JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Alerj sobe a Serra: empoderamento da mulher é tema de audiência pública em Nova Friburgo

terça-feira, 3 de maio de 2016

Alerj sobe a Serra: empoderamento da mulher é tema de audiência pública em Nova Friburgo



            
















A audiência da Comissão Especial da Alerj para o Empoderamento da Mulher no Esporte e Política subiu a Serra, nesta segunda-feira, 2, para discutir a importância e a valorização da mulher nos dois segmentos. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Wanderson Nogueira e presidida pela deputada Martha Rocha. Lideranças femininas de importantes setores do munícipio, entre eles OAB, Movimento Negro e Centro de Referência da Mulher participaram do evento.
            Durante a sessão, temas relevantes foram debatidos, como a posição da mulher negra no ranking salarial do país. Segundo a deputada Martha Rocha, nos extremos de maiores e menores salários no Brasil estão, respectivamente, o homem branco e a mulher negra, evidenciando uma desigualdade pungente, nas relações trabalhistas, que passam diretamente por questões raciais e de gênero.
            Além do empoderamento na política, Martha Rocha frisou a desvalorização da mulher no esporte. Em algumas modalidades, os salários são muito diferenciados e mostra o quanto é preciso que se lute por uma mudança: “Podemos citar como exemplo o futebol feminino, já que o futebol é a grande preferência nacional. A jogadora Marta já ganhou diversos prêmios, já fez mais gols pela seleção brasileira que Pelé e Neymar, mas nem por isso o salário e a notoriedade dela são iguais aos de Neymar. Isso tudo nos mostra que ainda há um caminho longo pela frente a ser perseguido por nós mulheres”, disse.
            Tema central da reunião, o protagonismo da mulher na política, contou com o reforço de duas jovens que fazem parte de uma geração de mulheres que dá prosseguimento as lutas centenárias dos movimentos feministas, através de ações coletivas e individuais de empoderamento. Lara Carvalho e Ana Clara participaram da última edição do Parlamento Juvenil. O projeto tem por objetivo inserir o jovem na vida pública e já se destaca também por manter equidade de gênero no número de participantes, diferente do que ocorre no dia a dia do legislativo estadual.  
            Coordenador do Parlamento Juvenil na Alerj e propositor da audiência de empoderamento da mulher em Nova Friburgo, o deputado Wanderson Nogueira destacou a importância de apoiarmos as ações das mulheres nas novas gerações: “No Parlamento Juvenil conseguimos ter uma média de participação bem dividida entre homens e mulheres, infelizmente isso não acontece na rotina real do parlamento. Num cenário com 70 deputados, apenas 9 são mulheres. O que precisamos é auxiliar também para que jovens como a Lara e a Ana Clara tenham garantido seus espaços na vida pública. É preciso trabalhar o empoderamento na base, sem espaço para retrocessos”, concluiu Wanderson. 

-- 
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário