JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Por que os professores rejeitaram a proposta do governo?

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que os professores rejeitaram a proposta do governo?


Foto: Ilustrativa

Um aumento de 45% deveria fazer os professores pularem de alegria e encerrar imediatamente a greve,não é?
Por que isso não aconteceu? Por que os professores das universidades federais ainda estão em greve?
Porque não é verdade que o aumento foi dado e a proposta não atende a nenhuma das nossasreivindicações.
1)     Não há 45% de aumento para os professores, mas sim uma variação de percentuais que vão de 17% a30% distribuídos em prestações estilo “Casas Bahia” de 2013 até 2015. Isso significa que até 2015alguns professores estariam acumulando perdas de até menos 10% ! Ou seja, além de não ganhar nadaagora ainda iria perder. Mas fica pior: a perda maior é dos professores que ganham menos. 
Avaliamos que o governo tentou nos dividir, gerar briga entre os professores, fazendo com que algunsaceitassem a proposta e outros não. A velha história de dividir para dominar.
2)     Esta situação ainda teria uma segunda consequência muito ruim: iria piorar a nossa carreira. Tentamos adois anos conversar com o governo e sugerir formas de tornar a carreira mais atraente pois atualmenteos professores doutores ( que estudam 4 anos de faculdade, um de especialização, dois de mestrado equatro de doutorado , um total de onze anos de formação profissional) ganha menos do que a esmagadoramaioria dos servidores públicos federais , inclusive aqueles que só exigem o ensino médio como é o casode analista de agências reguladoras como ANATEL, por exemplo.

3)     Além disso, o governo quer tratar de maneira diferente professores que fazem as mesmas tarefas sóporque estão em escolas com nomes diferentes como é o caso das Universidades Federais emcomparação com os Institutos Federais de Educação Tecnológica (os IFETs).

4)     Desejamos que o governo pague pelo volume de conhecimento e pela quantidade de trabalho querealizamos apenas o que paga a qualquer outro servidor com o mesmo nível de formação. Veja asatividades que desenvolvemos: ENSINO - aulas na graduação ou na educação básica; ORIENTAÇÃO:de trabalhos de graduação, especialização, mestrado, doutorado; supervisiona estágio e ainda trabalhacom formação de professores; AVALIAÇÃO; provas, bancas de teses, dissertações e monografias,bancas de concursos, comissões de pesquisa, elaborar pareceres para artigos, livros, congressos,projetos de pesquisa etc; PESQUISAS: desenvolve suas pesquisas, coordena grupos, divulga seustrabalhos em publicações, congressos, desenvolve métodos, conceitos , cria bancos de dados etc, naEXTENSÃO: Oferece cursos e oficinas abertos à comunidade, acessora movimentos sociais, produzmaterial técnico, visual ou artístico, na GESTÃO: participa dos colegiados de curso, de departamento, deUnidade, do Conselho universitário e pode ser o gestor destas instâncias e até mesmo reitor, totalizando36 atribuições que o professor pode vir a desenvolver!
Como vocês podem ver o professor da rede federal trabalha e muito! O que nós desejamos é apenas umaremuneração melhor e um plano de carreira que permita o nosso desenvolvimento profissional sem tantapressão por produção pois já fazemos muito!  Que nos permita chegar ao final da carreira em condiçõesde aproveitar os benefícios dela.
Além disso, queremos que ao nos aposentar o governo nos pague o salário integral, pois hoje o professorsó recebe a quarta parte do salário. Por exemplo: se a gente ganhasse 100 reais, depois de descontarpor mais de 35 anos para o INSS receberíamos o valor de 25 reais, logo quando a gente mais precisa deconforto para comprar um remédio, pagar um atendimento médico!
A proposta que o governo fez veio cheia de armadilhas escondidas que tornavam nossa carreira que já éruim ainda pior! E com perdas salariais! Professor não é bobo e sabe fazer contas Presidenta!
Exigimos respeito! Que o governo nos escute pois não estamos pedindo nenhum absurdo! O governodeu um prêmio para empresário dono de faculdade particular que não paga impostos: doou 15 bilhões!Isso mesmo, 15 bilhões para que eles transformassem o dinheiro que devem aos cofres públicos emvagas para alunos que não passaram para as federais.
Não era melhor usar este dinheiro para resolver o problema da carreira dos docentes e usar o restantepara abrir mais vagas nas universidades públicas, que são gratuitas?
Tudo o que as 59 Universidades em todos o país mais os 40 IFETS custariam hoje para atender nossasnecessidades è algo em torno de 6 bilhões! Para atender a tudo, tudinho! E ainda iam sobrar 9 bilhõespara ampliar as vagas e para os jovens não precisarem pagar faculdade!
Afinal, para quem o governo está trabalhando?
Para nós, os trabalhadores ou para os empresários?
Que o governo atenda às reivindicações dos docentes já!
Lorene Figueiredo – Professora de Política Pública do INFES/UFF
Em virtude da continuidade da greve nos institutos federais o Comissão Local da Greve Estudantil mantém suas atividades de greve com a realização do II Sarau … Música e Prosa no dia 25/07 (quarta-feira) a partir das 18:00 hs na praça Monsenhor Diniz (perto da biblioteca municipal). A organização convida a comunidade paduana para fazer parte das atividades com apresentação de poesias, músicas e outras expressões artísticas.

Fonte: Comissão Local da Greve Estudantil/ Santo Antônio de Pádua 

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