, terão a vantagem de jogar em casa e será dado um ponto de bonificação, ou seja jogarão pelo empate.
Por exemplo, a situação atual indica a seguinte classificação:
Classificação
Grupo A
01º) Bonsucesso, 13 pontos
02º) Cabofriense, 12 (saldo: 8)
Grupo B
01º) América, 20 pontos
02º) Portuguesa, 18 (saldo: 9)
Se assim terminasse a fase classificatória, teríamos:
Bonsucesso x Portuguesa (Leônidas da Silva)
América x Cabofriense (Giulite Coutinho)
Com Bonsucesso e América tendo o empate a seu favor. É importante explicar também, que o mesmo valerá para a final em jogo único. Sendo assim conforme exemplo acima, o Bonsucesso caso fosse para a final teria a vantagem do empate com qualquer equipe; e assim sucessivamente valendo a melhor campanha do período de classificação, ou seja, a Cabofriense, neste exemplo, não teria vantagem do empate com nenhum clube, por ter pior campanha entre os classificados.
CLUBES COM CHANCES MATEMÁTICAS
BONSUCESSO (1° do grupo A, com 13 pontos)
Quem vê o Bonsuça com 13 pontos, pode se preparar para vê-lo com 16, afinal dentre os clubes que disputam a vaga, o Bonsucesso será o único nesta reta final, que terá o Juventus pela frente na última rodada, portanto vitória por WO garantida, fora mais três gols. Com a situação mais cômoda das onze equipes que brigam para irem as semifinais, o Bonsuça ainda terá o Goytacaz pela frente, na próxima rodada, um jogo decisivo para as pretensões de ambos. O Bonsucesso só depende de si para se classificar.
CABOFRIENSE (2° do grupo A, com 12 pontos e 8 gols de saldo)
Terá a vantagem de jogar suas duas últimas partidas da fase classificatória em casa, sendo que um de seus adversários também quer uma vaga nas semifinais, a Portuguesa. O outro adversário será o já eliminado Angra dos Reis, na última rodada. A Cabofriense só depende de si para se classificar, mas deve ficar atenta a quantidade de gols marcados e sofridos, pois poderá definir o classificado às semifinais.
AMÉRICA DE TRÊS RIOS (3° do grupo A, com 12 pontos e 3 gols de saldo)
Só poderá chegar a 15 pontos, pois folgará na próxima rodada. Na última rodada enfrentará o São João da Barra fora de casa, além de ter que torcer contra seus adversários.
CÉRES (4° do grupo A, com 11 pontos, 4 gols de saldo e 15 gols marcados)
Também entra neta reta final com uma folga que fará o clube somente poder chegar a 14 pontos. Jogará na próxima rodada contra o São João da Barra e além de vencer, torcer contra os rivais.
SERRA MACAENSE (5° do grupo A, com 11 pontos, 4 gols de saldo e 11 gols marcados)
Apesar de jogar nas duas rodadas finais, o Serra terá pela frente duas pedreiras, o América e a Portuguesa, ambas brigando por um lugar nas semifinais. A vantagem macaense é realizar as duas partidas com seu mando de campo. Além de vencer seus jogos terá que torcer contra os rivais.
AMERICANO (6° do grupo A, com 11 pontos e 2 gols de saldo)
Situação difícil a do Glorioso do Parque Tamandaré, pois irá folgar na próxima rodada, podendo chegar somente a 14 pontos e por isso só conseguirá se classificar em uma possível segunda colocação. Na última rodada irá enfrentar o Sampaio Corrêa, em casa. Já na próxima rodada, onde folgará, terá que torcer contra seus rivias. Se o América de Três Rios ou a Cabofriense vencerem um de seus dois jogos, o Americano estará eliminado. Chances remotas a do Glorioso.
AMÉRICA (1° do grupo B, com 20 pontos)
Enfrentando o Serra Macaense, fora de casa e o Tigres do Brasil, em casa, o América só depende de suas forças para avançar as semifinais.
PORTUGUESA (2° do grupo B, com 18 pontos e 9 gols de saldo)
Além de ter vários adversários diretos querendo sua posição, a Lusa fará as suas duas últimas partidas da fase classificatória, fora de casa, contra a Cabofriense e o Serra Macaense. A Portuguesa só depende de si para avançar as semifinais, mas é bom ficar atenta aos saldo de gols.
GOYTACAZ (3° do grupo B, com 18 pontos e 7 gols de saldo)
Nesta última rodada o Goytacaz folgou e viu os seus rivais lhe ultrapassando, agora além de vencer seus jogos, contra o Bonsucesso, fora de casa e o Mesquita, em casa, o Alvianil terá que torcer contra a Portuguesa e ficar de olho nos demais rivais. Dependendo do que ocorrer na próxima rodada, o Goytacaz pode até precisar de apenas um empate contra o Mesquita, para isso basta a Portuguesa perder para a Cabofriense. Faltando duas rodadas, o Goytacaz depende somente de si para se classificar, pois mesmo estando atrás da Portuguesa em saldo, o Alvianil poderá reverter este processo ao longo dos dois jogos, bastando vencer por mais gols.
SAMPAIO CORRÊA (4° do grupo B, com 14 pontos)
Situação difícil a do Sampaio, além de ter que vencer seus dois jogos, ou até empatar um, mas para isso além de ter que golear nem sua vitória, terá que torcer para que Goytacaz e Portuguesa não pontuem. O Sampaio não depende só de si para se classificar. Tigres do Brasil e Americano, ambos fora de casa, serão os adversários do Sampaio.
SÃO JOÃO DA BARRA (5° do grupo B, com 12 pontos)
Praticamente impossível, mas matematicamente existe a possibilidade. Além de vencer seus dois jogos, contra Céres, fora de casa e América de Três Rios, em casa, os sanjoanenses terão de torcer para Goytacaz e Portuguesa não pontuarem e ainda para que o Sampaio possa perder uma de suas partidas. O saldo de gols também teria que fazer a diferença. O São João da Barra não depende só de si para se classificar.
Classificação
Grupo A
01º) Bonsucesso, 13 pontos
02º) Cabofriense, 12 (saldo: 8)
03º) América-TR, 12 (saldo: 3)
04º) Ceres, 11 (saldo: 5)
05º) Serra Macaense, 11 (saldo: 4)
06º) Americano, 11 (saldo: 2)
07º) Mesquita, 9 (vitórias: 3)
08º) Barra Mansa, 9 (vitórias: 2)
09º) Barra da Tijuca, 7
10º) Tigres do Brasil, 4
Grupo B
01º) América, 20 pontos
02º) Portuguesa, 18 (saldo: 9)
03º) Goytacaz, 18 (saldo: 7)
04º) Sampaio Corrêa, 14
05º) São João da Barra, 12
06º) Angra dos Reis, 9
07º) Paduano, 8
08º) Artsul, 3
09º) Juventus, 0
PRÓXIMOS JOGOS
10ª Rodada
Bonsucesso x Goytacaz
Ceres x São João da Barra
Serra Macaense x América
Barra da Tijuca x Paduano
Cabofriense x Portuguesa
Mesquista x Artsul
Tigres x Sampaio Corrêa
Folga: Americano – América/TR – Angra dos Reis
11ª Rodada
Goytacaz x Mesquita
Americano x Sampaio Corrêa
São João da Barra x América/TR
Barra da Tijuca x Artsul
Serra Macaense x Portuguesa
Cabofriense x Angra dos Reis
América x Tigres
Folga: Paduano – Barra Mansa – Ceres
--
João Dias (Joãozinho)
SPORTS SEMLIMITES
FONTE:G1/FERJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário