Deputado Estadual Wanderson Nogueira será responsável pela décima edição do projeto que objetiva aproximar o jovem das decisões políticas do Estado
Oxigenar a política fluminense e oferecer protagonismo aos jovens. Em sua décima edição, o Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, será coordenado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira. O parlamentar esteve a frente do projeto no ano passado. Por reconhecimento, o presidente da ALERJ Jorge Picciani, decidiu que um dos maiores projetos da casa legislativa permanecesse com Wanderson.
O Parlamento Juvenil é apartidário e autônomo, cujo objetivo é aproximar o jovem da política. Instalado em 2003, envolve as 1.200 escolas estaduais dos 92 municípios do Estado e chega à décima edição em 2016. O PJ segue os moldes de um parlamento convencional. Eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, os parlamentares juvenis têm as mesmas atribuições dos deputados estaduais. Durante uma semana, eles apresentam, discutem e aprimoram projetos de lei. Para participar da seleção, é preciso ter entre 14 e 17 anos, estar no 1º ou 2º ano do ensino médio e ser aluno da rede pública estadual de ensino
O projeto da Alerj acontece em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e também de Esporte, Lazer e Juventude. No início deste ano, oito proposições de parlamentares juvenis foram apresentadas como projetos de lei pelo deputado estadual Wanderson Nogueira. “Acreditamos nos jovens e esse projeto oferece diversas ideias interessantes para o nosso Estado. Tudo deve ser avaliado com todo carinho, afinal, são novas lideranças surgindo que podem fazer a diferença. Fizemos questão de olhar projeto por projeto e conseguimos aproveitar oito. Apresentamos como projeto de lei em co-autoria com o respectivo parlamentar juvenil. Todos os deputados estaduais receberam os cadernos com os projetos e também tem a oportunidade de aproveitar as excelentes propostas”, disse Wanderson.
O próximo passo para a elaboração da décima edição do Parlamento Juvenil é definir um cronograma junto com a Secretaria de Educação. No ano passado, 83 jovens participaram do projeto, com recorde de inscritos, 515.
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário