A cerveja 100% moderniza sua marca à procura de novos mercados e ampliação nas praças onde já é sucesso
A nova identidade visual de Itaipava é a principal novidade da semana no competitivo e criativo mercado de cervejas. A mudança, encarada como a maior de sua história de duas décadas, faz parte de um conjunto de estratégias para a manutenção do crescimento da marca, já entre as mais vendidas do país.
No Rio de Janeiro, a Itaipava tem conquistado, cada vez mais, o paladar dos cariocas. De janeiro a março deste ano registrou crescimento de 2% (de 13,70% para 15,70%) noshare do mercado, somente na capital fluminense. O montante representa aumento no volume de vendas de mais de 180 milhões de litros de cerveja. No mesmo período a marca registrou crescimento de 1% em todo o estado do Rio (de 16,20% para 17,20%).
Criada em Petrópolis, Itaipava é a marca de cerveja que mais cresceu nos últimos anos. De pouco mais de 1% de share em 2001 para os atuais 10%, a cerveja 100% está entre as três marcas mais lembradas em pesquisas Top of Mind. “Agora chegou a hora de darmos um novo fôlego para que a marca cresça ainda mais, sempre seguindo a tríade que nos consagrou: produto de excelente qualidade, preço justo e distribuição eficiente”, diz Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis.
Segundo Eliana, o crescimento é resultado do foco especial dado ao Rio de Janeiro desde o início do ano para ampliar o crescimento da marca e a penetração no mercado da região com um dos maiores índices de consumo de cerveja do país. “O Rio de Janeiro sempre será nosso ponto de referência e motivo de orgulho. Somos daqui. E mais do que uma das principais praças de Itaipava no país, o Rio é estratégico por ser formador de opinião. Em 2016, a Itaipava quer ser, ainda mais, carioca”.
E a Itaipava tem ainda como trunfo a conquista de novos mercados para se manter em ritmo de crescimento. Na região Nordeste, onde a marca chegou em 2012, já é a segunda mais vendida em diversos estados, com um crescimento que superou os dois dígitos em 2015. Além de consolidar sua posição no Nordeste, a marca deve ampliar sua presença em novas regiões, como no Norte do país. A meta é, até o fim da década, estar entre as três mais vendidas.
DE CARA NOVA - Considerada a mais profunda mudança da marca, a tradicional lata branca de Itaipava dá lugar a novos elementos e color code, o dourado ganha destaque e o vermelho característico adquire novo tom, mais escuro.
Simplicidade, autenticidade e ousadia da marca foram as bases dessa mudança, que aconteceu após um ano e meio de trabalho das equipes de marketing, embalagem, institutos de pesquisa e branding, liderados pela agência FutureBrand. “Ouvimos consumidores, parceiros comerciais e especialistas para traduzir todos os conceitos e o nosso jeito de fazer cerveja. O resultado superou nossas expectativas. Temos certeza que os consumidores irão gostar”, diz Eliana Cassandre.
Até o fim de 2016, as gôndolas de todo o país terão a Itaipava Pilsen com novo design. Pontos de vendas, geladeiras, banners e outros materiais visuais também serão renovados.
SOBRE A ITAIPAVA
Criada na década de 1990 em Petrópolis (RJ), Itaipava, a cerveja 100%, foi conquistando o consumidor ao longo das décadas. Hoje é uma das cervejas mais consumidas no país. Sua linha conta com oito tipos diferentes para todos os gostos e ocasiões. São elas: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Fest, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp, Itaipava Chopp Black, Itaipava Zero Álcool e Itaipava Light.
Para mais detalhes, conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br/
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