Formar líderes e gestores municipais em gestão de alto desempenho, alinhada aos mais modernos conceitos e tendências para a administração pública. Este é o objetivo do Lidera Rio - Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultado, programa desenvolvido pelo Sebrae Rio que está iniciando sua terceira edição, em oito novos municípios: Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana (Noroeste); Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra (Norte); Cabo Frio e Silva Jardim (Região dos Lagos
Oitenta gestores (10 de cada município) estão fazendo o curso e a primeira capacitação aconteceu nos dias 26 e 27/11, no Isecensa, em Campos, sobre os temas Legado e Tendências. O professor Antônio Napole ressaltou que os gestores precisam sonhar com projetos que tenham a ver com a história do seu município. “É preciso conhecer sua história e se reconectar com as vocações locais, buscar o sentido maior de ser um servidor público e reconhecer o quão importante é o seu papel no desenvolvimento do país. Porque é nos municípios que a vida acontece. Vamos fortalecer a rede municipal e a capacidade de gerir seus próprios recursos”, afirma Napole.
O prefeito de Porciúncula, Leonardo Coutinho, decidiu fazer o curso porque é servidor público há 17 anos, no cargo de tesoureiro. “O curso foi apresentado como uma forma de planejamento, organização e execução de uma política pública mais estruturante para o município. Mas já deu para perceber que o conceito vai além. A gente volta a sonhar o nosso município com outros olhos. Tirando a ideia pré-concebida e tentando entender melhor todo o nosso contexto. Logo na primeira palestra, ampliou o nosso pensamento”, afirma o prefeito.
Anelise Rheinel, chefe do setor de comunicação da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, também tem boas expectativas. “Eu vejo que é um privilégio estar aqui, mas também uma responsabilidade muito grande, porque o curso traz a oportunidade para desenvolvermos esses projetos. Acredito que vai agregar muito, não só através dos professores, mas também através do contato com os demais gestores que estão participando do curso”.
Os coordenadores regionais do Sebrae no Norte, Gilberto Soares, e no Noroeste, Nelson Rocha Filho, deram boas-vindas aos participantes. Para Gilberto, a administração pública precisa se reinventar. “Nosso papel é ajudar os municípios a desenvolver políticas públicas eficientes, prestando um bom serviço para a sociedade e gerando desenvolvimento econômico”, explica. “Este é um curso inovador, um grande investimento do Sebrae com o propósito de melhorar o ambiente de negócios e mudar o cenário econômico dos nossos municípios”, acrescenta Nelson.
Formação de Líderes Públicos com foco em resultado
O Lidera Rio consiste na realização de trabalhos de capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento das ações de curto-prazo e certificação a funcionários públicos dos municípios. Ao longo de quatro meses, os participantes vão cursar seis disciplinas: tendências de desenvolvimento, gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, gestão de projetos e metas, processos e tecnologias.
No final desta primeira etapa, os municípios precisam criar projetos para promover o desenvolvimento econômico com foco na expansão e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas e geração de trabalho e renda. Serão quatro projetos, cujos pilares são: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento, Ambiente de Negócios, Sustentabilidade e Resiliência, e Diversificação da Matriz Econômica.
Na segunda etapa, os gestores terão monitoramento e mentoria, através de seis reuniões que serão realizadas nos próprios municípios. Após a elaboração dos projetos, o Sebrae irá orientar e acompanhar o desenvolvimento e a implantação de cada um. Ao final do programa haverá uma premiação entre os municípios. A previsão é de que o programa se encerre em junho de 2019.
O programa Lidera Rio conta com a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP), do Instituto República e do Banco do Brasil. Esta é a terceira edição do programa. A primeira, em 2017, capacitou gestores de Petrópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Maricá, São Gonçalo e Três Rios. A segunda edição está em fase de conclusão e premiação dos projetos, e os participantes foram Duque de Caxias, Paty do Alferes, Volta Redonda, Porto Real, Resende, Piraí, Itaboraí e São Pedro da Aldeia.
Kellen Leal - Print Rio
Assessoria de Comunicação Sebrae/RJ
(21) 98917-2711 (21) 98498-1842
Nenhum comentário:
Postar um comentário