JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Exposição ‘Pincelas da Imaginação’ na Casa da Cultura de Aperibé

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Exposição ‘Pincelas da Imaginação’ na Casa da Cultura de Aperibé


Na quinta-feira, 05 de agosto, foi aberta na Casa da Cultura de Aperibé a exposição ‘Pincelas da Imaginação’ das alunas do ateliê Vanda Lanes. Num total de vinte e quatro telas a exposição fica aberta ao público de 05 de agosto até 04 de setembro, nos dias de funcionamento da Casa que é de segunda-feira a quinta-feira das 12:00h às 21:00h, na sexta-feira de 12:00h às 22h e aos sábados das 18:00h às 22:00h. As alunas que tiveram os trabalhos expostos foram: Janaina dos Santos Curty, Renata Venceslau, Luzia Luz, Tânia Mara, Leia dos Santos, Sônia Dias, Gilmara Brum, Izabel Cabo, Carmélia Mota, Nena Curty, Ivete Gregório e Rosângela Luz.
De acordo com a aluna Luzia Luz, que falou em nome das demais, que é uma honra muito grande participar desse grupo, porque sempre teve vontade de pintar um quadro e através da professora Vanda pode realizar esse sonho. “A Vanda trata todas as alunas com muito carinho e tem uma paciência enorme para ensinar a todas as alunas sempre com muito amor. A nossa turma é muito amiga e ficamos contando os dias para chegar o dia da aula. Eu considero que esta arte de pintar nos traz uma paz e temos esse devaneio e sonho e é muito gostoso poder pintar. Esse é um momento muito importante que estamos mostrando para a comunidade o nosso trabalho e tudo aquilo que temos feito dentro da escola. Creio que a comunidade gostou e temos sempre que compartilha as coisas boas da vida,” destacou.
A professora Vanda Lanes que já pinta há trinta anos e a ideia de passar o conhecimento adiante surgiu quando ela começou a ensinar a prima e consequentemente foi contratada pela prefeitura de Itaocara como instrutora de artesanato, e sempre ensinou a pintura em tecido, e agora também em tela tanto em Itaocara como no seu ateliê. “É muito gratificante poder vê um aluno expondo um trabalho, com isso você vê o resultado do seu trabalho e percebe que o aluno se interessou e percebo que consegui passar para o aluno um pouco daquilo que sei, como hoje, com os trabalhos das alunas feito com muito amor e dedicação, elas ficam felizes e ficou mais ainda vendo os trabalhos expostos,” argumentou.
Ainda conforme disse Vanda, ela sempre ajudar os alunos naquilo de bom que pode passar e deseja para cada um tudo de bom, que consigam ter o empenho de cada vez mais fazer belos trabalhos. “Eu gostaria de agradecer ao Marcelo e todos da Casa da Cultura que estão dando mais uma oportunidade para que eu possa mostrar os trabalhos das minhas alunas e com isso elas ficam muito felizes,” declarou.
Segundo o presidente da Casa da Cultura de Aperibé, Marcelo da Cunha Hungria, a primeira exposição coletiva foi na abertura da Casa em 2007, com as também alunas da professora Vanda Lanes. “Cada exposição é sempre nova e é muito gratificante para nós da Casa da Cultura receber essas exposições, porque sempre aprendemos como elas. Quando a professora diz que o papel dela com as alunas é fazer com que elas busquem criar, e mesmo quando copiamos, entre aspas, algum trabalho que elas gostem, na verdade, nós estamos sempre inovando, porque quando se copia algo, de alguma maneira você está dando a sua nuance, as novas matizes, os novos tons e estilo. E para nós estarmos abrindo esta exposição é um momento muito gratificante, porque a Vanda está representando a nossa cidade com as alunas que são de Aperibé e municípios vizinhos. Nós da Casa da Cultura ficamos sempre gratos quando o convite é aceito e creio que aqueles que vêm aqui, também ficam satisfeitos com que veem,” frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário