JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Frio afeta produção agrícola e pode pressionar preços de hortaliças, café, milho, frutas e cana-de-açúcar

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Frio afeta produção agrícola e pode pressionar preços de hortaliças, café, milho, frutas e cana-de-açúcar



O frio intenso em diversas regiões do país está atingindo áreas produtoras de grãos, frutas, verduras e legumes. Os agricultores já estão em alerta, principalmente os que cultivam hortaliças, café, milho, banana e cana-de-açúcar. Segundo especialistas, essas culturas costumam ser as mais sensíveis a baixas temperaturas e geadas.
Se esses alimentos forem afetados, o frio pode resultar em produtos com menor qualidade e ainda mais caros. O café, as frutas e os legumes estão entre os itens que mais subiram de preços nos últimos 12 meses, pressionando a inflação. Todas as regiões brasileiras produzem hortaliças folhosas. Entretanto, as regiões Sudeste e Sul concentram a maior parte da produção.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, batata, alface e tomate não resistem à ocorrência de geadas, por exemplo. Por enquanto, os técnicos não identificaram quebras de safra. No caso de soja, se houver geada no Paraná, as lavouras podem ser prejudicadas, mas isso vai depender da intensidade do fenômeno climático.
Economista e pesquisador do FGV IBRE, Matheus Peçanha avalia que a ocorrência de frio intenso nas lavouras ainda no mês de maio pode provocar novo repique de preços dos alimentos e recrudescimento da inflação. Mas ainda não há uma estimativa do impacto nos preços ao consumidor.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário