JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: PROCON Estadual já autentica Livro de Reclamações obrigatório em todos os estabelecimentos do RJ e Santo Antonio de Pádua já funciona.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PROCON Estadual já autentica Livro de Reclamações obrigatório em todos os estabelecimentos do RJ e Santo Antonio de Pádua já funciona.

 








A Lei Estadual 6.613,de2013, criou o Livro de Reclamações que agora todos os estabelecimentos de bens e serviços do estado são obrigados a ter, e o consumidor pode exigi-lo para registrar sua reclamação. Segundo a lei, cabe ao Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), a fiscalização para verificar se os estabelecimentos estão adequados à nova norma. Operações de fiscalização deverão ser programadas para vistoriar seu uso, e inicialmente as ações deverão ser apenas informativas, explicando aos donos dos estabelecimentos sobre a nova lei. A autarquia já autenticou livros de reclamações de 19 empresas do estado.

De acordo com a lei, as reclamações serão registradas no livro em três vias. Uma delas será enviada ao Procon Estadual em, no máximo, 30 dias após seu preenchimento. A 2ª via ficará com o consumidor e a última com o próprio estabelecimento. Caso o Livro de Reclamações não seja disponibilizado ao consumidor, este pode denunciar o caso na Delegacia do Consumidor (Decon). Segundo a lei, não será aceita justificava para a ausência do livro e o estabelecimento que não o possuir poderá ser interditado.













A casa de Saúde Pio XII segue as normais exigida pelo Procon

 È  desta forma que o livro deve ficar a vista do consumidor

Este é o formulário que deve ser preenchido no estabelecimento








Em santo Antonio de Pádua o consumidor já pode fazer sua reclamação direta no estabelecimento, os livros têm que ficar a vista e todo cliente deve ser informado para ser for necessário fazer uso do mesmo. Muitas lojas atendem mal, principalmente na compra de um utensílio  o prazo de troca e entrega de um produto novo não  é respeitado quando vem com defdeito,recomendam ao cliente enviar para garantia o que é errado a troca é um direito do consumidor.

Reclamações também de casas de saúde podem ser feita.


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