Os Sinos da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua
Por Adriano Vieira¹
Em se tratando de memória religiosa, os sinos de uma igreja certamente ganham uma centralidade pelo simbolismo que detém. No caso em questão, os sinos da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua foram colocados apenas 12 anos depois da inauguração do templo, portanto, em 1954. Sabe-se que os custeios dessa aquisição estiveram intimamente ligados a arrecadação financeira da festa em honra ao padroeiro da cidade no ano anterior sendo, nesse sentido, fruto de um esforço coletivo da comunidade religiosa.
Os sinos foram encomendados à uma firma de Caxias do Sul-RS e fizeram um longo caminho até chegar em Pádua, passando por uma trajeto por via marítima e outro por via terrestre. Vale destacar que a inauguração dos sinos se deu mediante uma grandiosa festa, como evidencia-se na imagem em destaque.
O que nem todo mundo sabe é que os sinos são quatro, sendo que cada um recebe um nome de algum santo católico, a saber: Sino Santo Antônio, Sino Santo Ângelo, Sino Nossa Senhora da Conceição e Sino São Felix, nessa ordem.
¹Graduado em História (UNIFSJ); Pós-Graduado em "História do Brasil com Ênfase em História Regional" (UNIFSJ); Professor de História da Rede Municipal de Educação de Pádua (EMDAMDA); Administrador da página "Pádua Clássica".
CURTA Á PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DA HISTORIÁ DO MUNICÍPIO. Link da página: https://www.facebook.com/pg/paduaclassica/posts/?ref=page_internal
Nenhum comentário:
Postar um comentário