JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Associação Folclórica de Pádua e secretaria de Cultura promovem encontro de Folia de Reis

domingo, 6 de janeiro de 2013

Associação Folclórica de Pádua e secretaria de Cultura promovem encontro de Folia de Reis

Vídeo


Vídeo
Coordenadora de Cultura Claudia Valeria

Hoje dia 06 de Janeiro, quatro grupos de folia de reis se apresentaram no centro de Pádua em frente à prefeitura onde esta o presépio montado pela municipalidade. Os grupos eram de Pirapetinga –MG,  Miracema e Santo Antônio de Pádua,  o grupo de Miracema chamado folia dos três Reis do mar São Sebastião fundado a 60 anos pelo Srº Geraldo Massau, foi o primeiro a se apresentar em seu grupo estão também os três filhos que não deixam essa cultura morrer continuando de geração em geração. O encontro foi promovido pela associação Folclórica de Santo Antônio de Pádua, presidida pelo Srº Nico e teve o total apoio da nova gestão da prefeitura municipal de Pádua, secretária de Educação e Cultura.  A coordenadora  de Cultura Claudia Valeria deu uma entrevista exclusiva ao Jornal Sem Limites e falou da importância em apoiar eventos desses tipos e da sobrevivência da cultura em Pádua que andava apagada, por falta de apoio. Veja o vídeo mais tarde com esta entrevista da Secretaria Valeria que estava acompanhada de seu filho e de seu irmão Sarg. Neves (Bebeca).


Folia de Reis 2013




Srº Geraldo Massau criou seu grupo de Folia de Reis há 60 anos.
















associação Folclórica de Santo Antônio de Pádua, presidida pelo Srº Nico





3 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores!.....

    De origem europeia, festa também é tradicional no Brasil e volta a ser revivida em Pádua.

    * O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz à tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

    Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Nessa data, os magos são colocados no presépio e o menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.

    Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, festa da "Befana" (uma velha bruxa que dá presente para as crianças). No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.

    Festa de Reis no Brasil
    No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

    Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.

    De porta em porta
    O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. As companhias vão de porta em porta durante os seis dias de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.

    Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

    Fonte: http://educacao.uol.com.br/folclore

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cláudia Valéria

    Não desmerecendo os demais Secretários,mas vc está de parabéns! Mostrou logo de início que assumiu o cargo para mudar e melhorar Pádua. E fez com responsabilidade, compromisso e competência,mostrando que está a trabalhando para o Povo, fazendo por merecer o cargo de secretária de Cultura.
    Estou muito feliz por vc e mais ainda por todos nós Paduanos por termos uma secretária que acredito que estará do nosso lado. Infelizmente eu não posso dizer isto de todos os Secretários, mas tem outros ótimos também, mas alguns honestamente eu acredito que trabalharão para seus "bolsos".
    Mas este é O SEU MOMENTO E VC É 10! Enfim uma secretária a altura do que o Povo merece.

    bjs!

    Graciana

    ResponderExcluir
  3. PEGAR AS COISAS PRONTAS E MOSTRAR. É FACIL. TODO ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PELA RESPONSÁVEL DA SECRETARIA DE CULTURA ALIADA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VERA KÉZEN. PARECE AO MEU VER QUE 12 FESTIVAIS PADUANO DO FOLCLORE FICARAM NA HISTÓRIA. E A COORDENADORA ATUAL DE CULTURA, PARECE MUITO GOSTAR DO CARGO QUE OCUPA, NUNCA A VI EM NENHUM DESSES FESTIVAIS... E NA ESCOLA QUE VC TRABALHAVA, NUNCA VI DESENVOLVER UM PROJETO COM ESSAS CARACTERÍSTICAS, OU PARECIDO. LEMBRE-SE QUE VC ERA ORIENTADORA DA ESCOLA. E NADA FOI FEITO. FICA A DICA, COMO A MUDANÇA ESTÁ VALENDO A PENA.VAMOS VER SE VAI CONTINUAR ´DURANTE OS 4 ANOS.

    ResponderExcluir