Uma semana com várias atividades culturais, cívicas e religiosas em Natividade, no Noroeste Fluminense. É que durante o feriado prolongado, acontece na cidade a tradicional Festa de Setembro que reúne o Dia do Natividadense, Dia da Pátria e Dia da Padroeira do município. Oficialmente, os festejos acontecem de 06 a 10 de setembro. A programação inclui ainda o 1º Circuito Gastronômico Sabores de Natividade que acontecerá de hoje (05/09) até o domingo (10/09).
Mas ontem(04/09) e hoje (05/09), a Secretaria Municipal de Educação está realizando na sede social do Clube Lítero Esportivo (CLEN), o Projeto Nossa Cidade, Nossa História, com trabalhos e apresentações dos alunos da rede municipal de ensino sobre a história e cultura do município, com suas lendas, pontos turísticos e fotos e textos com destaque para natividadenses distintos.
Na quarta-feira (06/09), Dia do Natividadense a programação começa cedo, a partir das 05 horas, com a Alvorada com a Coorporação Musical Graziel Ferreira da Silva. E a partir das 8 horas, acontece o Café com os Natividadenses, na Praça Ferreira Rabello. Os pequenos também têm espaço no evento, às 9 horas acontecerá a Corrida de Velocípedes, na Ponte Alfredo Backer, e em seguida, serão realizadas Brincadeiras, na Praça Ferreira Rabello.
Durante a noite, a partir das 20 horas, acontecerá a 71ª Hora de Arte no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat, no Colégio Municipal Alvorada. Os homenageados serão: o natividadense presente, Juarez de Assumpção Telles e o natividadense ausente, Ednei Ferreira dos Santos.
Na avenida Amaral Peixoto, a partir das 21 horas, acontecerão shows com Dom Américo e seus Comparsas, seguido de Banda Zem.
As atividades do Dia da Pátria (07/09), começarão com a Alvorada, a partir das 05 horas. Logo após, às 7 horas, na Praça Ferreira Rabello, acontecerá a Cerimônia de Hasteamento de Bandeiras, com presença da autoridades civis, militares, religiosas e representantes das escolas. A partir das 8 horas, na Avenida Amaral Peixoto, será realizado o Desfile Cívico.
A programação religiosa também inclui Novenário, a partir das 19h30, nos dias 06 e 07.
Os shows do feriado acontecerão a partir das 15 horas com o Grupo Nossa Raiz e às 17 horas, Banda Puro Malte. À noite, a programação continua com shows da cantora Bárbara Luquetti e de Luan Severo.
No Dia da Padroeira Nossa Senhora da Natividade (08/09), a programação inicia com Alvorada e às 10 horas acontecerá a Celebração Eucarística de Ação de Graças pelo 14º Aniversário de dedicação do Santuário Diocesano e Instituição de Ministério de Acólitos, realizada por sua Exmª Revmº D. Roberto Gomes Guimarães, DD. Bispo Emérito de Campos dos Goytacazes.
Durante à tarde, é a vez da descontração tomar conta do centro da cidade, com a Corrida de Garçons, em homenagem ao saudoso Luiz Rumão, e Gincana de Casais, organizadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer.
À noite, a programação religiosa continua com Procissão e Santa Missa, com Solene de Celebração Eucarística em Honra à Nossa Senhora de Natividade, com Coroação da Imagem de Nossa Senhora pelas crianças da catequese. O show católico com o cantor Eugênio Jorge encerrará as atividades da noite.
No sábado (09/09), a partir das 14h30, acontecerá a Tarde da Capoeira, com a Associação Sinhá Bahia de Capoeira, coordenada pelo Mestre Cabeça. E a partir das 15 horas, concentração do De Bar em Bar.
À noite, a partir das 21 horas, acontece show com a Banda Melhor de 3, logo após show com a Banda FM Size.
No domingo, último dia do evento, a partir das 07 horas, a Avenida Amaral Peixoto, vai receber atividades esportivas como a Corrida Rústica e a 64ª Prova Ciclística. Às 10 horas e às 19h30, acontecerá Santa Missa.
Durante à tarde, a partir das 16 horas, show com a Banda Álibi. E encerrando os festejos, a partir das 21 horas é a vez do cantor Glauco Zulo se apresentar, seguido do show com a banda A Horse with no name.
"Nosso governo buscou fazer uma festa simples, mantendo a tradição, valorizando os músicos locais e também enfatizando a parte religiosa. Pensamos em trazer vários estilos musicais, inclusive um show católico de nível nacional. Desejamos uma ótima festa a todos, com muita alegria e paz. E vamos em frente", afirmou o prefeito de Natividade, Severiano Antônio dos Santos Rezende.
O secretário de Turismo de Natividade, Júlio César Ramos Barbosa (Piscina), destacou que apesar do atual momento financeiro enfrentado pelo Estado e município, houve o esforço da administração para que fizesse um evento de qualidade.
"A Festa de Setembro é um evento de suma importância para o município, onde movimenta diversos setores do turismo local, como hotelaria e gastronomia. Natividade jamais poderia deixar de realizar esse evento", concluiu o secretário de Turismo.
Silaine Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário