JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Prefeitura de Itaperuna recebe assessoria de agentes do PNAE

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Itaperuna recebe assessoria de agentes do PNAE




Durante dois dias (03 e 04/02), agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão trabalhando em parceria com a Prefeitura de Itaperuna. Através de reuniões nas Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura e visitas técnicas, os enviados do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) - prestador de apoio técnico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas -, irão analisar compra e venda de gêneros alimentícios vindos da agricultura familiar para as unidades de educação do município.

O prefeito Alfredo Rodrigues – Alfredão, também participou do primeiro encontro quando foi esclarecida a nova resolução que trata da comercialização desses tipos de itens e reforçou a importância deste trabalho, trazendo aperfeiçoamento ao município para fortalecimento do programa.

Os nutricionistas do PNAE, falaram da importância em ter um cardápio variado e bem classificado para servir na merenda escolar. Eles esclareceram ainda como fazer pesquisa de preços, como elaborar chamadas públicas e buscar a melhor opção para o município.

Ronaldo Martin, um dos agentes, informou que Itaperuna foi escolhida devido ao grande número de agricultores e também pela alta produção vinda do campo.
Luiz Alberto Azevedo, secretário de Agricultura de Itaperuna, contou que os agricultores passam frequentemente por capacitação oferecida pela Prefeitura, estando aptos para produzirem com qualidade e venderem e explicou que a central que recebe os alimentos, antes de serem distribuídos para as escolas, precisa de melhorias.

A secretária de Educação do município, Aparecida Vargas, lembrou que o agricultor familiar confia em vender os produtos para a prefeitura, pois sabe que vai receber o pagamento conforme combinado. “Essa é uma conquista da nossa gestão do prefeito Alfredo. Conseguimos reconquistar a confiança do produtor rural, pois estamos pagando no prazo de 30 dias”, diz.

A partir da visita diagnóstica dos agentes, o município vai receber, dentro de 30 dias, relatório com as observações e considerações sobre a pesquisa feita em Itaperuna.

Ainda participaram da reunião, representantes do setor de licitação e jurídico da prefeitura, além das nutricionistas da Secretaria de Educação e demais envolvidos na execução do PNAE.

Crédito para fotos: Marcelo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário