A vacina só será aplicada a partir de Janeiro de 2021!
Especialistas em saúde do mundo todo vêem com desconfiança e preocupação uma vacina avançar sem ter os resultados dos testes publicados.
O presidente da Rússia, Vladmir Putin, anunciou nesta terça-feira, 11, que o país registrou a primeira vacina contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito em uma videoconferência com ministros. Segundo Putin, uma de suas filhas já tomou uma dose do imunizante.
A fórmula desenvolvida pelo Instituto Gamaleya em Moscou provoca uma imunidade duradoura e funciona “com bastante eficácia”, segundo o presidente. Porém, não foi publicado nenhum estudo ou dado científico sobre os testes realizados, o que tem provocado muita desconfiança da comunidade científica internacional.
De acordo com a relação de vacinas em desenvolvimento feita pela organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina russa está na fase 1 de testes, sem completar a segunda e a terceira etapa, fases primordiais para comprovar a segurança e eficácia de qualquer imunizante.
A vacina russa foi nomeada de Sputnik V, uma referência ao primeiro satélite orbital, lançado pela União Soviética em 1957 e que deu início à corrida espacial global.
O nome também evoca como o governo de Putin vê a corrida pela vacina. Ser o primeiro país na competição global por um imunizante contra o novo vírus é sinônimo de orgulho nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário