JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: MPRJ firma TAC para ocupação do cargo de procurador municipal com servidor concursado

terça-feira, 24 de outubro de 2023

MPRJ firma TAC para ocupação do cargo de procurador municipal com servidor concursado


MPRJ firma TAC com Casimiro de Abreu para ocupação do cargo de procurador municipal com servidor concursado


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé, firmou, nesta segunda-feira (23/10), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Dias Gidalte, para a criação de vaga efetiva de procurador do Município, em até 60 dias. O acordo firmado orienta que seja realizado, no prazo de 180 dias a contar da aprovação e promulgação da Lei, concurso para o cargo e que aprovados substituam os servidores comissionados na função.  



O TAC estabelece que o Município deverá fornecer ao MPRJ, ao final dos prazos determinados, documentação comprovando a execução das medidas acordadas. Em casos de possível descumprimento das medidas, o Município deverá apresentar documentação anterior ao vencimento, acompanhada de uma justificativa detalhada e documentos que corroborem a justificativa, permitindo a análise pelo MPRJ. A Promotoria poderá, se necessário, concordar com uma prorrogação pontual do prazo para o cumprimento das obrigações.



Caso os termos do acordo não sejam cumpridos, uma multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais) será aplicada, conforme estabelecido no artigo 43 da Resolução GPGJ nº. 2.227/2018. Além disso, a destinação de eventuais execuções seguirá os termos do artigo 44 do mesmo diploma, sem prejuízo da possibilidade de adoção de medidas administrativas, cíveis e criminais cabíveis.


O documento ressalta que o preenchimento do cargo de procurador municipal é incompatível com o provimento em comissão. Afinal, suas atribuições devem ser exercidas independentemente de um excepcional vínculo de confiança com o chefe do Poder Executivo.



Por MPRJ


 VEJA AQUI A TAC !

Nenhum comentário:

Postar um comentário