JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Escritor de livros didáticos Hermínio Sargentim esteve em Aperibé para uma jornada pedagógica

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escritor de livros didáticos Hermínio Sargentim esteve em Aperibé para uma jornada pedagógica



ira, 21 de setembro, o escritor de livros didáticos Hermínio Sargentim para uma jornada pedagógica e na oportunidade proferiu uma palestra no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite. O evento também contou com apresentações de alunos do Ciep 419 Benigno Bairral, do Colégio Municipal Professor Oliveiros Pereira da Silva, do Colégio Estadual Lourença Guimarães e da Escola Municipal Antônio de Souza Cunha.
Segundo o escritor o objetivo dele estar em Aperibé é para conversar com os professores a respeito da produção de texto e refletir com eles as diferentes estratégias para incentivar e orientar os alunos a escreverem desde o ensino fundamental até o ensino médio. “Eu acho importante essa comunicação que nós professores e autores temos, seja com os educadores ou com os alunos, porque incentiva, motiva e ao mesmo tempo me permiti passar as informações que um livro não contem. Passar os pré-supostos teóricos e criar nos professores todo um desejo de escrever e de incentivar o aluno a escrever. É muito interessante observar como temos professores extremamente motivados, quando eu vejo uma platéia assim disposta a ouvir, disposta a pensar e refletir. Começo a pensar que essa figura tão depreciada do professor, não é tão assim, talvez ele precise de motivações e ligações, que de certa forma, o oriente e incentive a fazer esse trabalho,” argumentou.
Ainda de acordo com Hermínio que é autor de livros de didáticos a mais de trinta anos e seis anos e nesse tempo já escreveu cerca de cem livros. “Eu tenho livros didáticos e tenho obras voltadas especificamente para a produção de textos, as obras voltadas para a produção de textos é brincando de escrever e o projeto brincando de escrever que são constituído por vinte projetos que conduz o aluno a escrever história, e propicia em fazer um jornal, fazer livros de receita, a fazer projetos de comunicação, tem também uma outra obra chamada produção de texto destinada a alunos do sexto ao nono ano e tenho obra voltada para o ensino médio que é voltada para a narrativa e dissertação,” declarou.
Hermínio acrescentou que é a primeira vez que ele vem a Aperibé, mas sente um carinho muito grande no estado do Rio de Janeiro nas regiões que já esteve, considera que há uma comunicação bastante forte entre o trabalho dele e o estado.
O Autor fez questão de ressaltar a importância da escrita e a leitura para o ser humano. “São duas das atividades que nos fazem intensamente humanos e segundo estudiosos o homem só se distingue dos outros animais porque pensa, não porque só pensa, mas pensa no que estar pensando e ao lermos e acima de tudo escrevermos. Nós vivemos intensamente essa nossa competência e habilidade de pensar o que nós estamos pensando. Ao ler e escrever nós nos tornamos mais intensamente humanos, porque ao pensarmos o que estamos pensando nós nos tornamos inteligentes e criativos e sensíveis e isso nos permitir adquirir consciência de nós mesmos e ao conseguimos adquirir consciência de nós mesmos e transformamos a nós a aquilo que está em volta e, com certeza, seremos agentes da nossa própria vida. Então poderemos buscar nosso próprio prazer de existir e, nesse sentido, a escrita e a leitura representam um processo de construção do indivíduo e a partir do momento que o individuo ler mais, escreve mais ele está num processo de auto construção,” destacou.
Conforme disse a coordenadora pedagógica Vanusa Crementino da Silva o objetivo foi proporcionar aos educadores vivenciar técnicas de produção textual e aplicá-las nas práxis pedagógicas. “Sabemos que o ato de ler, interpretar e escrever são vistas em todas as disciplinas e não apenas a de língua portuguesa. Então se o aluno desenvolver bem as habilidades da leitura, da interpretação e da escrita, certamente a aprendizagem dele será crescente e visível,” frisou.
Para Vanusa esta palestra é de suma importância para o município e foi uma parceria entre as escolas municipais e estaduais. “Na minha opinião, considero isso como um marco, juntarmos o educadores, porque eu sempre digo, não importa onde o professor leciona, seja de escola particular, estadual ou municipal ou que ele seja contratado ou concursado, nós somos professores e temos que termos orgulho disso e quanto mais experiência trocarmos, as nossas crianças só tem a ganhar cada vez mais. A princípio pensávamos em fazer isso apenas em âmbito municipal, mas se expandiu, os municípios de Pádua e Cambuci e São Fidelis entraram em contado conosco e participaram também. Nós tivemos mais de 350 professores presentes nesse encontro e tornou-se uma tarde deliciosa,” salientou.
A coordenadora fez um agradecimento especial a secretária de Educação e Cultura do município Cássia Rosane Amim Pontes, a diretora do Ciep 419 Janice Mota e a diretora do Colégio Lourença Guimarães Dalva Bairral que abraçaram esta causa. “Gostaria de agradecer ao Jorge Peçanha que é o representante da Editora Ibep e o escritor Hermínio Sargentim que veio nos contemplar com esta palestra sem custos, nós apenas servimos um lanche durante o intervalo, ele veio com a maior boa vontade, isso nos torna muito mais felizes, e consequentemente, deste momento ser bem aproveitado pela nossa pasta pedagógica e nosso corpo docente,” concluiu.
Os participantes foram: Ciep 419 Benigno Bairral, Secretaria de Educação e Cultura de Aperibé, Creche e Escola Municipal José de Souza Fagundes, Creche Municipal Célia Bairral, Creche Municipal Vovó Malvina Faria Leite, Creche Municipal Vovó Werber de Oliveira Sardinha, Centro de Educação Infantil Professora Leonor Villela Rebello, Escola Municipal Antônio de Souza Cunha, Escola Municipalizada José Gonçalves Brandão, Escola Municipalizada Rômulo Sardinha, Escola Municipal Antônio Ferreira da Luz, Colégio Municipal Professor Oliveiros Pereira da Silva, Colégio Estadual Lourença Guimarães, Educar, Ceadep (Centro Educacional da Assembleia de Deus de Pádua), Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, SEI Sistema, Educandário São José de Leonissa, Secretaria de Educação de Santo Antônio de Pádua, Secretaria de Educação de Cambuci, Coordenadoria Regional do Noroeste Fluminense III- Miracema, Inspetora Alexsandra Cristina Nogueira, Gerente de Ensino, Gestão e Integração - Aline, Colégio Estadual Jaime Queiroz Souza e Secretaria de Educação de São Fidélis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário