JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Prefeitura de Pádua inicia obras de construção do Parque da Água Solú

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prefeitura de Pádua inicia obras de construção do Parque da Água Solú






A Prefeitura de Pádua já iniciou as obras de construção do Parque municipal da Água Solú, recém criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado no distrito de Ibitiguaçú.
A fonte histórica e centenária está recebendo melhorias que irão reimpulsionar o turismo nesta localidade.
De importância histórica e econômica para Santo Antônio de Pádua, a Água Solú ocupa uma área de três alqueires de terra, de propriedade municipal. Desta fonte jorram três tipos de água mineral, sendo duas gasosas e uma ferruginosa que saem da fonte prontas para serem consumidas. Pádua ainda possui uma água mineral raríssima, a Iodetada, localizada próximo ao Hotel das Águas, atualmente desativada.
O projeto está sendo assinado pelo arquiteto João Batista Nogueira e contempla um novo fontanário, área de lazer com dois quiosques, ambos com churrasqueira e mesa, além de dois banheiros. Um pórtico também será instalado e haverá estacionamento. O grande destaque do projeto é o fontanário que está sendo confeccionado de modo a ter três saídas d’água, um para cada tipo de água mineral produzida pela fonte. O mesmo será dotado de janelas com persianas especiais que permitirão a ventilação e a luminosidade durante o dia e o completo fechamento durante a noite. Quando o projeto for concluído e estiver em pleno funcionamento, atendendo ao pedido do prefeito José Renato Fonseca Padilha, será incluído ainda como parte das atrações, as trilhas ecológicas pela localidade e parque infantil. O projeto ainda prevê para o futuro a construção de mais dois quiosques, totalizando 4 e a construção de um campo de futebol.
No local já existe centenas de árvores frutíferas. O local irá ganhar cuidados especiais com a parte paisagística, numa combinação harmônica entre plantas, frutos e água.
O início das obras na água solú é resultado de uma importante reunião realizada em 01 de outubro de 2009, quando autoridades municipais e representantes de diferentes instituições debateram o desenvolvimento de um circuito turístico focado nas fontes de água mineral de Pádua a pedido do prefeito José Renato.
O projeto recebeu o nome de caminho das águas e já começa a ganhar forma.
Num futuro próximo será uma realidade desfrutável pela comunidade paduana e inúmeros visitantes.
São parceiros no projeto: UFF, UFRJ, UF Rural, INEA, EMATER, DRM, SEBRAE e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo, Educação e Saúde.
A criação de fontanários abertos para visitação na Água Solú e na Iodetada, e, posteriormente, nas demais fontes do município está sendo aguardada com grande alegria e expectativa.
Segundo o prefeito José Renato esta iniciativa será importante para o desenvolvimento do turismo local e o resgate de novos postos de trabalhos gerados com o impulso neste empreendimento.
O secretário de Turismo de Pádua, Luciano Chaves Diniz, o subsecretário de Turismo, Guilherme Rabello e o secretário de Meio Ambiente, Ângelo Alberto são grandes entusiastas do projeto e vem contribuindo com a execução do mesmo. O projeto ainda prevê a criação do Museu da Água, uma idéia inovadora, uma vez que há poucos museus deste tipo em todo o mundo. Os idealizadores querem expor o maquinário utilizado para envase da água, história, fotos e rótulos, resgatando o período em que o município de Pádua era conhecido como Cidade das Águas e estância hidromineral
Ascom Pádua
Sandro Olivier - Kellen Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário