JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Hemocentro está em Pádua, mantém alerta e quer mais doadores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Hemocentro está em Pádua, mantém alerta e quer mais doadores


Os constantes apelos feitos pelo Hemocentro Regional de Campos conseguiram sensibilizar a população nos últimos dias, mas apesar do atual estoque regular, a preocupação dos responsáveis pelo setor continua. Além da grande demanda de cirurgias, que voltaram acontecer após suspensas por falta de sangue, a proximidade com mais um feriado prolongado e a realização do Carnaval fora de época em Campos são motivos de alerta.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, para que o estoque siga regular é importante que a população continue buscando a unidade. “A unidade precisa de no mínimo, 70 doações/dia, mas recebe uma média de 35. No último feriado prolongado a gente até teve uma boa procura, mas é preciso manter uma constância, já que atendemos a todos os hospitais públicos e privados de Campos e mais 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Sem contar, que temos ainda pela frente o Campos Folia e mais um feriado prolongado”, destacou a assistente, que participou do Folha no Ar.
Cristiane também ressaltou que atualmente a falta de sangue não se restringe apenas ao “O” negativo, mas sim, a todos os tipos sanguíneos. “Se as pessoas não comparecerem ao hemocentro para doar, não poderemos atender aos pedidos recebidos”, completou.
A unidade funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada.
Itinerante — A unidade móvel do hemocentro também é uma ferramenta para o fortalecimento do estoque. O ônibus estará no próximo dia 04 em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, e entre os dias 07 e 11 no Parque de Tubos da Petrobras, em Macaé. “Quem quiser contar com a unidade móvel tem que entrar em contato com o nosso serviço através dos telefones 27324260, 27323617, ou através do e-mail hemohfm@yahoo.com.br. A gente pede que os interessados apresentem uma lista de intenções com 50 nomes como forma de garantia para o envio da unidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário