Do lado de fora o mato cerca a creche |
Algumas
creches municipais estão cobertas de mato, chamando a atenção dos pais de alunos,
com o inicio das aulas o mato ainda não havia sido roçado.
Preocupado com a saúde da filha que irá iniciar seu primeiro ano na creche, um leitor que, preferiu não se identificar, denunciou a falta de manutenção. "No pátio, os brinquedos estão praticamente cobertos pelo mato, mas a preocupação maior é quanto à existência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya,minha filha está cheia de manchas vermelhas estou preocupada. Mais preciso trabalhar não posso me dar o luxo de ficar desempregada ainda mais com essa crise no Brasil.Por se tratarem de crianças pequenas também temo o aparecimento de bichos peçonhentos", relatou.
A fase inicial da vida das crianças é uma das mais importantes. Hoje não se trabalha mais com o conceito de cuidar dessas crianças, existe um projeto pedagógico para acompanhar cada passo.
A quantidade de crianças nas salas e a falta de formação adequada de uma equipe de trabalho com monitores, pessoal de limpeza e manutenção dentro das creches complicam a situação. A maioria dos funcionários pertence ao quadro operacional da Prefeitura. Não tem carreira. Não se exige ensino superior no concurso público, principalmente para o cargo de monitora. Alguns prédios também não contam com o mobiliário adequado. Creche é um espaço de socialização e interação, e tem como função cuidar e educar e que a mesma não substitui a família, as duas são instituições que se complementam e assim devem ser compreendidas. A creche é um ambiente especialmente criado para oferecer condições ótimas, que propiciem e estimule o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, o trabalho educativo da creche deve criar condições para as crianças conhecerem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais. rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante de crianças pequenas. Quando acompanham, orientam e apóiam as atividades escolares, se envolvem no desenvolvimento da criança para com isso fortificar as relações no seio familiar e, conseqüentemente, na escola. O sucesso do processo educacional depende muito da atuação e participação da família, que não pode estar alheia aos aspectos do desenvolvimento dos seus filhos.
Devido essa atuação da família é que alguns pais reclamam da falta de cuidado com a saúde dos pequenos.
Como as crianças vão conhecer valores, idéias, costumes e papéis sociais?
Se a prefeitura do município está repassando uma imagem errada referente aos cuidados com saúde e prevenção contra dengue. As crianças não podem nem brincar no pátio um espaço que é um direito deles. Vamos lá Prefeito Josias Quintal cuidar com mas carinho de nossas crianças,que tal mandar roçar os matos em volta de todas as creches e escolas dos municípios. Cuidar é amar. O senhor ama sua cidade? Então cuide com carinho.
Márcia Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário