JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Lançada Pedra Fundamental do futuro campus do IFF em Pádua

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lançada Pedra Fundamental do futuro campus do IFF em Pádua


Um número expressivo de pessoas prestigiou, na semana passada, dia 29 de março, o lançamento oficial da Pedra Fundamental de construção do futuro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. A solenidade aconteceu nas dependências do Ciep 266, E.M. Dep. Armindo Marcílio Doutel de Andrade.
Participaram da solenidade, o prefeito de Pádua, José Renato Fonseca Padilha, o vice-prefeito, Ralph Kezen Leite, o ex-prefeito Nando Padilha e a totalidade dos secretários municipais. Representando o IFF, o reitor Luiz Augusto Caldas e sua comitiva, e ainda, representando o Senador Lindbergh Farias, o 1º suplente, Olnei Botelho.

O clima era de notável alegria e expectativas.
A construção do IFF será responsável por uma mudança positiva na vida de jovens e adultos, de Santo Antônio de Pádua e região.
A importância da instituição foi esmiuçada com a leitura de um breve histórico de criação do IFF, antes dos discursos, um texto esclarecedor para o público presente.
Decorrido a leitura do histórico do IFF, as autoridades municipais e representativas da instituição descerraram a placa de lançamento das atividades do IFF no município de Santo Antônio de Pádua, ação esta, fortemente aplaudida pelo público presente.
Em seu discurso, o Reitor, Luiz Augusto Caldas, enfatizou a importante contribuição do IFF com o desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, contando hoje com um campus em Itaperuna e outro em Bom Jesus do Itabapoana. Ele ainda ressaltou a importância, para o município, da instalação de um campus no local.
 “Quero dizer que a instalação do campus Santo Antônio de Pádua representa uma ampliação de oportunidades para a juventude, para o pequeno, para o médio, para todos aqueles que trabalham e geram renda nessa região. Nosso compromisso é fazer com que, de fato, esse empreendimento se transforme, se potencialize a cada dia na perspectiva crescente de atendimento aos interesses da sociedade, dos jovens e dos trabalhadores dessa região”, disse. 


O Prefeito, José Renato Fonseca Padilha, falou da satisfação que o momento representa. “O lançamento desse campus irá proporcionar aos moradores, não só de Santo Antônio de Pádua, mas da região, uma oportunidade para estudar. Nós, que somos um pólo importante na indústria, indústria da pedra de revestimento e indústria de papel teremos aqui cursos profissionalizantes para os nossos jovens”, destacou.
O ex-prefeito de Pádua, Luis Fernando Padilha Leite foi homenageado durante o evento por sua iniciativa em tornar a área do campo de aviação em uma área de utilidade, ação esta que gerou e está gerando desenvolvimento e crescimento no terreno, até então desativado. Muito emocionado, Nando Padilha agradeceu ao Executivo Paduano pela lembrança, ressaltando que toda forma de luta e amor por Santo Antônio de Pádua são validas. “É aqui que crescemos, criamos nossos filhos. Temos o dever de lutar por Pádua e por um futuro melhor para toda comunidade”, disse.
Já o vice-prefeito de Pádua, Ralph Kezen Leite ressaltou as ações positivas que estão em andamento no município, lembrando que a atual administração tem o compromisso de promover o progresso do município em sua totalidade, levando trabalho, educação, obras públicas, eventos de interesse local e regional, geração de postos de trabalho e saúde a toda comunidade.
Ao discursar representando o Legislativo Paduano, a vereadora Masa falou do momento histórico que ora a comunidade testemunhava.
“Este momento é um marco para o engrandecimento de Pádua e a região como um todo. Esta ação reflete os anseios do poder público, em atender as necessidades dos cidadãos. Este será um espaço de referência para a aprendizagem e a profissionalização. Que a obra a ser edificada sirva ao povo paduano por muitos anos e reflita o avanço de uma cidade que, por meio de vários projetos, está trazendo dinamismo à economia de nossa região”, concluiu Masa.
 O terreno onde será instalada a unidade do IFF tem 31 mil m² e, de acordo com o projeto arquitetônico preliminar, deverá contar com blocos administrativos e pedagógicos, laboratórios, ambiente esportivo, entre outros, entretanto, o projeto final será definido de acordo com os cursos a serem oferecidos pela unidade. A previsão é de que o campus comece a funcionar em até dois anos.
Saiba mais sobre o IFF em: www.iff.edu.br

Registra-se ainda a presença da totalidade dos empresários e funcionários do setor de pedras de Santo Antônio de Pádua. Eles prestigiaram o evento para agradecer as ações do prefeito José Renato Fonseca Padilha junto ao Senador Lindbergh Farias, na luta por melhorias e soluções de problemas do setor.

Texto: Ascom Pádua
Sandro Olivier/Kellen Leal
Fotos: Márcia Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário