JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: O JORNAL SEM LIMITES PARABENIZA A CIDADE DE APERIBÉ PELOS SEUS 25 ANOS !

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O JORNAL SEM LIMITES PARABENIZA A CIDADE DE APERIBÉ PELOS SEUS 25 ANOS !

O nome "Aperibé" vem de Ape Ribe, que, em tupi-guarani, significa "cachimbo aceso"[


Aperibé é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É banhado pelos rios Pomba e Paraíba do Sul. Tem a maioria de sua população urbana e, aos poucos, começa a possuir uma infraestrutura adequada, com uma indústria formada por mais de uma dezena de Fundições, indústria de Fio Dental, Confecções, Marmorarias que respondem pela principal fonte de emprego. Seu comércio é pujante, com 4 bons Supermercados, 5 Farmácias, Clínicas Médica e Odontológica. Na área educacional, além de uma boa rede Municipal, conta com uma Escola Particular de Ensino Fundamental que atende aos parâmetros de qualidade exigidos pelo MEC. Seu padroeiro é São Sebastião, comemorado no Feriado Municipal, dia 20 de Janeiro.

História

Os mais antigos habitantes conhecidos da região atualmente ocupada pelo município foram os índios puris. A estação ferroviária Chave do Faria, inaugurada em 1883, impulsionou o povoamento da região[6]. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Aperibé permaneceu no município de Santo Antônio de Pádua assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1 de julho de 1983.
O antigo distrito de Chave do Faria, atual município de Aperibé, emancipou-se, em 1992, do município de Santo Antônio de Pádua, quando então contava com uma área de aproximadamente 90 km². Na época, os emancipacionistas reivindicavam o direito de os produtores usarem os trens de carga da Rede Ferroviária Federal, que ligavam o interior de Minas Geraisao município de Campos dos Goytacazes. Elevado a município pela Lei Estadual nº 1.985, de 10 de abril de 1992, foi desmembrado de Santo Antônio de Pádua e constituído em distrito-sede, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.

Geografia

Possui uma área de 89,53 km². As peculiaridades do relevo e da hidrografia do município são, respectivamente: os alinhamentos de cristas do Paraíba do Sul, a depressão (vale) do médio Paraíba, as planícies aluviais dos rios Pomba e Paraíba do Sul, o desaguamento do rio Pomba no rio Paraíba do Sul.

FONTE: Winkpedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário