Em virtude das últimas chuvas que trouxeram transtornos na parte baixa do Parque Confiança, em Varre-Sai, a Prefeitura constatou a necessidade de realizar uma limpeza no Ribeirão Varre-Sai que se encontrava assoreado. Através de uma parceria com Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o serviço de limpeza está sendo realizado em uma extensão de aproximadamente 4 km, na área urbana e rural do município.
A Prefeitura, através de assessor Melchior Pelegrini, entrou em contato com o coordenador do Programa Limpa Rio (Inea), Luiz Antônio Corrêa, que solicitou uma visita do engenheiro do Programa ao local para ver a necessidade do serviço. Enviando em seguida, uma máquina para a realização da limpeza.
Há muitos anos, o Ribeirão Varre-Sai não passa por esse tipo de limpeza, o que foi acumulando lixos, diminuindo o curso do mesmo. A primeira parte da limpeza foi de caráter emergencial e realizada com recursos da Prefeitura de Varre-Sai, com autorização do Inea, e logo em seguida, foi iniciado o Programa Limpa Rio.
“Todo esse trâmite foi realizado com a preocupação de respeitar as leis ambientais. É muito importante observar as necessidades dos cidadãos, respeitando o meio ambiente”, afirmou o assessor da Prefeitura, Melchior Pelegrini.
O serviço começou na Fazenda Vargem Alegre, na área rural, e vai se estender até a ponte da rua Jácomo Fabri, na área urbana do município, compreendendo cerca de 4 km.
“A importância dessa limpeza que está sendo realizada no Ribeirão é que vai resolver definitivamente o problema das inundações promovidas pelas fortes chuvas dos meses de fevereiro e março”, frisou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.
Concluindo o serviço, também será feita a limpeza do córrego que corta o bairro Santa Lúcia até a localidade do Vai e Volta que também causa transtornos à população como entupimento e transbordo.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai
Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário