Papa Francisco passa em frente ao Museu Nacional de Belas Artes e faz a alegria dos peregrinos que esperam na fila para visitar mostra
Quem veio cedo para o Museu Nacional de Belas Artes visitar A Herança do Sagrado, nesta sexta-feira (26), se surpreendeu com a passagem do Papa Francisco pela Avenida Rio Branco, bem em frente a instituição. “Não sabia que ele faria este trajeto, mas corri para a grade para vê-lo passar e fiquei muito emocionado”, vibra Marcelo Moreira, do Rio Grande do Norte. Depois do momento de devoção ao Santo Padre foi hora de conhecer obras de arte e relíquias vindas diretamente dos Museus do Vaticano e de outras instituições italianas. “É uma oportunidade única ver essas peças aqui no Brasil”, comenta.
A escultura Sant’Ana e a Virgem, de Michele Pane, é uma das mais procuradas pelos fieis hoje, dia da santa que é mãe da Virgem Maria. “Fico muito emocionada com essa oportunidade de poder ver a minha santa de devoção no dia dela”, conta a Irmã Dominic, Polonesa que vive em Curitiba há sete anos. Conterrânea do Papa João Paulo II, a freira é grata ao pontífice pela iniciativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A Santa escolhida pelo Papa João Paulo II para percorrer todas as edições do evento também pode ser vista pelos peregrinos na entrada do Museu. Voluntários com a imagem da Nossa Senhora de Czestochowa abençoam os fieis que chegam para visitar a exposição. É o caso de Henrique, de Altamira, no Pará, que explica: “Nossa Senhora é considerada a mãe dos peregrinos. Por isso ela foi escolhida como a imagem a ser mostrada na Jornada”, conta.
Desde o início da JMJ peregrinos de todo mundo fazem fila para ver de perto as mais de 100 obras de artistas como Ticiano, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, entre outros grandes nomes do renascimento e do barroco italiano. Somente na última quinta-feira, mais de duas mil pessoas estiveram na exposição. A Herança do Sagrado apresenta pinturas, esculturas, joias e relíquias divididas em quatro módulos: representações dos diversos episódios da vida de Cristo; missão e vocação dos apóstolos Pedro e Paulo; a Virgem Maria; e vida dos santos. A mostra fica em cartaz até o dia 13 de outubro no Museu Nacional de Belas Artes, de terça a domingo das 9h as 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário