Santo Antônio de Pádua sediou, no último dia 04/04, o 7º Encontro Nacional de Gestores da Alimentação Escolar, promovido pela Ação Fome Zero em parceria com a prefeitura. É a primeira vez que o Encontro acontece no Estado do Rio de Janeiro. "Nós procuramos atender as demandas das prefeituras, e a de Pádua se mostrou muito interessada em promover este encontro para discutir boas práticas voltadas à alimentação escolar", disse Sineide Santos, analista de projetos da Ação Fome Zero.
O Encontro é uma oportunidade para troca de experiências entre os municípios, focado na apresentação das dificuldades e soluções encontradas para garantir a boa gestão do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. A programação incluiu uma apresentação cultural dos alunos do CESP, palestras, apresentação de boas práticas e debate. Ao final do dia, os participantes fizeram uma avaliação do encontro e receberam um certificado de participação.
O prefeito Josias Quintal agradeceu aos palestrantes e à equipe da Secretaria Municipal de Educação, que se empenhou para trazer este seminário para o município. "A boa alimentação é essencial na garantia do aprendizado, pois propicia que o aluno esteja receptivo ao conhecimento. A ideia deste encontro é fazer um exercício conjunto para a inovação. Aqui em Pádua queremos aproveitar o potencial produtivo do município, incluindo peixes, legumes e verduras da agricultura familiar local. O objetivo é otimizar os recursos e evitar os gastos desnecessários", esclareceu Quintal.
Disseminação e troca de experiências
O Encontro contou com a participação de 25 municípios, do Estado do Rio e Minas Gerais. Secretários de educação, coordenadores de alimentação escolar, nutricionistas e outros profissionais vieram discutir o assunto. "É um momento de capacitação, com integração entre os municípios, para vencermos o desafio de realizar a gestão eficaz da merenda escolar", afirmou José Cláudio Cordeiro de Oliveira, secretário municipal de educação.
Foram três palestras, sobre temas como planejamento de compras, aspectos nutricionais e higiênicos sanitários, e práticas inovadoras. Além de Sineide Santos, Cássia Amaral Buani, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e Ana Laura Amorim, do Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar), palestraram. A prefeitura de Ourizânia (MG), uma das vencedoras do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar no ano passado, apresentou sua experiência bem-sucedida na gestão do PNAE.
Pádua se candidata ao Prêmio
Santo Antônio de Pádua foi o primeiro município a se inscrever na 10ª Edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, demonstrando compromisso com a boa execução do PNAE. "Meu sonho é ganhar este prêmio. Temos mais de 6 mil crianças na rede municipal de ensino e vamos cuidar da qualidade da alimentação escolar, promovendo boa nutrição através de hábitos alimentares saudáveis", disse Wellyngton Teixeira Gouvêa, coordenador do Departamento de Nutrição Escolar da prefeitura.
Sineide Santos elogiou o interesse do município. "Pádua tem uma equipe muito animada, uma grande vontade em inovar. O diferencial da gestão eficiente está nos pequenos detalhes. Mesmo com poucos recursos, dá para fazer muitas coisas", disse a representante da Ação Fome Zero.
Ação Fome Zero
Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e representa uma aliança de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país. O objetivo é estimular ações e políticas integradas que viabilizem a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, garantindo que os recursos públicos destinados a merenda escolar sejam bem empregados. A Oscip conta com o apoio do FNDE e do Cecane para desenvolver suas atividades.Por Kellen Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário