Hoje dia 30, quarta-feira, das 13 às 17 horas, no INEFI – Instituto de Educação e Formação Integral, na Rasa, em Búzios, acontece o Fórum de “Naturopatia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”. Participarão 120 profissionais da área de Atenção Básica que receberão informações mais aprofundadas sobre essa política autorizada pelo SUS; e como o município pode adotá-la aumentando, assim, o teto da saúde.
O palestrante, Dr. Carlos Lyrio, diretor do Instituto Roberto Costa em Petrópolis-RJ, vai falar sobre PNPIC - Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares, implementada pelo SUS através das portarias ministeriais nº 971 e nº 1600 (03/05/2006/17/07/2016). Ambas estimulam os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde, com base no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo a partir de atendimentos em acupuntura, homeopatia, fitoterapia, crenoterapia, florais, cromoterapia, yoga, reflexologia, medicina tradicional chinesa e medicina antroposófica.
Segundo Carlos Lyrio, que também é coordenador da Pós-Graduação em Naturopatia da PICS - Faculdade Espírita do Paraná, as práticas integrativas e complementares, até bem pouco tempo restritas à iniciativa privada, hoje atendem à demanda crescente do SUS. A prática é multiprofissional, ou seja, abrange todos os profissionais de saúde da Atenção Básica (enfermeiros, médicos, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.); e os recursos, para a implementação dessa política, nos municípios, já estão disponíveis.
A naturopatia visa o bem-estar e a elevação da qualidade de vida, auxiliando no processo de cura e prevenção com a remoção da causa primária dos problemas. A capacitação em naturopatia permite ao profissional a realização de amplo atendimento, observando fatores como o estado mental, emocional e espiritual do paciente; seu histórico familiar, o ambiente onde vive e seu estilo de vida. A avaliação resulta em um diagnóstico que pode incluir um conjunto de tratamentos.
O Fórum contará com a participação da Eco Chef Monica Bull, do Cereall Gourmet, que falará sobre alimentação, saúde e sustentabilidade.
A naturopatia visa o bem-estar e a elevação da qualidade de vida, auxiliando no processo de cura e prevenção com a remoção da causa primária dos problemas. A capacitação em naturopatia permite ao profissional a realização de amplo atendimento, observando fatores como o estado mental, emocional e espiritual do paciente; o histórico familiar; o ambiente onde vive e o estilo de vida. A avaliação resulta em um diagnóstico, que pode incluir um conjunto de tratamentos.
O Fórum contará ainda com a participação da Eco Chef Monica Bull, do Cereall Gourmet, que falará sobre alimentação, saúde e sustentabilidade. Mais informações sobre o curso de Naturopatia no site http://www.ircn.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário