JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Paróquia Nossa Senhora das Graças - Pádua-RJ , celebrou a Novena em honra do patriarca São Joaquim e De Senhora Sant’Anan

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Pádua-RJ , celebrou a Novena em honra do patriarca São Joaquim e De Senhora Sant’Anan



 Domingo dia 23 de julho, foi celebrada a Novena em honra do patriarca São Joaquim e De Senhora Sant’Anan, com a comunidade de Paraoquena.








                           

                              







                        



Santa missa presidida pelo Sacerdote Padre Fagner Ribeiro, seguindo o ritual religioso católico, com Canto de Abertura, Acolhida, Antífona de Entrada, Ato Penitencial, Hino de Louvor e Oração Coleta, Rito da palavra Primeira, Leitura, Salmo Responsorial, Segunda Leitura, Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade.

A homilia tem a função de explicitar a fé o significado dos vários elementos litúrgicos, também em relação à situação dos presentes, para que o encontro dialogal com Deus se torne verdadeiramente consciente para todos e cada um.

Evangelho deste domingo, se encontra em (Mt 13,24-43):

Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’

O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’

O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!”

Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes.

Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

Um breve texto da homilia do Padre Fagner Ribeiro:


                                     

 

“Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.

Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita!” (Mateus 13,24-30)

 Nós precisamos viver, como Cristões, principalmente dentro de nossas casas, Jesus com essa palavra, pede que sejamos trigos.  Meus irmãos ninguém nasce ruim, mas atenção, o semeador plantou a boa semente, quantas vezes os inimigos semearam a discórdia, na sua casa, seu trabalho, a palavra de Deus pede, orai e vigiai.

 Na madrugada ele semeou joio no meio do trigo e, porém, o dono da plantação os proibiu de fazer isso, já que o joio é muito parecido com o trigo e eles poderiam, por engano, arrancar boas plantas junto com as ruins. Assim, a orientação do dono da plantação era que deixassem crescer os dois até que na hora da colheita pudessem identificá-los plenamente e, assim, arrancá-los.

O trigo e o joio são iguais, a diferença não está fora, está dentro de cada um de nós. Deus está dando tempo de nós converter. Imaginem Jesus na cruz, com dois pagãos, Jesus foi o trigo, no meio dos dois. Jesus fala, “ainda hoje estareis no paraíso, ele se converteu’. Aqueles que fazem o outro pecar e faz o mal, tem muitos deles, próximo de cada um de nós. Então você joga o trigo e o joio, em uma peneira, no joio não tem nada...produz nada, ele é bonito, mas a beleza é só por fora.

Perguntem ao seu coração, Senhor será que tenho sido joio ou trigo?

 É tudo igual, parecido, mais no final que conhece nosso coração, vai separar, com todos nossos defeitos, pecados, ou temos que deixar a vida nós levar? Vocês se Lembram do bom ladrão? Ele reconheceu Jesus como rei: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu Reino.”

 São Dimas foi o primeiro a entrar no céu e pode ser considerado o primeiro santo, declarado pelo próprio Jesus, quando, ainda na cruz, afirmou: “Na verdade, te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso.”

No final desta homilia, peço a Intercessão de Nossa Senhora De Sant’ Ana e ao grande São Joaquim, por toda comunidade e suas famílias’. Padre Fagner.

 

 

 

 

NOVENA EM HONRA DO PATRIARCA SÃO JOAQUIM E DE SENHORA SANT'ANA, Pais da Virgem Maria e Avós de Jesus Cristo





V/. Vinde, +ó Deus em nosso auxílio.

R/. Socorrei-me sem demora.

V/. Glória ao Pai...

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO (Vinde Espírito Santo...)

ORAÇÃO PREPARATÓRIA: Soberano Deus, ué entre tantos e admiráveis santos escolhestes a Joaquim e Ana para ditosos pais de vossa Santíssima Mãe, preferindo-os nesta dignidade a todos, e adornando-os com as raras virtudes, que pedia estado tão sublime. Eu, vilíssima criatura vossa, e o(a) mais tíbio(a) devoto(a), Vos dou infinitas graças por esta especial eleição, que deles fizestes, e pelas singulares prerrogativas com que os edificastes para tal fim. De tão admiráveis Santos, Senhor, que para Vos são valia poderosíssima, me valho agora, para que ouçais minhas súplicas, e despacheis benignamente todas as minhas petições, e como haveis de negar aos rogos de vossos Avós, que tanto amaste, ou dar repulsa a quem para o pedido Vos interpõe seus grandes merecimentos? Pois, meu Deus, vos peço que purifiqueis minha alma de tantas culpas, e a enchais dos dons de vossa graça, para que em toda a vida eu vos ame e sirva como devo. Imprimi em mim o devido apreço das heroicas virtudes de vossos Santos Avós, para que os venere com grande afeto, e os imite com maior fervor. Atendei piedosamente a este obséquio, que hoje dedico; e se for para glória vossa, e bem de minha alma, dignai-vos de conceder-me o favor que vos peço nesta Novena (mencionar a graça). Assim o espero conseguir de vossa bondade, mediante a intercessão de São Joaquim e Santa Ana, que convosco e sua Santíssima Filha, vive e reina no céu, pelo os séculos dos séculos. Amém.

ROGAÇÕES:

7° DIA

Ó Joaquim glorioso,

Ó Pai da Virgem Maria,

Vós e mais ela ajudai-nos

Na nossa última agonia.

Ó Joaquim glorioso,

Livrai-me de todo o mal,

Alcançando-me vitória

De toda a forca infernal.

Ó Ana Santa e gloriosa,

De Maria Mãe querida,

Pedi-lhe que nos socorra

Nos trabalhos desta vida.

Ó Ana Santa e gloriosa,

A vosso querido Neto

Pedi que me faça Santo,

E nas minhas obras reto.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e o Glória ao Pai...

LADAINHA DE SANTA ANA

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho Redentor do mundo, que sois Deus, ...

Espírito Santo, que sois Deus, ...

Santíssima Trindade que sois um só Deus, ...

Senhora Sant'Ana, rogai por nós.

Mãe da Mãe de Deus, ...

Sogra de São José, ...

Avó de Jesus Cristo, ...

Esposa de São Joaquim, ...

Filha dos Patriarcas, ...

Descendente de Abraão, ...

Serva da aliança, ...

Fiel aos santos profetas, ...

Honra do povo judeu, ...

Ana, sempre orante, ...

Ana, admirável, ...

Ana, doce e clemente, ...

Ana, generosa, ...

Ana, cheia de fé, ...

Ana, fecunda em graça, ...

Ana, piedosa, ...

Ana, Santa mestra, ...

Ana, plena de esperança, ...

Ana, fiel ao dízimo, ...

Ana, temente a Deus, ...

Ana, obediente, ...

Ana, resignada, ...

Ana, virtuosa, ...

Ana, fiel ao Templo, ...

Ana, por Deus ouvida, ...

Ana, nome santo, ...

Ana, de alma alegre, ...

Ana, gratidão constante, ...

Ana, guardiã da paz, ...

Amante da sabedoria, ...

Cultora da humildade, ...

Vaso de redenção, ...

Mulher sempre forte, ...

Amparo dos mais pobres, ...

Tesouro de paciência, ...

Exemplo de família, ...

Casa da bondade, ...

Mão que para Deus aponta, ...

Nuvem de bênçãos, ...

Fonte de conversão, ...

Coração sereno, ...

Ícone da Justiça, ...

Espelho de amor, ...

Cofre da verdade, ...

Voz dos abandonados, ...

Consolo das viúvas, ...

Caridade aos órfãos, ...

Guia dos peregrinos, ...

Nossa companheira, ...

Raiz do Divino amor, ...

Amante da Escritura, ...

Mulher consagrada à Lei, ...

Santa da Igreja, ...

Patrona dos avós, ...

Baluarte de nosso povo, ...

Amor de nossa gente, ...

Defesa do sertão, ...

História do povo teu, ...

Sant'Ana, nossa Padroeira, ...

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, gloriosos São Joaquim e Santa Ana.

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OFERECIMENTO:

Aceitai, Santo bendito,

Estas minhas orações,

Ensinando-me a agradar

A Deus em minhas ações.

Eu vos ofereço estes cultos,

Estas pobres orações;

Peço-vos deis cumprimento

Ó Sant'Ana, ouvi as minhas

deprecações.

Sois Avô de Jesus Cristo,

E Pai da Virgem Maria,

Pedi-lhes me favoreçam

Na minha última agonia.

À vossa Filha Santíssima,

Doce Mãe dos pecadores,

Rogai peça ao vosso Neto,

Nos conceda os seus favores.

Para que por este meio,

Cheio de gozo e fervor,

Feche os meus em paz

E vá ver o meu Senhor.

Para que lá no céu, ó Sant'Ana,

À mão direita de Deus,

Cantemos perpetuamente,

Eternos louvores seus.

 


Após a Santa Missa,seguiu a comemoraçao,onde foi servido um delicioso almoço, barracas, cavalgada, leilao e show com o cantor paduano Marcio  Viana e a programaçao segue ate quarta- feira.


Marcia Mendes

Jornalista 

Fotos: Jornal  Sem Limites e Facebook da Paróquia. 






















 


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário