JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Os agentes de Defesa Agropecuária Estadual estão realizando trabalhos na região para prevenção da zoonose conhecida como Raiva‏

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os agentes de Defesa Agropecuária Estadual estão realizando trabalhos na região para prevenção da zoonose conhecida como Raiva‏



Os agentes de Defesa Agropecuária Estadual estão realizando  trabalhos na região para  prevenção da zoonose conhecida como Raiva que ataca os animais. A doença é transmitida principalmente pelo morcego da espécie hematófago Desmodus rotundus, também conhecido como Morcego vampiro, que tem como alimento o sangue e que através da saliva transmite o vírus da raiva para o animal. O Programa Nacional de Controle da Raiva nos Herbívoros (PNCRH) estabelece ações que visem efetivamente o controle da raiva animal.
Para o agente de Defesa Agropecuária Estadual, Ronaldo Magalhães, além do controle populacional do principal transmissor, há também ações de vigilância como: vacinação, educação Sanitária que fazem parte da rotina no controle do foco da raiva, através de atendimentos de notificações e orientações para a realização de vacinação do rebanho na área onde se constatou algum foco da doença (área focal) e entorno (Peri focal). Ainda se utiliza a pasta vampiricida em animais que foram mordidos recentemente, assim como é feito o cadastramento de abrigos, monitoramento e captura de morcegos para controle e diminuição de transmissores.
Vale ressaltar que as capturas, sempre que necessárias são realizadas pelos técnicos da Defesa Agropecuária Estadual que são pessoas especializadas neste tipo de captura. A raiva é uma doença grave, que pode ser transmitida ao homem, por meio de sugadura do morcego infectado ou até mesmo pelo contato com a saliva dos bovinos doentes. A raiva é uma zoonose observada frequentemente em animais silvestres e domésticos. Entretanto, sabe-se que qualquer mamífero é suscetível a esta doença, inclusive o homem que ser for infectado pode chegar ao óbito.

Um comentário:

  1. Parabens a todos que trabalham com a raiva, pena que são poucos que se interessam pelo trabalho...

    ResponderExcluir