JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Desfile Cívico Escolar e serviços em comemoração aos 131 anos de Pádua. Hoje é esperado centenas de pessoas pronta para ver a beleza e criatividade das escolas esse ano

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Desfile Cívico Escolar e serviços em comemoração aos 131 anos de Pádua. Hoje é esperado centenas de pessoas pronta para ver a beleza e criatividade das escolas esse ano

PARABÉNS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PELOS 131 ANOS 
Foto arqui jornal Sem Limites 2012








Hoje Santo Antônio de Pádua realiza 131 cento e trinta e um anos, e o município comemora como em todos  os anos com os desfile cívico realizado pela municipalidade este é o primeiro grande evento do novo governo, e a população espera ansiosa pelas novidades que as escolas vão levar para a principal av. da cidade. Durante o dia você vai poder acompanhar aqui tudo sobre o desfile desse ano. 

SOBRE PÁDUA

Infra-estrutura[editar]

Educação[editar]

O município possui três unidades de ensino superior: Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Santo Antônio de Pádua (FASAP) e Instituto Superior de Educação (ISE). Duas unidades de ensino técnico: SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e CETEP Pádua. Pádua também possui o Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé (Centro),que quase todos os anos, mais de 100 alunos ganham notebooks,nas provas do SAERJ e o Colégio Estadual Rui Guimarães Almeida (Rua José Alencar Leite, s/-Sapal) Atualmente está em andamento a construção de uns dos novos pólos do IFF no município.

Economia[editar]

Pádua é conhecida como a cidade das "águas e pedras", devido ao grande número de pedreiras na cidade, sendo uma das principais fontes de recursos a extração mineral.
Além das pedras decorativas e de revestimentos, também possui como fontes de renda a pecuária leiteira, a indústria depapéis (COPAPA- CIA. Paduana de Papéis , CIPEL de Pádua Indústria de Papéis Ltda e INPEL - Industria de Papéis ) e o plantio e comércio de frutas. Outra indústrias também importantes para a cidade são a de carvão vegetal e serralherias, entre outras.

Esportes[editar]

Pádua tem um clube de futebol chamado Paduano Esporte Clube que foi campeão da 3ºdivisão do estadual do ano de 1987.Foi campeão da 3ºdivisão do estadual do ano de 2012
Pádua tem uma associação de canoagem chamado de APACA-Associação Paduana de canoagem que foi destaque nas competições no ano de 2005. Nos dias 9 e 10 de abril de2005, aconteceu em Santo Antônio de Pádua/RJ a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida. A Associação Paduana de Canoagem (APACA) foi o destaque da competição.
Santo Antônio deseja comprar uma das franquias da PFL (Periferic Football League) para levar o futebol americano para a região e se tornar uma potência com o apoio dos municípios que formam a microregião de Santo Antônio de Pádua.
Pádua tem a Associação de Paduana de Voo Livre (APVL), que é responsável pelo sítio de voo da Serra da Prata, no distrito de Boa Nova, onde acontecem voos todos os finais de semana e eventos de parapente e asa delta.

Lazer[editar]

Pádua tem a única fonte de água iodetada das Américas situada no parque das águas, tornando a cidade uma famosa estação hidro-mineral.6
  • SESI - Serviço Social da Industria7
  • AABB - Associação Atlética Banco do Brasil8
  • Campestre Pádua Clube
  • Paduano Esporte Clube

Água e Energia[editar]

A cidade de Santo Antônio de Pádua é abastecida eletricamente pela empresa de energia "Ampla", que chega a todo o município e também aos distritos de Pádua, como Paraoquena, Santa Cruz, e Campelo que estão localizados em áreas mais rurais, do que no município. Já no abastecimento de água,a empresa responsável e a "Águas de Santo Antonio" que também abastece todo o município.

Rio Pomba[editar]

A cidade é abastecida pelo Rio Pomba que corta a cidade ao meio. O Rio Pomba é um dos principais afluentes da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. O Rio Pomba já causou grandes alagamentos na cidade, como as famosas enchentes de 1979, 2008 e 2011, que alagaram quase todos os bairros da cidade, invadindo casas e comércios. O atual prefeito Josias Quintal informou a população que serão tomadas sérias medidas para acabar com as enchentes.

Pontes[editar]

Pádua possui 5 principais pontes de ligamento, que ligam um lado ao outro da cidade que é cortada pelo Rio Pomba. As duas principais pontes (onde é permitida a passagens de veículos de pequeno e grande porte) são as chamadas Ponte Badih Chicralla e a chamada Ponte da Rodoviária. Pádua possui duas pontes de pedestres, uma é a conhecida Pontinha de Ferro, onde era permitida a passagem de ciclistas, que já é proibida. Outra é a Ponte Nova, pois é a mais recente da cidade. Não podemos esquecer da Ponte Velha ou Ponte de Arco, que é a mais antiga da cidade, com mais de 100 anos, e nunca foi derrubada pelas enchentes da cidade.

Produção de Leite e Derivados[editar]

Há alguns anos atrás, pádua possuía a "Cooperativa de Pádua" que produzia, vários produtos derivados do leito, como o queijo e a qualhada, além do próprio leite que era vendido em saquinhos de 1 litro. Infelizmente a Cooperativa acabou, e atualmente temos apenas a empresa "Nata" que produz os mesmos produtos da antiga Cooperativa.

Principais Escolas[editar]

Particulares: Colégio de Pádua | CEPRA | Estaduais: Barão de Teffé | CERGA Municipais: Caribé da Rocha | VIVA| Salim Simão | CIEP 266 | SARA | GAMBETA |

Projeto Pádua Livre[editar]

Em Janeiro de 2013, logo após a posse do novo prefeito e vice-prefeito da cidade, foi aberto o projeto Pádua Livre. Este é um projeto que permite aos habitantes da cidades, o acesso as condições financeiras de Pádua. O Portal Transparência é uma página no site da Prefeitura Municipal, onde é exibido folhas de pagamentos de funcionários e demonstrativos financeiros. Devido a má administração passada,atualmente a disponibilidade bancária da cidade, está em mais de 19 milhões negativos.

Referências

  1. ↑ a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. ↑ a b Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6.  COSEAC. Página visitada em 24/9/2011.
  7.  http://www.firjan.org.br/notas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12805&sid=29
  8.  http://www.santoantoniodepadua.aabb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário