As diferentes faces do ‘louco’ que criou o bondinho do Pão de Açúcar
Visionário e generalista, que entendia até de café, o engenheiro civil Augusto Ferreira Ramos convenceu a alta sociedade a investir em sonho que foi alvo de piadas.
A direção da companhia do Pão de Açúcar já instalou no Morro da Urca uma nova placa com o nome do engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o idealizador do caminho aéreo, o primeiro da América Latina e o terceiro do mundo.
Até então, constava que o citado engenheiro era nascido em Cantagalo. Todavia, o prefeito de Pádua, Josias Quintal, juntamente com os advogados Maurício Monteiro e posteriormente com Marcus Faver e o engenheiro Fernando Lavaquial encetaram uma campanha visando corrigir esta informação que era a oficial, desde 1912, quando foi inaugurado o caminho aéreo.
O prefeito Josias Quintal pretende fazer uma praça no distrito de Monte Alegre, onde nasceu, devido a magnitude da obra, que é cartão postal do estado do Rio de Janeiro e do Brasil como uma das mais ousadas iniciativas de Augusto Ramos e visitadas pelas mais altas autoridades do mundo, desde a família imperial britânica até o autor Roger Moore, o Agente 007.
A certidão de nascimento obtida na Igreja de Pádua pela historiadora Andreia Caldas.
A certidão de nascimento obtida na Igreja de Pádua pela historiadora Andreia Caldas.
|
O estilo do engenheiro Augusto Ramos: chapéu, bigode e gravata borboleta Foto: Acervo do Caminho Aéreo Pão de Açúcar |
Fontes: Dois estados/ O Globo/ Imagens da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário