JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Centro de referência de imagem da Secretaria de saúde fecha as portas. Funcionários foram demitidos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Centro de referência de imagem da Secretaria de saúde fecha as portas. Funcionários foram demitidos

Com serviços paralisados desde o fim de janeiro por causa da falta de pagamento de salários dos funcionários, o Rio Imagem, centro estadual de diagnóstico do estado, localizado no Centro do Rio, pode ter fechado as portas de vez. Nesta terça-feira, todos os funcionários terceirizados da central de marcação de exames foram demitidos. Na semana passada, eles fizeram uma manifestação contra o atraso de dois meses no pagamento dos salários, vale-transporte e alimentação. Sem receber remuneração desde dezembro do ano passado, o grupo decidiu paralisar as atividades do maior centro público de exames do estado por uma semana até que a empresa Prol, que presta serviço ao estado, ou a Secretaria de Saúde informasse um calendário de pagamentos.



De acordo com funcionários da empresa, além do atraso nos pagamentos de salários e dos benefícios, as condições de trabalho no Rio Imagem estavam precárias. Não havia insumos básicos para exames, faltava papel higiênico e até material para confeccionar os resultados dos exames realizados. Em média, eram realizados 20 mil exames por mês no Rio Imagem.

Em nota, a Prol confirmou que, nesta terça-feira, o aviso prévio dos funcionários que atuam no Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem) está sendo entregue. “Além de não existir um contrato firmado desde novembro, a empresa não recebeu da Secretaria estadual de Saúde (SES) os valores referentes à operação dos meses de novembro, dezembro e janeiro. Mesmo assim, a Prol efetuou o pagamento dos funcionários até novembro, além dos valores referentes ao décimo terceiro.” A Prol não informou quantos funcionários foram dispensados.

Segundo o consórcio, o débito da Secretaria Estadual de Saúde com a empresa já soma R$ 6.164.676,67.

Inaugurado em novembro de 2011, o Rio Imagem tinha capacidade para realizar 800 exames por dia, 22 mil por mês, entre ressonância magnética, mamografia, tomografia, Raios X, ultrassonografia e ecocardiografias. Na época, o governo do Estado investiu R$ 33,5 milhões no novo centro de diagnóstico por imagem (R$ 25,5 na construção da unidade e R$ 8 milhões na compra de equipamentos). A obra foi realizada pela Empresa de Obras Públicas (Emop) numa área de 10 mil m2.

CONTRATO VENCIDO DESDE O ANO PASSADO

O contrato da Prol com a secretaria estadual de Saúde venceu no fim do ano passado. No dia 31 de outubro, a empresa informa que enviou um documento para a secretaria demonstrando interesse em prorrogar os serviços prestados em um ano.

Em nota, na semana passada o consórcio disse que "oficiou o interesse de continuidade a SES, enviando relatórios que comprovavam o desempenho operacional com o batimento das metas de produtividade em todos os anos e a aprovação popular de mais de 80% da população da qualidade dos serviços prestados. O ofício ainda colocava a intenção de manter os valores atuais praticados, o que traria economia a SES nesse momento de crise. Desde então aguardamos o retorno da SES mas ele não aconteceu".

Ainda de acordo com a empresa, "mesmo sem contrato, o Consórcio continuou prestando os serviços por se tratar de serviço essencial para a população. Infelizmente, após 87 dias, a falta da formalização contratual e consequentemente do pagamento trouxe grande insegurança aos funcionários e tornou inviável a continuidade da operação, o que resultou na paralisação dos funcionários (...)".

A Secretaria estadual de Saúde informou que "está em curso um processo licitatório para contratação de uma nova empresa para a gestão do Rio Imagem" e adiantou que "o contrato com a Prol não será renovado". A pasta disse ainda que "efetuou pagamento à empresa nos últimos dias, e agora, cabe à empresa fazer o pagamento aos seus funcionários". A secretaria afirmou que o serviço não foi retomado após os depósitos e que, por isso, "vai notificar judicialmente e intervir para que o serviço seja retomado".

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