JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: NOTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIRACEMA

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

NOTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIRACEMA

A Secretaria de Saúde de Miracema, com o objetivo de esclarecer e tornar pública a verdade acerca de informações falsas veiculadas em rede social por profissional de saúde fisioterapeuta da rede privada, emite a seguinte nota:

Na data de 14/02/2020 começou a veicular nas redes sociais vídeo onde um profissional de saúde – fisioterapeuta – expõe a suposta situação de uma família do município, que tem em sua composição um usuário acamado dependente de cuidados domiciliares, como fisioterapia e uso/troca de sonda nasogástrica.
Antes de mais nada é imperioso dizer que a própria exposição do usuário sob os cuidados do profissional em rede social é conduta antiética, vedada por diversos conselhos de profissionais de saúde, vide resolução COFEN Nº 554/2017 do conselho de enfermagem, resolução CFM Nº 2.126/2015 do conselho de medicina e por último, mas não menos importante, a resolução Nº 424/2013 do Código de Ética e Deontologia para Fisioterapia.
No entanto, é injusto para o ente público receber ataques injustos sem apresentar defesa e, por isto, visto que o caso veio à conhecimento público sem o consentimento desta administração, é que fornecemos a verdade que pode ser comprovada por meio documental e testemunhal.
O Pronto Socorro e a Equipe de Saúde da Família (ESF Frederico Guilherme Barroso – Postinho do Pontilhão) desconhecem solicitação de troca de sonda por parte da família. É importante ressaltar aqui que o pronto socorro não faz atendimento domiciliar pois é uma rede de urgência e emergência, mas jamais seria negado ao paciente tal troca se até lá se dirigisse.
Outrossim, a família é conhecida desta Secretaria de Saúde pois, em uma outra oportunidade, necessitou de oxigênio para o paciente e foi prontamente atendida em sua solicitação.
É importante desmentir toda e qualquer fala direcionada à falta de assistência da equipe de saúde da família. A assistência tanto é prestada que nesta segunda-feira (10/02/2020) o médico fez visita domiciliar ao usuário acompanhado da técnica de enfermagem.
Referida técnica visita o usuário todos os dias para aferir pressão arterial e realizar curativos. Aos sábados, domingos e feriados (que não é expediente da unidade de saúde) a cuidadora do paciente realiza os procedimentos conforme orientações já repassadas pela profissional.
Vale ressaltar que no dia de hoje (14/02/2020) a clínica Fisiovida solicitou ambulância do município para que após troca domiciliar da sonda, realizada por profissional da mesma empresa privada, o paciente fosse levado ao pronto socorro para realização de exame de raio-x, a fim de comprovar o correto posicionamento do equipamento de saúde. Tal solicitação foi prontamente atendida pelo município.
Ante todo o exposto, a Secretaria de Saúde informa a todos que se encontra de portas abertas para receber toda e qualquer demanda em saúde. Solicita, também, que demais reclamações sejam feitas na ouvidoria SUS, que resguarda o usuário e traz solução ao problema por via democrática.
Secretaria Municipal de Saúde de Miracema - 14/02/2020

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