O Estado do Rio de Janeiro apresenta tendência de alta nos casos de dengue para a próxima semana, segundo o painel de monitoramento da situação epidemiológica do Governo do Estado.
Até a última sexta-feira (8), o estado registrou 43.205 casos da doença, com 2.481 internações e 25 óbitos este ano. O perfil mais acometido pela doença são mulheres entre 20 e 29 anos, de cor branca ou parda.
A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue aumenta a possibilidade de epidemias e reinfecção da doença. Na última semana, foi registrado o primeiro caso do tipo 4 da dengue no estado.
“Nos últimos anos, notamos a circulação dos tipos 1 e 2. A entrada de um novo sorotipo, como aconteceu nesta semana em relação ao tipo 4, nos deixa em alerta, uma vez que parte da população fica mais suscetível à infecção”, explicou Cláudia Mello, secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
A Secretaria de Saúde do Estado recomenda que a população redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário