VIII Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança, realizada no Teatro João Caetano, no Centro do Rio. O evento contou também com as presenças do governador do Estado, Claudio Castro; do desembargador Sidney Rosa da Silva, presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONSPERJ); do secretário de Estado do Governo, Bernardo Rossi; da presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz; do secretário de Estado de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires e do secretário de Estado de Polícia Civil, Fernando Albuquerque.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, também participou, nesta segunda-feira (28/08), da cerimônia de abertura.
Buscando conhecimento e visando o bem do Município de Santo Antônio de Pádua no Noroeste-Fluminese, Marcos Tobias Homem da Costa Secretário de Segurança participou do Iº Fórum referente a Conselhos Comunitários de Segurança, que contou com a presença do Governador do Estado.
Marcos Tobias Homem da Costa Secretário de Segurança |
A presidente do ISP abriu o fórum ressaltando a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), criados em 1999. Atualmente, o Rio de Janeiro tem 70 conselhos em atividade. A programação foi dividida em quatro blocos. Ao longo do dia, foram debatidos temas como” Segurança e sociedade", com a participação do procurador de Justiça Marcus Cavalcante Pereira Leal, secretário-geral de Planejamento Institucional (SGPI/MPRJ); "Inovação tecnológica e participação social nas políticas de segurança pública" e "Experiência dos CCS em outros estados." Durante o fórum também foi lançada a última versão do aplicativo 190, atualizado com novas funcionalidades.
Conselho Comunitário de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) são coordenados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e constituem um canal de comunicação entre a sociedade civil e as secretarias de polícia civil e polícia militar. O objetivo é a redução da violência e da criminalidade, identificando e analisando os problemas locais e propondo soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário