JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

sábado, 26 de outubro de 2013

Tá calor ? Procure já o Paduano esporte Clube e compre seu titulo em até 10X

O Paduano Esporte Clube está de portas abertas para você,
que quer adquirir um TÍTULO e ser SÓCIO do nosso Clube, agora ficou fácil.
Parcelamos em até 10 VEZES sem juros, Venha e faça-nos uma visita.



 Piscina Infantil e Adulto 

 Bar e Restaurantes Pablo´s

 Banheiro Masculino

 Area de descanço Masculina
 Duchas e Sauna maculina

 Sauna reformada masculina 
 Banheiro Feminino


 Sauna Feminina
 Campo de Futebol e campo socity 

Area para churrasco 

E muito mais venha conhecer !

Elétrica Paduana está presente no 1º Feirão Morar Bem

Elétrica Paduana presente no 1º Feirão Morar Bem de Santo Antônio de Pádua, com o preço e a qualidade que você já conhece. Passe no nosso stander e ganhe um brinde após estourar o balão !










Prefeito Josias Quintal estourou o balão e saiu da loja com um brinde entregue pelo Gerente Geral da Elétrica Páduana Herminio 

Foto: Marcius Mendes

Prefeitura de Pádua não consegue liminar e trabalhadores trazidos de fora ficam hospedados em hotel sem saber o que fazer até terça-feira

Conforme divulgamos aqui a prefeitura tentou na sexta-feira retomar a concessão da água na cidade, mais por falta de uma ordem judicial, não foi possível e ficou para terça-feira. Um detalhe chamou a atenção da equipe do Jornal, a Prefeitura afirmou que não iria faltar água para população, pois eles já tinham cerca de 40 pessoas hospedada num Hotel da cidade prontas para trabalhar, porem como não houve acordo, os trabalhadores trazidos de fora estão no hotel. A pergunta é quem vai pagar está conta ? Um quarto com ventilador e café da manhã lá custa R$ 65,00 x 40 . Isso é por dia ok.



Tentamos contato com a prefeitura  mas não obtivemos sucesso.



Bom correção na Matéria postada acima. A maioria dos funcionários trazido de fora pela prefeitura foram embora na manhã deste Sábado, não sabemos a quantidades certa mais alguns permanecem e outros voltarão gradualmente na segunda e terça- feira. Para que assim que sair a liminar assumirem os serviços e assim não deixar a população sem água.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vice- presidente do PMDB Marco Antônio Cabral se reúne com o deputado João Nacif em Pádua



No dia 25 de outubro de 2013, o presidente Nacional da Juventude do PMDB e vice -presidente do PMDB esteve em Pádua reunião na casa do deputado estadual João Nacif.
Vários temas foram abordados na reunião, que teve a presença de vereadores e demais autoridades municipais.
Entre os assuntos tratados estiveram em pauta diversos assuntos favoráveis ao Município de Santo Antônio de Pádua.
Ao término da reunião, houve uma pequena descontração, onde todos conversaram sobre assuntos diversos e degustaram um delicioso café da manhã.





















Função do presidente da Câmara de Vereadores em prol da população

Exerce funções legislativas presidindo o Plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo. Profere voto de desempate nas deliberações, promulga leis, decretos legislativos e resoluções. Exerce atividades administrativas, dirigindo o funcionalismo da Câmara. Também é função do presidente dar posse ao prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes, alem de declarar a extinção de mandato e a vaga dos respectivos cargos desses mesmos agentes políticos, quando se verificar a ocorrência de qualquer das causas extintas previstas em lei: morte denúncia perda ou suspensão dos direitos políticos. Disciplinada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

O Presidente da Mesa (o qual é chamado de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação.

Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução.

Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Subsídios – Não se falam em salário para vereadores e sim subsídios. O Presidente pode eventualmente receber um gratificação pelo exercício da Presidência, desde que previsto nas Leis Orgânicas, ou no Regimento Interno ou em Lei ou em Decreto Legislativo.

Quanto à autonomia, ela é mais abrangente que os demais vereadores, pois estes só exercem a função legislativa (e não toda ela, pois os votos de desempate nas deliberações, promulgação de lei, decreto legislativo e resolução compete ao Presidente), cabendo ao Presidente ainda a função de administração e representação que os demais vereadores não exercem. Isto é em caso de representar a câmara em alguma reunião, eventos em que nem todos os vereadores participam tipo uma reunião com a presidenta Dilma, o presidente representa todos os vereadores, pois ele estará representando a todos em um só intuito o melhor para o município, assim esperamos.

Um presidente de Câmara de vereadores está sempre em evidência, jornais, revistas, enfim, imprensa em geral, todavia, essa evidência é sempre representando o corpo da Câmara que são os vereadores em sua totalidade.



Então não tem porque algum vereador questionar a autoridade do presidente quanto ele sentar na cadeira também vai exigir o mesmo respeito dos demais. Pode-se sim fiscalizar alguma atitude que contrariam ao que diz a lei orgânica do município, para isso TODOS os vereadores foram escolhidos, para respeitar a lei e fazer valer no dia a dia e em suas decisões no melhor para o povo, sem picuinhas e rivalidades que só trazem prejuízo ao povo, nunca afeta os evolvidos no dilema. E agora em época de eleição na câmara é grupo apoiando seus deputados, trazendo as famosas negociações, você me apóia que eu te dou a presidência, e por ai vai, sempre de olho em sua reeleição como vereador, hoje ele apóia o deputado, amanhã o deputado o apóia. Isso se chama política se você não está preparado nem pense em fazer parte desse cenário que é o dia a dia dos políticos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LEI OBRIGA FLORICULTURAS A DESTINAR LOCAL PARA MATERIAL SOBRE A DENGUE



Agora é lei: o comércio de vasos, pratos e demais recipientes destinados ao cultivo de plantas deverá destinar local para a colocação de material sobre o combate à dengue. É o que determina a lei 6.565/13, publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (24/10). “Estamos nos aproximando do verão, quando os casos aumentam. Todo cuidado na prevenção a esta doença, que ainda mata muito no estado, é válido e urgente”, argumenta o autor da nova regra, deputado Bernardo Rossi (PMDB).
A lei vale para lojas, mercados e floriculturas. O texto dos prospectos, com informações técnicas em linguagem acessível, será desenvolvido pelo Poder Executivo, que também disponibilizará o conteúdo nos sites oficiais do Governo. Casos de desrespeito à nova norma estarão sujeitos a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, que vão de multa à imposição de contrapropaganda. 

Fernanda Galvão

FIRJAN: palestra de jovem empreendedor marca o início do 3º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação do Norte e Noroeste Fluminense

Evento integra o 6º Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor. Sistema FIRJAN está entre os órgãos apoiadores da iniciativa

Itaperuna, 24 de outubro de 2013

Teve início, na noite desta quarta-feira, 23, o 3º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação do Norte e Noroeste Fluminense, que integra o 6º Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor em Itaperuna. O Sistema FIRJAN, por meio do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), é um dos órgãos apoiadores do evento e marcou presença no primeiro dia oferecendo a palestra do jovem empreendedor Uirah Prado, publicitário e sócio fundador da start up ObaTag.

A empresa oferece solução de compartilhamento em tempo real que conecta ambientes online e off-line, utilizando dispositivos de rádio frequência. As informações são armazenadas e liberadas com consentimento dos usuários durante eventos, feiras e seminários.

Uirah apresentou aos estudantes sua trajetória até a viabilização da nova tecnologia. “Comecei a fazer sites muito cedo, e pude acompanhar a evolução das redes sociais. Percebia que todas elas iam pelo mesmo caminho, então isso me motivou a investir em algo novo”, disse o publicitário.

Hoje, a ObaTag já coleciona clientes de peso no Brasil, entre eles L’Oréal, Heineken e Gatorade, e possui franquias em três estados Brasileiros: Bahia, Espírito Santo e São Paulo.

Ainda no primeiro dia, foram expostos no hall da Faculdade Redentor banners com trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso de alunos, ex-alunos e participantes externos.

O evento é gratuito e segue até o dia 25, no campus da Faculdade Redentor em Itaperuna. A programação conta ainda com palestras e minicursos voltados para as áreas de Ciência e Tecnologia, Inovação Tecnológica, Meio Ambiente, Saúde, entre outras, com o objetivo de proporcionar a interação entre o corpo discente e o conhecimento acadêmico.

Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas


CAU/RJ debate o papel social da Arquitetura em evento no Rio
Conselho realiza eventos com temas atuais para a sociedade e para arquitetos e urbanistas

Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2013 – De 30 de outubro a 1º de novembro acontecem, na sede da FIRJAN, Centro do Rio, o 2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade e a Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas. Abertos ao público e gratuitos, os eventos promovem discussões sobre temas emergentes na Arquitetura e Urbanismo, o papel social dos profissionais e a organização da categoria em conselhos, além de aproximar os arquitetos e urbanistas das demandas da sociedade.

A segunda edição do Encontro terá três mesas redondas que debaterão Desenvolvimento Sustentável; Mobilidade e Acessibilidade; Legislação, Moradia e Patrimônio Público. O Encontro é uma reunião do Conselho com os profissionais da área, estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil. Participam das discussões o secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc; o secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório; representantes de ONGs, associações de moradores e Poder Judiciário, entre outros.

O 2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade acontece no dia 30 de outubro, das 8h às 18h. As ideias debatidas servirão de base para a elaboração de um documento formal com sugestões que será apresentado na Conferência. 

Conferência CAU/RJ

Em sua primeira edição, a Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 8h às 19h. Os debates apresentam temas como reestruturação urbana e patrimônio, além de questões específicas da categoria. Profissionais do Brasil e de outros países falam sobre experiências bem sucedidas de intervenções urbanas que buscam garantir o direito das populações às cidades e cidades e iniciativas de preservação do patrimônio histórico e cultural, além de oferecerem um retrato da estruturação de conselhos de arquitetura pelo mundo.

As mesas reunirão grandes nomes da área, como Pedro Rivera, diretor do Studio X Rio; Regina Cohen, coordenadora do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ; Vicente Giffoni, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA);  Nireu Cavalcanti, professor da Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFF; Nivaldo Vieira de Andrade Junior, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Bahia; entre outros.

Hugo Segawa, arquiteto da Universidade de São Paulo, apresenta, no primeiro dia, a palestra “Dallas - Medellín: duas realidades mundiais”, em que compara os processos de requalificação urbana nas duas cidades. Representantes de conselhos internacionais falarão sobre a organização profissional da categoria em seus países e um panorama da arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro com a participação de grandes escritórios encerra a conferência.

Para o presidente do CAU/RJ, o arquiteto e urbanista Sydnei Menezes, os eventos são canais de diálogo entre o Conselho, seus profissionais e a sociedade. “Essa é oportunidade de ouvirmos as demandas, críticas e sugestões da sociedade e de nossos profissionais”, avalia o presidente.

A programação completa e as inscrições para os eventos estão disponíveis nos sites http://encontro.conferenciacaurj.com.br/ ehttp://www.conferenciacaurj.com.br/.
Serviço:
2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade
Data: Quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Hora: 8h às 18h
Local: FIRJAN - Av. Graça Aranha, 1,  Centro

Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas
Data: Quinta e sexta-feira, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013
Hora: 8h às 19h
Local: FIRJAN - Av. Graça Aranha, 1,  Centro

Assessoria de Imprensa CAU/RJ:
Cajá – Agência de Comunicação
Bruna Franco – bruna@caja.com.br – 2217-1414 / 8764-4838
Renata Piñeiro – renatapineiro@caja.com.br– 2217-1410 / 9763-9983


Prefeito vai à Brasília solicita liberação de emendas e endossa questionamento à LRF


Prefeitura cumpre com a determinação da assembleia dos servidores

No mês de junho a prefeitura de Itaocara convocou uma assembleia com todos os servidores municipais (efetivos e contratados). Na pauta estava a discussão sobre os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e quais medidas adotar frente ao fato de que o município já estava no patamar máximo de gastos com pessoal.
Dentre os debates havia duas grandes propostas de solução: demitir cerca de 200 contratados ou fazer uma campanha para conseguir mais verbas para nossa cidade e assim evitar as demissões em massa.
Por unanimidade foi aprovada a proposta de não haver demissões em massa, já que isso prejudicaria toda a cidade que teria os serviços públicos com sua qualidade diminuída, além de centenas de pais e mães de família que perderiam suas rendas.
Foi votada uma campanha de abaixo-assinado questionando a LRF e exigindo mais verbas para Itaocara dos governos estadual e federal.

Primeiros resultados da Campanha começam a surgir

O Prefeito Gelsimar Gonzaga e o Chefe de Gabinete da PMI fizeram várias visitas ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ao Governo Federal. Em todas as reuniões relatavam a situação de Itaocara e a luta para evitar as demissões e não prejudicar a cidade. 
Gelsimar sempre reafirmava que está lutando para não fazer como em outras cidades onde centenas de pessoas perderam o emprego por causa dos limites da LRF.
A campanha realizada e a visibilidade que nossa cidade tomou, ajudaram muito a pressionar para que nossos pedidos sejam escutados com atenção: "sem dúvida, se tivéssemos ficado calados não seríamos nem recebidos", declarou o Prefeito Gelsimar.


Prefeito entrega Carta à Vice Governador, Senadores/Deputados e solicita liberação de emendas parlamentares destinadas à Itaocara

O Prefeito Gelsimar entregou diversas cartas públicas (ver cartas em anexo), reuniu-se com o Vice-governador e solicitou ao governo federal que liberasse as emendas orçamentárias destinadas para Itaocara. Gelsimar lembrou que esse ano Itaocara recebeu um recorde de propostas de emendas parlamentares. As emendas são feitas por deputados e senadores e se destinam a ajudar o município em diversas áreas. No entanto, a ampla maioria dessas emendas, segundo vários parlamentares expressam na mídia, é utilizada como troca de favor eleitoral, ou seja, só são liberadas se os apoios nas eleições estiverem garantidos.
"Nossa administração não aceita troca de favores eleitorais. Vim cobrar em nome dos moradores de Itaocara, o que é de direito para nossa cidade”, expressou o Prefeito Gelsimar.

Conquista de obras no valor de R$2 milhões.

Na reunião com o Vice-Governador, Luís Fernando Pesão, o mesmo comprometeu-se com verbas estaduais na ordem de 2 milhões de reais em forma de obras para o município de Itaocara. Para isso a única exigência é que a Prefeitura esteja “zerada” no CAUC (Cadastro Único de Convênios). Infelizmente, em janeiro de 2013, ou seja, no início do governo, a Prefeitura estava com 11 (onze) itens e restrições no CAUC. O CAUC é como se fosse um “SPC/SERARA das Prefeituras”. Hoje ainda restam 4 restrições (SISTN; multas do Ibama por conta do lixão; Receita Federal; e o parcelamento da dívida da PMI com o ITAPREV acerca dos anos em que a PMI depositou 9% ao invés de 11% de contribuição patronal). A perspectiva é que essas 4 restrições sejam sanadas em até 30 dias e com isso possamos limpar o nome da Prefeitura e acessar esses e outros recursos estaduais e federais.


Autorização de empenho de emenda de 1 milhão e meio de reais é publicada no Diário Oficial da União

Outra boa notícia é que como resultado das reuniões e da pressão da cidade, uma das emendas apresentadas pelo Deputado Federal Jean Willys, do PSOL/RJ, já foi encaminhada ao Ministério da Saúde. A proposta de emenda e a autorização de empenho da mesma foi publicada dia 15 de outubro no diário Oficial da União, (veja no link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=15/10/2013&jornal=1&pagina=108&totalArquivos=184). A emenda no valor de 1 milhão e meio de reais, deverá ser liberada e depositada nas contas do Fundo Municipal de Saúde e com isso, além de ajudar a comprar equipamentos para o Hospital e para as Unidades Básicas de Saúde, essa verba acrescentará dividendos à nossa Receita Corrente Líquida, alterando os cálculos do gasto com pessoal e evitando, portanto, demissões em massa.
Apesar da publicação no Diário Oficial da União ainda faltam alguns detalhes técnicos para garantir que a emenda realmente irá sair e o conjunto do setor técnico da prefeitura e o setor de articulação política estão trabalhando em cima desse tema com total prioridade.

Aumenta a campanha nacional que questiona a LRF

Diversos parlamentares, prefeitos, conselheiros dos Tribunais de Contras Estaduais e da União estão se manifestando contra a Lei de Responsabilidade fiscal, a exemplo da União dos Municípios da Bahia e da Associação Mineira de Municípios.
A grande alternativa seria reunir todos os municípios para exigir a revisão global desta Lei, e que não haja limite para gastos com os servidores, ao mesmo tempo em tenha maior rigor sobre a necessidade da realização de concurso público.
Gelsimar Gonzaga explicou: "Não queremos acabar com a LRF para que os prefeitos tornem os municípios em cabides de emprego, por isso defendo que todos servidores façam concurso público".
Com a pressão nacional fica mais fácil combater as injustiças dessa Lei, porém é preciso mais unidade para defender o direito dos trabalhadores:
"Se os prefeitos das cidades do Rio se recusassem a demitir em massa, assim como eu, e fossemos todos juntos, com a população de nossas cidades, exigir mais verbas e pressionar contra a LRF, certamente milhares de pais de família não estariam sem emprego agora. Por isso temos que estar juntos em defesa dos trabalhadores. Nossa administração está disposta a fazer essa campanha durante todo nosso governo".

Por isso, a pressão da assembleia de junho precisa ser feita novamente para que o povo de Itaocara conquiste mais essa vitória. Essa será uma bela demonstração de que nosso povo unido pode conquistar muito mais!


ASCOM-PMI

Departamento de Odontologia realiza importante trabalho em Itaperuna




O Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado em 25 de outubro. Em Itaperuna, município localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde tem bons motivos para comemorar esta data.

O Departamento Municipal de Odontologia tem se destacado consideravelmente, com ações relevantes e atendimentos pontuais, através do CIAO, CEO e COIJ, centros especializados na área odontológica. É importante destacar que os serviços oferecidos pelo departamento são gratuitos.

O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) realiza os procedimentos odontológicos básicos. Caso a pessoa precise de atendimento especializado, a mesma será encaminhada para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde é realizado o procedimento necessário.

O CEO compreende as seguintes especialidades: cirurgia oral menor especializada; periodontia; endodontia; geriatria; diagnóstico e próteses. Fora das dependências do CIAO, ainda funcionam o COIJ (Centro Odontológico Infanto-Juvenil) e os consultórios nas unidades distritais. O COIJ é para atendimento de crianças e adolescentes até os 18 anos que precisem de atenção básica. O Departamento de Odontologia também mantém atendimentos em alguns distritos e bairros, onde existem consultórios odontológicos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), antigo PSF. O departamento ainda conta com o Núcleo de Saúde Bucal, formado por uma equipe que realiza trabalhos educativos e preventivos através do “Programa de Saúde na Escola”.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), solicitou ao departamento que se empenhe ao máximo no atendimento à população, inclusive, em relação a pessoas idosas. De acordo com o prefeito, o comprometimento com a saúde bucal também merece especial atenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O CIAO e o CEO funcionam no mesmo local, na Rua Coronel Luiz Ferraz, Centro, nº 279. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min.

QUALIDADE NO ATENDIMENTO E HUMANIZAÇÃO

De acordo com a dentista Viviane Braga Pereira Rodrigues, coordenadora do Departamento de Odontologia, a qualidade no atendimento e a humanização são objetivos a serem perseguidos pela equipe do departamento.

A coordenadora ainda explicou que há pacientes que não precisam marcar ficha no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, como por exemplo, pacientes especiais atendidos pelo CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), que são encaminhados diretamente para o CEO. Assim como pessoas acima de 60 anos, que não precisam marcar ficha no Posto de Saúde. “Também buscamos priorizar o atendimento daquelas pessoas que vivem na zona rural”, acrescenta Viviane.

PREOCUPAÇÃO COM O SORRISO DA POPULAÇÃO

100 próteses por mês - Desde o mês de junho, o Departamento de Odontologia está fazendo cerca de 100 próteses por mês, dentre elas, prótese total (dentadura), prótese parcial removível (roach), bloco e pivô.

A preocupação com o sorriso da população tem mobilizado a equipe do departamento, que não tem medido esforços para realizar este importante trabalho. Outras informações sobre o Departamento Municipal de Odontologia, inclusive sobre próteses, podem ser obtidas através dos telefones (22) 3824 6325 / 3824 6337.





INFORMAÇÃO E FOTOS



NICES/SMS

Casa de apoio para moradores de rua é citada em reunião da Câmara de Itaperuna


Na última quarta-feira (23/10), durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, o presidente da Câmara Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP), solicitou ao Executivo estudo, com o intuito de verificar a possibilidade de criar uma casa de apoio aos moradores de rua.
– É importante que estes moradores de rua tenham uma casa de apoio, onde possam existir atividades múltiplas, que contribuam com a recuperação da autoestima deles. Um espaço para que eles possam receber assistência social e trabalho específico de saúde; bem como outras atividades - diz Alexandre.
Já em relação ao trâmite burocrático entre os poderes Legislativo e Executivo, o presidente da Câmara pediu agilidade nos processos do dia-a-dia. De acordo com Alexandre é necessário criar um sistema mais prático, a fim de que tanto a Câmara, quanto a sociedade, tenham seus questionamentos atendidos de forma mais rápida e eficaz.
Trânsito em pauta
Com a presença de integrantes do Clube de Motociclistas Cristãos do Asfalto no plenário, o assunto trânsito voltou à pauta durante a sessão. O presidente da Câmara lembrou-se da campanha educativa criada pelo DEMUT (Departamento Municipal de Trânsito) em parceria com a empresa Rodando Certo, bem como as mudanças realizadas no Centro, como pintura de faixas para pedestres, modificações em retornos da Avenida Cardoso Moreira e outras.
– Obviamente que há muito a ser feito ainda. Nossas ruas são as mesmas de 30 anos atrás e o problema trânsito merece toda a nossa atenção. Temos buscado apoio junto aos governos Estadual e Federal, a fim de juntos, conseguirmos alguma vitória para o município - ressalta Alexandre da Auto Escola.
Projeto de ‘Carga e descarga com hora marcada’
O presidente da Câmara voltou a mencionar estudo sobre projeto de “Carga e descarga com hora marcada”. De acordo com ele os horários para que as empresas possam utilizar desse artifício, seriam antes das 8 horas e, depois, somente após o horário das 18 horas.
– Sabemos que esse nosso desejo é de suma importância para melhorarmos o trânsito. Não é a solução de todos os problemas, mas, ajudaria bastante o fluxo normal de veículos no dia-a-dia. É bom ressaltar que não queremos atrapalhar ninguém. Queremos ouvir representantes das transportadoras, do comércio, enfim, ouvir a todos os envolvidos, para chegarmos a um acordo satisfatório para a cidade - finaliza o presidente.

Informação e Fotos: Agência Comuniqque | www.comuniqque.com

GOVERNO AMPLIA BENEFÍCIOS FISCAIS PARA REALIZAÇÃO DE OLIMPÍADAS


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/10), em discussão única, o projeto de lei 2.525/13, que amplia a desoneração ao uso de imóveis e automóveis pelos organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O projeto foi aprovado como um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que acrescentou cinco emendas ao projeto do Poder Executivo. Ele será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
A proposta aprovada faz acréscimos na Lei 6.423/13, que instituiu os benefícios fiscais, incluindo novas previsões de isenção do Imposto de Transmissão, Causa Mortis e Doação (ITCMD) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em operações com os órgãos organizadores.
Ele define que a isenção do ITCMD, já prevista em alguns casos pela lei em vigor, seja estendida ao caso de usufruto de imóveis. A intenção, informou o Governo, é desonerar a construção da Vila Olímpica, que é um empreendimento privado.
A isenção do IPVA, que, pela lei, estaria valendo imediatamente apenas para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016, beneficiará desde já, também, os comitês olímpico e paralímpico internacionais e nacionais, além dos patrocinadores de veículos. Mas ela ficará limitada aos veículos do patrocinador, que o texto define como o responsável pela cessão ou arrendamento temporário de veículos. Ele também ficará isento do pagamento da taxa de licenciamento anual de veículos.
Emendas garantem a prestação de contas à Alerj e à população, através de publicação no Diário Oficial, do total de renúncia fiscal, aumento de arrecadação, geração de empregos e custo das obras dos jogos e que os carros utilizados sejam emplacados no estado. Também incluem no texto a comprovação de vínculo de doações aos Jogos.
(texto de Fernanda Porto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

APROVADA REGULARIZAÇÃO FISCAL DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/10), em discussão única, o projeto de lei 2.463/13, com opções para a regularização de pendências de ICMS das micro e pequenas empresas enquadradas no regime do Simples Nacional. Para isso, ele inclui no Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei 5.147/07) a previsão de denúncia espontânea de operações, prestações ou de mercadorias mantidas sem documento fiscal. Na prática, permitirá que micro e pequenas empresas espontaneamente se proponham a pagar o imposto que foi sonegado. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com quatro emendas. Uma delas, do presidente da comissão de Tributação da Casa, deputado Luiz Paulo (PSDB), minimiza o impacto financeiro da regularização das dívidas. Ela prevê a hipótese de que o índice para o cálculo do imposto sobre o excedente sonegado seja uma faixa do Simples Nacional diferente da que a empresa está. Assim, a punição será mais branda do que a previsão original de aplicar a alíquota normal de ICMS – de, no mínimo, 12% –, para o cálculo do montante devido. “No Simples, as empresas têm faixas de recolhimento de acordo com seu faturamento bruto anual. Mas a fazenda vinha aplicando sobre o valor que excedesse essa faixa, o percentual do ICMS, e não o percentual sobre o faturamento, que é muito mais baixo”, explicou o parlamentar. O ICMS usual varia de 12% a 18%. No Simples Nacional, vai de 1,25% a 3,95% sobre a renda bruta anual.
A proposta, que teve anexadas regras afins trazidas por projetos dos deputados Edson Albertassi (PMDB), João Peixoto (PSDC), Luiz Martins (PDT) e Gilberto Palmares (PT), diz que a denúncia deverá ser efetuada através da inclusão dos valores devidos na Declaração Única e Simplificada de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DASN), em caso de fatos gerados até 31 de dezembro de 2011; e no Programa Gerador de Documento de Arrecadação do Simples Nacional –Declaratório (PGDAS-D) para fatos geradores ocorridos após 1º de janeiro de 2012. Uma emenda de Albertassi desburocratizou a prestação de contas das empresas optantes pelo Simples Nacional, dispensando as empresas que utilizem sistema eletrônico no processamento de dados, emissão de dados e escrituração de livros do envio de informações ao Sistema Integrado de informações sobre operações interestaduais (Sintegra). A dispensa valerá a partir de 01 de julho de 2014. “O sistema acaba não sendo necessário, complica a vida das empresas, dos contadores. O livro já é um documento para a Fazenda, não há necessidade de utilização do sistema”, apontou Albertassi.
Segundo o projeto, a denúncia espontânea livrará o contribuinte irregular da cobrança de multas e da exclusão, pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), do Simples Nacional. O projeto também traz a previsão de cancelamento de multas dos autos de infração referentes a fatos anteriores a 1º de janeiro de 2009 caso o contribuinte faça o pagamento à vista ou parcele o ICMS devido, e do ICMS e das multas de fatos posteriores a esta data – desde que o contribuinte inclua os valores das operações, prestações ou mercadorias na DASN ou PGDAS-D. Estes benefícios ficarão condicionados à apresentação de requerimento, até 90 dias após a publicação desta norma, à Sefaz.
(texto de Fernanda Porto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

ESTADO PODERÁ TER PROGRAMA DE APOIO A HOMENS COM CÂNCER NA PRÓSTATA


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/10), em segunda discussão, o projeto de lei 521-A/11, que autoriza a criação de programa de apoio psicológico aos pacientes operados de câncer de próstata. “O acompanhamento psicológico é importantíssimo em qualquer caso de câncer, e nesse caso específico há várias consequências que tornam esse acompanhamento ainda mais justo”, disse o autor do projeto, deputado Luiz Martins (PDT). Homens com essa enfermidade podem ter disfunção erétil e, em casos mais raros, incontinência urinária. O programa poderá ser criado nos órgãos públicos de saúde do estado para oferecer tratamento psicológico, orientação nutricional, exames periódicos, tratamento médico e terapia comportamental de equipe multiprofissional.
(texto de Fernanda Porto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

MATERNIDADES NÃO PODERÃO COBRAR POR ACOMPANHANTE DURANTE O PARTO


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/10), em primeira discussão, o projeto de lei 329/11, que proíbe a cobrança por acompanhante durante o parto. De acordo com o texto, assinado pelo deputado Waguinho (PMDB), não serão mais admitidas cobranças de taxas, mesmo aquelas exigidas em nome da higienização, esterilização ou demais procedimentos necessários para a entrada no centro obstétrico. O autor argumenta que a cobrança, que costuma receber o nome de “taxa de paramentação” e é amplamente utilizada em maternidades particulares, é irregular. “A Anvisa, o Procon e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informam que a cobrança é abusiva e claramente ilegal, pois a presença do acompanhante na hora do parto é um direito e é de livre escolha da mulher”, ilustra.



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

COMISSÃO DEBATE O PAPEL DOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Inês Pandeló, realiza nesta quinta-feira (24/10), às 10h, uma audiência pública para debater o tema “O papel dos Conselhos dos Direitos da Mulher". Objetivo do encontro, segundo a parlamentar, é o de discutir a importância dos conselhos dos direitos da mulher e sua organização, além do papel fundamental que desempenha na defesa de políticas públicas para as mulheres. A audiência irá acontecer no Auditório Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.  



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

ISENÇÃO DE TAXA DE INCÊNDIO PARA IGREJAS SERÁ FACILITADA


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubou, nesta quarta-feira (23/10), por unanimidade, o veto do governador ao projeto de lei 625/11, o que garantirá a desburocratização do acesso à isenção da taxa de incêndio concedida às entidades religiosas pela Lei 5.749/10– que também beneficia aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física. “Estas entidades não estavam conseguindo se beneficiar desse direito por causa da burocracia”, aponta a autora, deputada Inês Pandeló (PT). A proposta busca, especificamente, garantir a isenção às entidades que tenham recebido imóveis em doação ou tenham posse sem a documentação exigida pela lei, como escritura. Para contornar o problema, a proposta prevê que a comprovação possa ser feita por declaração da forma pela qual o imóvel passou a pertencer ou ser utilizado pela instituição ou declaração da prefeitura que ateste o registro do imóvel em nome da entidade.
A nova norma será promulgada nos próximos dias.
(texto de Fernanda Porto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Flamengo atropela o Botafogo e segue na Copa do Brasil‏

Hernane faz três, Léo Moura marca em seu aniversário e Fla vai à semifinal

O Flamengo viveu uma noite consagradora no Maracanã, nesta quarta-feira (23), a equipe goleou um atordoado Botafogo por 4 a 0, conquistando a vaga na semifinal da Copa do Brasil, contra Vasco ou Goiás. O atacante Hernane marcou três vezes, o lateral-direito Léo Moura fechou o placar no dia do seu aniversário e o Rubro-Negro conquistou seu maior resultado sobre os rivais em 28 anos.
O Rubro-Negro precisava de uma vitória simples para seguir na competição e a primeira grande chance veio com Paulinho. O Botafogo respondeu e pressionou no ataque, mas a primeira bola na rede sairia em um contra-golpe rubro-negro. Aos 20 minutos, após uma falta cobrada na área, a bola rebateu na defesa alvinegra e caiu nos pés de Hernane, que emendou de primeira e marcou 1 a 0.
O Botafogo até se lançava ao ataque, mas o predomínio passou a ser mesmo do Flamengo, empurrado por uma torcida que era maioria entre os 60 mil que foram ao Maracanã. Aos 33, em outro rápido lance, Paulinho ultrapassou Gilberto pela esquerda, chutou para bela defesa de Jefferson, que não pôde impedir, no entanto, que Hernane pegasse o rebote e colocasse a bola na rede: 2 a 0.
Fla mata o jogo na segunda etapa
O Botafogo até voltou para o segundo tempo disposto a tentar mudar o panorama e equilibrar o jogo, mas não deu certo. Depois de 12 minutos decorridos, André Santos cruzou da esquerda para Hernane, que desmarcou-se de Dória e cabeceou no canto esquerdo de Jefferson, fazendo 3 a 0.
Ainda havia espaço para mais: Léo Moura fez uma bela jogada pelo meio e deu lindo passe em profundidade para Hernane. O Brocador saiu livre e correu sozinho por mais de 30 metros. Em cima de Jefferson, foi derrubado por trás por Dória, que acabou expulso. Na cobrança, Léo Moura, que completou 35 anos nesta quarta, bateu com categoria e deu números finais ao jogo, classificando o Flamengo à semifinal e selando a vitória histórica.
A partida
Flamengo 4×0 Botafogo – Copa do Brasil, jogo de volta das quartas de final – 23/10/2013 às 21h50
Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro – RJ)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO)
Flamengo: Felipe; Léo Moura (Rafinha 43′/2ºT), Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo (Adryan 40′/2ºT); Paulinho (Bruninho 40′/2ºT) e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.
Botafogo: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Sassá – intervalo), Renato (Lucas Zen 40′/2ºT), Gegê, Lodeiro e Seedorf (Dankler 27′/2ºT); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Cartões amarelos: Hernane, Elias (FLA); Dória (BOT)
Cartão vermelho: Dória, 24′/2ºT (BOT)
Gols: Hernane, 20′/1ºT (1-0), Hernane, 33′/1ºT (2-0); Hernane, 12′/2ºT (3-0) e Léo Moura, 26′/2ºT (4-0)
Renda: R$ 2.975.555,00
Público: 59.848 presentes (50.505 pagantes)

João Dias (Joãozinho) 
Fonte: FUTRIO