JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Grupo LAGRO se apresenta em Aperibé em homenagem ao dia da Consciência Negra

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Grupo LAGRO se apresenta em Aperibé em homenagem ao dia da Consciência Negra


Em homenagem ao Dia da Consciência Negra foi realizada em Aperibé, na sexta-feira, 19 de novembro, uma apresentação do Grupo LAGRO (Laboratório e Arte Glauber Rocha) de Nova Friburgo intitulada “Negro em Movimento 4”.  Os alunos friburguenses participantes foram: Alessandra Soares, Alexandre da Matta, Carlos Eduardo Araújo, Carolaine de Oliveira, Charles Silva, Geiciele de Oliveira, Igor Santos, José Lucas de Freitas, Josias Felix, Larissa Monteiro, Letícia Barros, Luísa Lacave, Luiz Renato Mendonça, Maike da Silva, Maria Eduarda Pereira, Matheus Thomaz, Nataliane Silva, Pedro Henrique Antônio, Rayune Silva, Rhithieli Silva, Ronald Rosa e Vitor Moyses Barros. O grupo tem a direção geral do professor Almir Borges, assistente de direção da professora Ana Cláudia Pereira, texto e roteiro dos professores Eliane Maria da Costa, Ana Angélica Ramos e Almir Borges, cenografia de Délio Russo, adereços de Rita Bard e áudio de Rudson do Espírito Santo.
Segundo o presidente da Casa da Cultura Marcelo da Cunha Hungria este evento é de suma importância para o fortalecimento das raízes historicoculturais e por um Brasil de respeito às diversidades e, principalmente, pelo fim de toda e qualquer forma de discriminação que ainda possa ter. “Comemorar o Dia da Consciência Negra é fazer uma justa homenagem à luta e resistência de povo, mais ainda, às atribuições que trouxeram e que são partes integrantes na construção deste Brasil de tantas variantes culturais,” argumentou.
Ainda de acordo com Marcelo, se tem aqui no país uma diversidade de cores, de ritmos, de sabores e saberes. “Somos flexíveis e receptíveis, explicação que basta para entendermos esse caldeirão cultural fervilhante. A importância dessa data está na reflexão sobre o valor de tudo isso na nossa cultura. O papel do espaço cultural que é a Casa da Cultura deve ser esse: reconhecer, valorizar e incentivar a cultura afro como forma de resistência e de luta contra qualquer tipo de opressão,” salientou.
O presidente da Casa da Cultura fez questão de agradecer as pessoas que apoiaram e ajudaram para a realização do evento. “Gostaria de agradecer ao vereador Jairo Barbosa que foi o facilitador da ideia de trazer o grupo a nossa cidade, ao prefeito dr. Flávio Gomes de Souza, a secretária de Educação e Cultura Cássia Amim Pontes, ao secretário de Transportes Michel Maia, a toda equipe da Casa da Cultura, e acima de tudo, as pessoas que apadrinharam com presentes as crianças que se apresentaram e, principalmente, a todos aqueles que prestigiaram o evento,” concluiu.
Fonte: Ronnie Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário