JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Projeto banana passa de Porciúncula e destaque na região

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto banana passa de Porciúncula e destaque na região






O projeto Banana Passa, da Secretaria de Promoção Social de Porciúncula, tem trazido excelentes resultados para as cinco mulheres das comunidades de Dona Emília e Bate Pau, que fazem parte do grupo. O produto, um docinho de banana, sem açúcar, com um sabor irresistível, está fazendo o maior sucesso entre os moradores da cidade e de outras regiões.
Os recursos para a execução deste projeto vêm do Governo Municipal e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do Governo Federal; e a gestão fica a cargo da Secretaria de Promoção Social de Porciúncula.
O Banana Passa faz parte também do Programa de Empreendedorismo Social do Sebrae-RJ, que desenvolve um trabalho de assessoria e consultoria aos novos empreendedores.
De acordo com Marilza Alves, gestora deste programa, pelo Sebrae, foi realizado o “diagnóstico” e implementados os cursos “Alimento Seguro” e “Formação de Preço”, com o intuito de adequar o produto ao mercado.
- O nosso objetivo é orientá-los, para que consigam produzir com segurança, dentro das normas exigidas, atendendo melhor o público consumidor – disse Marilza.
A intenção da Prefeitura de Porciúncula é fazer com que o empreendimento caminhe com as “próprias pernas”, se torne autônomo, para que o município possa investir em outros projetos, como explica a secretária de Promoção Social, Maria Antonieta Gomes Corrêa.
- A Prefeitura dá todo o apoio para que o grupo ganhe novos mercados e tenha um melhor rendimento – disse a secretária.
A pequena fábrica já produziu mais de 140 quilos de Banana Passa por semana, mas agora precisou diminuir o ritmo, para resolver algumas questões técnicas, como adaptação do teto, piso e manutenção dos equipamentos.
De acordo com Débora Coutinho, coordenadora do programa Geração Trabalho e Renda (GTR), do qual o projeto Banana Passa faz parte, na atual etapa, elas estão aprendendo a administrar o projeto, e estão muito empolgadas com esse aprendizado.
- O grupo tem boas perspectivas de mercado, devido à qualidade e boa aceitação do produto, que se esgota rapidamente quando é colocado nas prateleiras – comenta Débora.
Fabiano Júnior
Decom / Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário