JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Departamento de Recursos Minerais vistoria fenda geológica em Miracema

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Departamento de Recursos Minerais vistoria fenda geológica em Miracema


Acompanhado do secretário municipal de Obras e Urbanismo, Ronilto Fonseca Cardoso da Cunha, o geólogo Sérgio Leonardo Chouin Varejão, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janerio (DRM-RJ), inspecionou toda a encosta do morro existente entre as ruas dos Gabriéis e José Monteiro de Barros, ambas na parte baixa do bairro do Hospital, e a Rua Jandira Alvim Braga, na parte de cima, para estudar a fenda geológica existente na área.
O problema tem relativa gravidade e foi levantado na Câmara Municipal pelo vereador Paulo César da Cruz de Azevedo, que fez uma indicação oficial ao prefeito Ivany Samel solicitando a vinda dos especialistas do DRM-RJ a Miracema, a fim de levantarem este e outros locais que correm risco de deslizamento de encosta. Paulo Azevedo, que é 1º secretário do Legislativo miracemense e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, também acompanhou a inspeção do DRM-RJ, realizada no dia 1º de outubro.
- O geólogo visitou os pontos indicados pela Secretaria Municipal de Obras e pela Defesa Civil e verificou a fenda geológica existente entre a Rua Jandira Alvim Braga e a Rua do Café. Nos próximos dias, ele nos enviará um relatório, com base no qual faremos projetos de captação de recursos junto aos governos estadual e federal para fazer essas obras de contenção o mais rapidamente possível - explicou o secretário Ronilto Cardoso da Cunha.
O DRM-RJ é o órgão que realiza serviços geológicos do Estado do Rio de Janeiro. Em menos de dois anos, esta foi a segunda vez que veio a Miracema analisar áreas de risco. “A primeira ocorreu após o período de chuvas de 2009 e serviu para embasar a nossa Avaliação de Danos (Avadan) feita pela Defesa Civil”, informou o secretário. Naquela ocasião, o diagnóstico do DRM-RJ ajudou a substanciar a liberação de recursos para os 64 muros de arrimo que são construídos em Miracema neste segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário