JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Movimento contra a privatização do estacionamento rotativo de Nova Friburgo vai às ruas nesta sexta-feira

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Movimento contra a privatização do estacionamento rotativo de Nova Friburgo vai às ruas nesta sexta-feira



Atendendo a solicitação popular, o movimento “Eu não vendo minha cidade” e o Fórum Sindical organizam ato público contra a privatização.
Atendendo a solicitação popular, o movimento “Eu não vendo minha cidade” e o Fórum Sindical de Nova Friburgo irão às ruas nesta sexta-feira, 25, a partir das 16h30 para um ato público contra a privatização do estacionamento rotativo. Em apenas 15 dias, foram contabilizadas mais de 20 mil assinaturas, um recorde para ações de petição popular em Nova Friburgo. O objetivo é mostrar ao prefeito da cidade que a população não apoia a terceirização do serviço.
Desde o dia 7 de setembro, o abaixo-assinado contra a privatização do estacionamento rotativo circula pelo município ganhando cada vez mais força. Para o deputado estadual Wanderson Nogueira, que iniciou o debate sobre a privatização através de seu mandato, a ação em conjunto com a população é o que tem dado respaldo ao movimento: “As ruas são das pessoas, nada mais justo que elas tenham o direito de decidir os rumos dessa questão. Assim como no passado o friburguense não queria a privatização da nossa água, hoje ele não quer a privatização das nossas ruas. E desta vez, unidos, estamos conseguindo avançar na questão e fazer valer a vontade da população”, destaca o parlamentar.
A Prefeitura de Nova Friburgo se movimenta para conseguir entregar as ruas da cidade para exploração da iniciativa privada. No final de julho, o prefeito Rogério Cabral publicou decreto regulamentando a cobrança terceirizada do estacionamento rotativo da cidade. Na mesma semana o executivo municipal também divulgou que a licitação, para definir qual empresa terá o direito de explorar o serviço, já estaria em andamento. Na prática, a prefeitura pode entregar até 90% da receita arrecadada para a empresa que vencerá a licitação, 5% para o Fundo de Compensação Tarifária e somente 5% ficam nos cofres da PMNF.
Após iniciado o debate sobre a questão, a população cobrou e os 11 vereadores que em 2014 haviam aprovado o projeto de lei da Prefeitura para regulamentar a cobrança voltaram atrás. Por unanimidade foi aprovada na Câmara Municipal, em primeira discussão, uma emenda à lei orgânica que proíbe concessão de estacionamento público. No entanto, o Prefeito Rogério Cabral pode dar continuidade à privatização, alegando que a mudança foi feita depois do processo iniciado. Assim, para evitar um futuro embate jurídico é preciso que o decreto apresentado pela Prefeitura seja anulado. Além disso, também é necessário garantir que a emenda a Lei Orgânica seja aprovada em segunda discussão no legislativo municipal.
Na página do evento no Facebook centenas de friburguenses já confirmaram presença no ato. Entre aqueles que estarão na manifestação popular está o deputado federal Glauber Braga, que em sua página na rede tem declarado total apoio ao movimento “Eu Não Vendo Minha Cidade”.
Serviço: Ato público contra a privatização do estacionamento rotativo de Nova Friburgo.
Local: Em frente a Caixa Econômica Federal da Av. Alberto Braune
Hora/Data: 25/9, sexta-feira, às 16h30
--
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Laiane Tavares - (22) 99993-8792
Tamara Castro - (22) 99755-4410
Assessoria de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário