Integração de parcerias contribui para o sucesso do projeto de educação socioambiental
Uma atividade extraclasse quebrou a rotina de 29 alunos do 9° ano da Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, na tarde de 11 de setembro. Eles foram conhecer a nascente que dá origem à microbacia Valão do Cedro, na divisa entre os municípios de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana. A ação faz parte do projeto de educação socioambiental executado pelo Rio Rural, através da Emater-Rio e do Centro de Referência Agroambiental (CRAA) do Noroeste Fluminense, em parceria com a secretaria municipal de educação (Semed).
“A integração de parceiros é um dos objetivos do programa Rio Rural e é muito importante para alcançarmos bons resultados. Agregar novos conhecimentos torna o projeto mais rico e beneficia os alunos. Ainda estamos começando, queremos que o trabalho cresça, e o apoio de outras instituições públicas e privadas é essencial”, disse Carlos Marconi, técnico da Emater-Rio e coordenador do CRAA.
O valão do Cedro atravessa o bairro Cehab, onde a escola está localizada. O interesse dos alunos em conhecer a nascente que dá origem ao córrego surgiu no levantamento de demandas realizado na fase de planejamento dos projetos implantados no colégio. Será feito um estudo do valão, comparando a qualidade da água na nascente e na área urbana, apurando as consequências da interferência do homem no ambiente – acúmulo de lixo, assoreamento e poluição.
As professoras Marina Gloria da Costa e Rejane Moraes Gonçalves acompanharam a turma durante a visita. Os alunos preencheram o formulário de observação de campo, onde anotaram detalhes sobre a fauna, a flora e a água encontrada. Em sala de aula, participarão de debates e usarão os dados para fazer um diagnóstico de avaliação das características do valão.
Ex-aluna, Dandara da Silva Paixão cursa o último período da faculdade de Biologia e atua como voluntária na escola. “Esta iniciativa é muito importante para a formação de cidadãos conscientes, que vão construir um futuro melhor. Se desde o início as pessoas se preocupassem com o meio ambiente não teríamos esta degradação que vemos hoje”, disse Dandara.
A atividade contou também com outros parceiros, como as secretarias municipais de Defesa Civil e de Meio Ambiente, e a ONG Sociedade Amigos da Natureza. A Ferrous, empresa do ramo de mineração que está construindo um minerioduto na região, já havia firmado uma parceria com a escola. O programa Conviver, implantado pela empresa, adota uma estratégia de educação socioambiental, com objetivos semelhantes aos do projeto do CRAA.
A parceria entre o Programa Rio Rural, a Emater-Rio e a Secretaria Municipal de Educação visa promover educação socioambiental através de palestras e visitas a campo, transformando alunos em disseminadores capazes de intervir positivamente no meio em que vivem. Este foi o primeiro dia de campo realizado pelo projeto. O ciclo de palestras terá início em outubro, quando 314 alunos do 9º ano do ensino fundamental de várias escolas assistirão a palestras no Centro de Referência Agroambiental.
Legendas:
01 – O biólogo e técnico da Emater-Rio, Carlos Marconi, guiou a visita e respondeu as perguntas dos alunos.
02 – Alunos preencheram o formulário com informações sobre a fauna, a flora e as características da água no local.
03 - A nascente do valão do Cedro fica exatamente na divisa entre os municípios de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário