JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Secretário Nacional de Aviação Civil esclarece sobre concessões de aeroportos no Brasil

domingo, 22 de julho de 2018

Secretário Nacional de Aviação Civil esclarece sobre concessões de aeroportos no Brasil



Palestra aconteceu em Macaé na última quinta-feira (19)










Com o auditório lotado, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, ministrou sobre os impactos e as perspectivas nas concessões dos aeroportos no Brasil, na última quinta-feira, 19, no auditório do SENAI.  

Atentos, os participantes ouviram sobre todo o processo e a diferença entre concessão e privatização. Dario explicou que a privatização é a venda dos bens públicos e a concessão é regulada por meio de contrato que prevê a devolução ao Estado dos bens e serviços ao fim do período contratual, ou caso não haja o cumprimento do acordado.

Em 2011 aconteceu a primeira concessão de aeroportos, depois em 2012, 2014, 2017 e 2018, onde o Aeroporto de Macaé está incluído para receber a concessão, juntamente com o aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, ambos, tendo a oportunidade de alavancar a economia da região.

“O investimento da empresa privada, garante a sustentabilidade dos aeroportos e traz impactos positivos para a economia regional”, disse.

Nesta rodada terão três blocos, sendo a região Nordeste com seis aeroportos, a região Centro-Oeste com cinco aeroportos e a Sudeste, com dois aeroportos, Macaé e Vitória. Nesta última região serão investidos R$ 644 milhões, sendo que R$ 324 milhões serão destinados ao aeroporto de Macaé.

Ele explica que não é uma competição de quem vai ganhar mais, mas que a proposta é deixar todos os aeroportos com as mesmas condições operacionais e físicas. O edital da 5ª rodada de Concessões será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU) dentro de duas semanas. “O processo não é tão rápido, mas já foi iniciado e precisamos aguardar todo o trâmite para a conclusão do leilão”, finalizou.





O evento foi uma ação conjunta das instituições organizadoras do Repensar Macaé: Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM); Macaé Convention & Visitors Bureau; Comissão Municipal da FIRJAN; RedePetro-BC;  IADC (International Association of Drilling Contractors);  SPE (Society of Petroleum Engineers); AMACON (Associação dos Contabilistas de Macaé); SEBRAE; e ABESPETRO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo).


-- 


Tatiani Costa
Jornalista - Assessora de Comunicação
MTb 47.264/SP

(22) 9 9790-0697

Nenhum comentário:

Postar um comentário