JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: “Casa Lar”, abrigo para menores é inaugurada em Pádua

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Casa Lar”, abrigo para menores é inaugurada em Pádua



Atendendo a uma exigência do Ministério Público e uma necessidade real no município, a Prefeitura de Pádua inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, a Casa Lar, que abrigará menores com idade entre 0 e 17 anos.
A Casa Lar está localizada no Centro de Pádua, na Rua Anacleto de Alvim Padilha.
O abrigo foi instalado em uma residência ampla, dotada de 15 cômodos, cuidadosamente higienizada, preservando todos os detalhes de uma residência normal, equipada com quarto, cozinha, banheiro, sala e área.
No final do ano passado, o promotor, Dr. André Navega, acompanhado da Assistente Social do MP, Karen Cristina de Almeida Santana, realizaram uma visita de inspeção no local, dando parecer positivo para a implantação do abrigo.
A Casa Lar será mantida pela Prefeitura Municipal de Pádua, através da Secretaria de Ação Social, em conjunto com as secretarias de Educação e Saúde.
Na Casa Lar os menores serão acompanhados por uma equipe técnica, composta por psicólogos, assistentes sociais, coordenadores, estando vinculada ao Conselho Tutelar. O ingresso dos menores no abrigo paduano só poderá ser realizado por ordem judicial, acolhendo crianças e adolescentes que estejam em situação de risco ou em iminente situação de violação de seus direitos.
Luciana Corrêa, subsecretária de Ação Social de Pádua explica que a Casa Lar abrigará crianças e adolescentes vitimas de maus tratos, violência e abandono, por um período máximo de dois anos. Neste prazo serão realizadas medidas de socialização e reintegração as suas famílias originais e, em último caso, o encaminhamento para adoção.
“É uma residência de passagem para estes menores. Estaremos com uma equipe de profissionais trabalhando incansavelmente para resolver os problemas que os afligem, de modo a reconduzi-los ao ambiente familiar original. Eles receberão carinho e todo o tipo de acompanhamento necessário para levarem uma vida normal”, ressaltou Luciana.
Durante a inauguração o prefeito José Renato Fonseca Padilha falou da alegria de ver mais esta necessidade da comunidade paduana inaugurada.
“Era uma necessidade. Existe um número significativo de menores em situação de risco ou abandonados por diversos problemas familiares. É nossa obrigação auxiliar os órgãos que cuidam da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Fico feliz em saber que esses menores agora têm um lar de passagem. Certamente, é menos um desgaste emocional para eles. Escolhemos uma equipe de profissionais competentes e carinhosos, capazes de amenizar, no tempo em que estiverem aqui, suas percas no convívio familiar. Na verdade a gente torce para que o abrigo seja o menos utilizado possível, mas como há uma demanda, vamos acolher todos que a justiça determinar. É mais um passo que Santo Antônio de Pádua dá na manutenção da cidadania e preservação dos direitos humanos”, disse o prefeito.
Participaram da solenidade de inauguração: O prefeito de Pádua, José Renato Fonseca Padilha, o vice-prefeito, Ralph Kezen Leite, a subsecretária de Ação Social, Luciana Corrêa, a secretária de Educação, Vera Lucia Kezen Camilo Jorge, o procurador municipal, Dr. Rafael Lyons, o secretário de Meio Ambiente, Dr. Ângelo Alberto Figueiredo, o Chefe de Gabinete, Walton Gonçalves Dias, o presidente do Conselho Tutelar de Pádua, Marco Antônio Homem da Costa, Drª Márcia Viana da Silva, Assistente Social do Fórum de Pádua, o comandante do 36° BPM, Cel. Baracho, o subcomandante do 36° BPM, João Carlos Alves Ribeiro, José Carlos Lopes da Silva, o Carlinhos, representando a juíza, Drª Cristina Sodré Chaves, o comandante da guarda municipal, Antônio Carlos Bastos da Cunha, Ana Beatriz Corrêa, Assistente Geral da Casa Lar e Adalbino Maia Júnior, Coordenador da Casa Lar, além de membros da comunidade.
Ascom Pádua - Sandro Olivier/Kellen Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário