JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Audiência pública na Alerj trata de privatizações de estradas estaduais

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Audiência pública na Alerj trata de privatizações de estradas estaduais



Seis empresas já manifestaram interesse em participar de licitações para privatizações de estradas por todo estado.








A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro convocou uma audiência pública, a pedido do deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol-RJ), para tratar sobre as privatizações de estradas estaduais que o governo anunciou. A audiência acontece nesta quinta-feira, 7, a partir das 10h, no sala 316 do Palácio Tiradentes.
O objetivo da audiência é trazer mais transparência e compreender os motivos e as formas pelos quais o Governo do Estado pretende privatizar diversas rodovias do interior. Os lotes de concessão já foram divididos em quatro grupos, com aproximadamente 200 quilômetros, que englobam diferentes regiões em todo estado. No total, 6 empresas se interessaram em participar do processo de licitação. Um lote não teve interessados.
No grupo 1, o lote Sul Fluminense abrange as rodovias RJ 127 (entre a Dutra - BR-116 - e a Rodovia Aço - BR-393), RJ-145 (entre a Dutra e a Rodovia 151) e RJ-155 (entre a Dutra e a Rio Santos). O lote Noroeste é formado pelas RJ-122 (entre a Rio Teresópolis e o entroncamento com a RJ-116), via muito utilizada pelos friburguenses para fugir do fluxo da ponte Rio-Niterói, a RJ-158 (entre a BR-393 e a RJ-160), RJ-160 (entre a RJ-158 e a RJ-116) e RJ-186 (entre as divisas de MG e ES).
Ainda no grupo 1, o lote Litoral Norte engloba a RJ-106 (entre a RJ-104 e a BR-101N) e a RJ-162 (entre a RJ-106 e a BR-101 N), fazendo a conexão entre São Gonçalo e Macaé, passando pela Região dos Lagos, com destaque para o trecho entre Rio das Ostras e Macaé, além dos acessos a Armação dos Búzios e Cabo Frio. Ainda, deverá ser estuda uma solução global que incluam as rodovias RJ-169 e a RJ-140.
O grupo 2 abrange as Vias Metropolitanas: a RJ-103 Transbaixada, que ainda será construída; a Via Light (RJ-081), com um novo trecho de 7 km; e a Linha Vermelha (RJ-071) com 6 km a mais que o trajeto original. Este foi o único grupo que não houve empresa interessada em participar da licitação.
O grupo 3 será formado pela nova rodovia, a RJ-244, com aproximadamente 45 km de extensão e que vai ligar a BR-101 na altura de Campos até o município de São João da Barra, onde fica o Porto do Açu.
Para o deputado estadual Wanderson Nogueira, a audiência pública é uma oportunidade do estado oferecer transparência a todas essas privatizações anunciadas. “Há muito perigo nessas estradas que estão completamente abandonadas pelo poder público. Estamos sempre em defesa dos municípios que podem ser prejudicados por essas privatizações, no entanto, queremos avaliar quais serão os benefícios e malefícios de cada uma dessas privatizações. Seis empresas se interessaram em participar do processo licitatório e vamos acompanhar o passo a passo dessa história”, destaca Wanderson. 

Diversos deputados e vereadores já confirmaram presença. Quem também participará da audiência são representantes do DER e do estado, para que possam justificar os motivos da privatização. Todas as empresas que vão participar da licitação também foram convidadas.

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Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira

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