sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Prefeitura de Pádua e Firjan plantam 5 mil mudas no Parque Municipal Bela Vista
Aconteceu na manhã da última quinta-feira, no Parque Municipal Bela Vista, em Santo Antônio de Pádua, região Noroeste do Estado, o plantio de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação integra o Programa Cultivar, desenvolvido pelo Sistema Firjan em parceria com a Prefeitura de Pádua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Desta totalidade de mudas, cerca de 45 espécies foram plantadas por alunos do SESI e SENAI.
O Parque Municipal Bela Vista possui 160 mil metros quadrados e integra um complexo de parques ecológicos defendidos e mantidos pela Prefeitura de Pádua.
Em entrevista, o Diretor Geral da Firjan, Augusto Franco ressaltou que o Cultivar é um projeto que visa colaborar para a sustentabilidade ambiental do país. O projeto teve início em Nova Iguaçú e Barra do Piraí.
“Santo Antônio de Pádua é a primeira cidade do Noroeste a receber este investimento, numa área bela, com um visual deslumbrante e com grande potencial. Escolhemos Pádua como a primeira cidade do Noroeste a receber este projeto por ser uma cidade de grande potencial industrial e pelo empenho das autoridades deste município. Acabamos de fazer um desafio ao poder público municipal, ao vice-prefeito Ralph Kezen Leite, representando o prefeito José Renato Fonseca Padilha, de que a cada real investido pela iniciativa privada, a Firjan entra com mais um real para a manutenção do parque”, revelou Augusto Franco.
O desafio foi muito bem recebido pelas autoridades paduanas que a partir de agora irão procurar parceiros para alavancar o projeto.
Segundo Ângelo Alberto Figueiredo, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Pádua, o início deste projeto é um marco real no investimento ecológico e turístico que o prefeito José Renato quer para Pádua. Segundo ele o prefeito pretende investir nestas áreas de preservação permanente, aliando ecologia e turismo.
Santo Antônio de Pádua possui atualmente 4 parques ecológicos: Parque Municipal Bela Vista, Parque Municipal São João Batista, Parque da Água Solú e Parque do Retiro. Estes parques estão localizados em áreas urbanas, no entorno da cidade e em áreas rurais, de importância ecológica inestimável para os atuais moradores e futura geração.
Ângelo Alberto ainda revelou que é a intenção da Prefeitura de Pádua é investir no turismo ecológico. Num futuro próximo, o parque Bela Vista, com entrada pelo bairro Gabry, próximo ao Colégio Salim Simão receberá um pórtico de entrada, quiosques, um mirante e observatório. Ainda será estudada a viabilidade técnica para a instalação de um teleférico. Todas estas benfeitorias serão analisadas pelo prefeito José Renato e levadas a iniciativa privada para que possamos desenvolver esta área, investindo no turismo, na melhoria do ar, na qualidade de vida da comunidade paduana, respeitando o Meio Ambiente, disse.
Ainda, prestigiaram o lançamento do Programa Cultivar em Pádua o Chefe de Gabinete, Walton Gonçalves Dias e o secretário de Fazenda, José Manoel Andrade.
Ascom Pádua -Sandro Olivier/Kellen Leal
Sobre o Cultivar
O Cultivar é um projeto completo porque associa reflorestamento com educação ambiental. Dessa forma, uma nova geração consciente das necessidades de preservação do Meio Ambiente vai cuidar do patrimônio que está sendo plantado hoje.
Todos os alunos da rede de ensino SESI-RJ e SENAI-RJ estão sendo conscientizados sobre as questões ambientais. Ao final de 5 anos, 1 milhão de alunos serão impactados por informações sobre como combater os efeitos do aquecimento global. Os alunos passam por momentos de vivências tornando-se protagonistas do processo de transformação. Os projetos e atividades desenvolvidas nas Escolas SESI e SENAI, como os eventos de plantio, garantem que eles estarão conscientes do seu papel de cidadão que deseja mudar para melhor o mundo em que vivemos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário