JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha

 Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha




 

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através do trabalho em equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de imunizar a população de cães e gatos da zona urbana, promoveu no último sábado, 25, Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.

Na oportunidade, as equipes formadas por técnicos dos respectivos setores estiveram fazendo a aplicação do imunizante contra a raiva animal, utilizando as UBS dos bairros, durante todo o dia.

Segundo Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, o diferencial desta vacinação, “foi a ampliação nos números de UBS abertas no sábado, facilitando o acesso da população, para que os tutores dos animais, ficassem mais próximos de suas residências, e assim assegurando maior comodidade aos cães e gatos”, diz.

A abertura dessas unidades de saúde, fez com que a vacinação tivesse uma dinâmica mais rápida no momento da vacinação, sem aglomeração e seguindo todos dos protocolos neste momento de pandemia. Parcialmente foram vacinados 5.929 cães e 1.569 gatos, porém, estes resultados são das conferências preliminares.

“Na ação, contamos com agentes de endemias, médicos veterinários, enfermeiros de suas respectivas UBS, acadêmicos do curso de Veterinária da UNIG Campus - V, entre outros profissionais de apoio, contabilizando 140 profissionais, no total. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os profissionais envolvidos, que prontamente estiveram presentes no sábado, atendendo com satisfação os animais e seus tutores. Muito obrigado a todos”, finaliza Adriano.

A RAIVA É UMA DOENÇA MORTAL

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

A melhor forma de prevenção contra a raiva animal, que pode ser transmitida para humanos, é vacinação dos animais. Se acidentalmente a pessoa for mordida ou arranhada por algum animal, ou teve contato com animais andarilhos, desconhecido de dono ou silvestres, as recomendações indicam que a pessoa deva lavar com água e sabão, imediatamente e abundantemente o local da lesão, e com a maior urgência possível, procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

De modo geral, animais com suspeitas de raiva se mostram agressivos (tanto com pessoas, como com objetos), arredios, procurando locais escuros, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

ATENÇÃO PARA A RETIRADA DE VACINA ANTIRRÁBICA ANIMAL

Caso a pessoa não tenha conseguido levar o animal para ser vacinado no dia da campanha, a vacina estará disponível no Setor de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h no seguinte endereço: Rua Benedito Nicolau, 828, São Mateus (antiga Fábrica de Remédios). É preciso levar isopor com gelo, para o transporte da vacina.

VACINAÇÃO - DISTRITOS

16 DE OUTUBRO: 9h às 16h – UBS Retiro, UBS Venâncio, UBS Raposo

23 DE OUTUBRO:  9h às 16h – UBS Aré, UBS Penha, UBS Boa Ventura, UBS Córrego da Chica

Ainda serão definidas as datas para as vacinações nas localidades do Avahy, Itajara, São Sebastião do Alto e demais localidades prioritárias.

 

DECOM - Itaperuna

Ângelo José Mendes, Gerente da Caixa Econômica orienta clientes sobre golpe por SMS. Não Abram!!!!!!!!!

                                                  


Gerente da Caixa Econômica Itaocara, interior do Estado do Rio de Janeiro. comunica que vem ocorrendo um FAKE NEWS, por SMS e e-mail, pedindo os clientes para clicarem em determinado link.

 

                      

 

“- A Caixa tem um sistema eletrônico o mais seguro possível. Justamente para proteger nossos clientes. Não vamos enviar mensagens para que cliquem em link. Então, se receber tal mensagem, ignore. Não seja enganado. Proteja seu patrimônio. Por favor, divulgue essa informação com seus amigos, para que possamos prevenir o máximo de pessoas possível.”

 Finalizou Ângelo Mendes.


Então não abram e-mails ou  links no celular, fiquem atentos.

                        

 

Fonte: Nova Voz

                                



                                      








Alerj aprova projeto de lei que concede pagamento de RAS para policiais intimados pela Justiça

 O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou na terça-feira (28/09), em segunda discussão, o projeto de lei 388/2019, do deputado Filippe Poubel (PSL), para que policiais militares e policiais civis que estiverem de folga e forem intimados pela Justiça estadual possam receber o Regime Adicional de Serviço (RAS) mínimo de oito horas. A proposta segue para análise do governador Cláudio Castro (PL).





De acordo com o projeto de lei, o pagamento do RAS só ocorrerá quando o policial for testemunha ou autor de prisão ou apreensão. A gratificação não poderá ser paga para ocasiões de comparecimento ao Judiciário para ações de natureza cível e nem quando o agente for réu.

A proposta aprovada pela Alerj também estabelece a realização de um estudo de impacto orçamentário-financeiro e que caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei mediante à aprovação do Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio enquanto perdurar sua vigência.

“Os deputados entenderam a covardia feita aos policiais, que são obrigados a prestar depoimento no dia de folga, perdendo o tempo que deveriam estar descansando, com a família, ou resolvendo assuntos particulares. Para piorar, muitas vezes a audiência se estende ou é cancelada, é mais do que justo que os policiais sejam ressarcidos”, argumenta o deputado Filippe Poubel.

Deputado Filippe Poubel é autor do PL 388/2019, que concede pagamento do RAS aos policiais intimados para audiências judiciais 


Juliana Oliveira 
Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CCJ da Alerj aprova projeto para ampliar utilização de energia solar no Estado do Rio de Janeiro

 Proposta do deputado Jair Bittencourt permite novas instalações de sistema fotovoltaico para o mesmo CPF ou CNPJ



Deputado Jair Bittencourt afirma ser urgente ampliar uso da energia solar para maior economia no bolso dos consumidores 




A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu parecer favorável ao projeto de lei 3263/2020, do deputado Jair Bittencourt (PP), para ampliar a utilização da energia solar em propriedades no Estado do Rio de Janeiro. A proposta assegura ao consumidor, em caso de aquisição de mais propriedades, o registro de instalação de novos sistemas de geração de energia fotovoltaica vinculada ao CPF e/ou CNPJ, desde que haja viabilidade técnica.


O sinal verde da principal comissão da Alerj ocorre no momento em que bandeira tarifária no país é a vermelha, escassez hídrica, tornando ainda mais cara ao consumidor a utilização de energia elétrica. Com o parecer da CCJ, o projeto de lei já pode ir a votação em plenário.


Levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta o Rio de Janeiro como oitavo no ranking de energia solar no país. Para o deputado Jair Bittencourt, o custo elevado da energia elétrica é mais um motivo para fazer avançar o uso de energia limpa nas áreas urbanas e rurais do Estado.



“Infelizmente, diante do quadro de escassez hídrica, tornou-se comum a cobrança de taxa extra na conta de luz, por isso nós precisamos tratar com urgência da consolidação de alternativas para o país não continuar refém das hidrelétricas. Estão mais do que comprovados os benefícios do uso da energia solar para o bolso dos consumidores e o meio ambiente. É muito importante aprovarmos esse projeto de lei para maior economia para as famílias, empresas, pequenos e grandes produtores”, afirma o vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt.




Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

(21) 99823-8672










IBGE Release Pesquisa Mensal de Serviços

 

O que é?

Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.




A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2011 e apresenta indicadores a partir de janeiro de 2012. Compõem a pesquisa indicadores gerais, sem detalhamento por atividade, para o Brasil e as 27 Unidades da Federação. Para o Brasil, há indicadores por atividade, de acordo com os seguintes grupos e subgrupos: serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação; outros serviços prestados às famílias); serviços de informação e comunicação (serviços TIC; serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias); serviços profissionais, administrativos e complementares (serviços técnico-profissionais; serviços administrativos e complementares); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (transporte terrestre; transporte aquaviário, transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio); e outros serviços. Também são produzidos indicadores por atividade para os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e o Distrito Federal, com o seguinte nível de desagregação: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.




Serviços crescem 1,1% em julho e atingem maior nível em cinco anos


O volume de serviços, que cresceu 1,1% na passagem de junho para julho, quarta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 5,8%. Com isso, o setor está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também alcança o patamar mais elevado desde março de 2016. Mesmo com o avanço, o setor ainda está 7,7% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.



Resumo:

• Com o avanço da vacinação e a maior flexibilização das atividades econômicas, os serviços de caráter presencial seguem avançando, mas ainda num ritmo inferior ao de fevereiro de 2020. O que sustenta o setor de serviços no patamar um pouco abaixo de março de 2016 são os serviços de caráter não presencial, como serviços de tecnologia da informação, serviços financeiros, e armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio, que obtiveram ganhos de receita mais expressivos.

• Apesar do avanço em julho, serviços prestados às famílias operam 23,2% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. Essa é a única das cinco atividades que ainda não superou o nível pré-pandemia. Alguns estabelecimentos fecharam e outros reabriram, mas ainda não operam com plena capacidade. No lado da demanda, há pressão por conta da falta de avanço da massa de rendimento das famílias e do nível de desemprego elevado, que impedem que esse serviço cresça na mesma forma que os demais apurados dentro do setor”.

》》Link do release:
• https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31652-servicos-crescem-1-1-em-julho-e-atingem-maior-nivel-em-cinco-anos





Ricardo Morel

Supervisão de Disseminação de Informações (SDI)
Unidade Estadual do IBGE no Rio de Janeiro
Av. Beira Mar, 436 - 10º andar, Castelo - Rio de Janeiro/R


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

“Setembro Amarelo” em Santo Antônio de Pádua-RJ

 Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”, sendo o mês de setembro, oficialmente, o ”Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”. Esta campanha é de fundamental importância por destinar um mês todo a um problema que não pode ser deixado de lado em nenhum dos doze meses do ano.





O suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 entre meninas (atrás apenas de complicações na gravidez) e a terceira entre meninos (perdendo para violência e acidentes de trânsito) no mundo, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda (OMS, 2019).
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (2019), no período entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa, sendo a grande maioria entre
homens, segundo a entidade (OMS).
A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.
Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Se você precisar, peça ajuda! Falar é a melhor opção!
Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br
A sua vida importa!

Coleta Seletiva - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio de Pádua

 Abra a cabeça.

Reciclar é fácil!
Adote a Coleta Seletiva!
Disque Coleta Seletiva
(22) 981 410 876



Oitava Limpeza do Rio Pomba em Santo Antônio de Pádua-RJ

 O Poder Público de Santo Antônio de Pádua, representado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Agricultura e de Esporte e Lazer participou no último sábado, da Oitava Limpeza do Rio Pomba
















.

Evento organizado pelos Grupos de voluntários “Amigos do Rio Pomba” e “Amigos da Bairro Tavares” é uma iniciativa popular com apoio de órgãos municipais e empresas da cidade e tem por objetivo manter vivo o Rio Pomba, nosso cartão postal natural.
Durante a atividade, infelizmente muito lixo foi tirado das margens e do fundo do rio. Na sequência, as Secretarias fizeram a soltura de alevinos para repovoamento do Rio Pomba, também foram doadas mudas de plantas, doadas pela Secretaria de Agricultura, aos participantes do evento.

Concursos a vista, confira como se preparar

 A expectativa de aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022 dá um gás em quem está amargando longa espera para abertura de concursos públicos. 





O número de vagas (73,6 mil) inclusive foi corrigido pelo governo logo após o encaminhamento do projeto ao Congresso Nacional. Entre os processos seletivos mais esperados estão: Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), Senado, Câmara dos Deputados, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público da União (MPU); Tribunais (Eleitoral, do Trabalho, Militar etc.), e institutos/universidades federais, avalia o especialista em gestão pública e empresarial Antonio Batist. Ele, no entanto, destaca o fato de ainda não existir o Orçamento 2022, só um projeto de lei orçamentária, que ainda será analisado:

"Embora seja um indicativo importante, não é uma garantia de que determinado concurso será realizado. O Ploa ainda será analisado pelo Congresso Nacional", afirmou.


Seja pelo salário, pelo número de vagas ou por outros fatores, algumas possibilidades de provimento e de novas vagas via concursos chamam mais a atenção. O especialista dá algumas dicas para quem vai tentar uma das vagas:

"Primeiramente, é preciso analisar quais são os concursos com que a pessoa mais se identifica e avaliar atribuições, local de trabalho, salário, número de vagas, estrutura de provas, por exemplo. Escolha, preferencialmente, concursos que permitam sinergia na preparação. Por exemplo: concentre-se apenas Tribunais ou apenas Legislativo, de modo a facilitar justamente o foco nos estudos e o aproveitamento de boa parte do mesmo conteúdo em diferentes seleções", disse.

Seleção do INSS

Apesar de ter um déficit de 23 mil servidores, segundo um levantamento feito pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediu abertura de concurso para apenas 7.545 vagas. Mesmo assim, ainda espera pela aprovação do Ploa de 2022 no Congresso Nacional, que prevê a realização do processo seletivo.

Com o déficit de pessoal, o jeito encontrado pelo INSS para tentar dar conta da fila de concessões, que já tem 1,8 milhão de pessoas, foi terceirizar a mão de obra. Em julho passado, foram realocadas 480 pessoas para trabalhar em home office e atuar em análise, conclusão e realização de todos os atos necessários ao reconhecimento do direito a benefícios. Essas pessoas se somam aos 2.344 militares reformados e aposentados da própria autarquia, e aos 260 funcionários da Infraero que estão cedidos ao instituto.

Gastos elevados

O que chama a atenção nessa contratação de temporários são os gastos: o INSS desembolsa R$ 96 milhões por ano com salários de militares e aposentados. Desse total, 859 reformados respondem por R$ 40 milhões anuais para o serviço de atendimento. O restante é dividido entre 1.043 aposentados de outros órgãos e 442 inativos do próprio INSS.

É importante destacar que os contratos desses temporários devem acabar em dezembro, e não há previsão de renovação. De acordo com o órgão, a medida provisória que permitiu as contratações não foi convertida em lei, e os contratos serão finalizados.

Segundo Viviane Peres, diretora da Fenasps, o INSS necessita de cerca de 23 mil pessoas, pelo menos, para recompor sua força de trabalho. Ela conta que o gargalo nas concessões tende a aumentar. Isso porque a Portaria 1.192, de novembro de 2020, passou para o instituto a operacionalização dos benefícios do Regime Próprio de Previdência (dos servidores públicos).

"Ou seja, já com uma demanda imensa de benefícios do Regime Geral, o INSS ainda passa a atender o Regime Próprio, com um quadro insuficiente de servidores, perda de 50% da sua força de trabalho nos últimos anos e sem a realização de concurso público", critica Viviane.

Diante deste cenário, a previsão é de que devam ser abertas 7.545 oportunidades de trabalho de níveis médio e superior no INSS. Do total, 1.571 serão para analista do seguro social (nível superior), com salário inicial de R$ 8.357,07, e outras 6.004 para técnico do seguro social (nível médio), com rendimento de R$ 5.447,78.


Pacote de ações de integridade que vai prevenir irregularidades tem como alvos fornecedores e colaboradores

 Todas as contratações, designações e nomeações para cargos, funções e empregos no Poder Executivo da cidade do Rio vão ter que seguir novas regras. Também entrarão em vigor padrões para orientar as negociações e o relacionamento entre a administração pública municipal e os fornecedores e colaboradores externos. As medidas, estabelecidas num pacote de quatro decretos municipais, começam a valer em 30 dias.







Essas determinações, que têm o objetivo de prevenir a prática de irregularidades e atos de corrupção, são da Subsecretaria de Integridade Pública (Subip), órgão da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi). As ações fazem parte do Programa Carioca de Integridade e Transparência – o Rio Integridade.


Um dos decretos trata da obrigatoriedade de observar princípios de integridade pública na contratação para cargos em comissão e coibir situações que possam configurar nepotismo, conflito de interesses e improbidade administrativa, entre outras possíveis irregularidades. Em outro texto há diretrizes gerais ao aprimoramento da gestão de riscos no relacionamento entre a Prefeitura e seus fornecedores e colaboradores externos, com a criação do Protocolo de Avaliação de Integridade e Transparência (PAIT). Num dos textos é informada a possibilidade de adoção de procedimentos, incluindo pesquisas e testes como ferramenta de avaliação da aplicação da lei.

Nesse pacote também há a criação da Comissão de Integridade Pública composta por representantes da Segovi, da Procuradoria Geral do Município e da Controladoria Geral do Município, além de outros agentes públicos. A ideia é que ela contribua para a cultura de integridade e transparência na administração do Rio.


Rio Integridade

O Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade (Decreto Rio 48.349, de 1º de janeiro de 2021) tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade, e de práticas de transparência e gestão de dados. O Rio Integridade é baseado em três pilares de ação para eficiência e mitigação de riscos: prevenção, detecção e responsividade. A esses pilares adiciona-se a participação e o controle social como premissas fundamentais do programa.

Dentro desse programa, nos últimos meses a Segovi lançou um conjunto de ações para fortalecer as suas diretrizes de transparência e integridade pública. Primeiro, a Central Anticorrupção, um serviço de denúncias de desvios contra a administração pública ou realizados por agentes públicos, acessada por meio dos canais do 1746. Na sequência, foi à vez da definição do cronograma de implementação do Sistema Eletrônico de Documentos e Processos – o Processo.Rio. O objetivo é concluir a transição de 90% dos processos da gestão pública municipal do meio físico para o digital até o fim de 2022.

Também foi lançado o Painel Estatístico da Lei de Acesso à Informação (LAI), uma ferramenta de divulgação espontânea na internet das estatísticas de atendimento relacionadas a esta lei federal, no âmbito carioca. O acesso a esse painel também se dará pelo Portal da Transparência do Município (transparencia.rio). Outra iniciativa foi a Agenda Pública, pela qual o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secretários, Subsecretários e pessoas em cargos correspondentes em outros órgãos públicos municipais terão que divulgar seus compromissos (audiências, eventos e reuniões governamentais, presenciais ou remotos) de forma ativa no Portal da Transparência do município (transparencia.rio).


Trilha Transformação Digital: Processos Administrativos

 Aprimore os processos internos da sua empresa e implemente tecnologias para aumentar a produtividade.




                            


A Trilha Transformação Digital: Processos Administrativos promove uma reflexão sobre os benefícios da utilização de ferramentas digitais no contexto do seu negócio. O programa traz conteúdo de nível básico e é direcionado a empresas de todos os setores da indústria, com pouca ou nenhuma experiência na temática, especialmente organizações que não possuem processos administrativos adaptados para o meio digital e precisam dar os primeiros passos nessa transformação.


A partir de 38 horas de conteúdo on-line, prática intensiva e mentoria com consultores especializados, os participantes desenvolverão uma solução para otimizar um processo da própria empresa, com foco em transformação digital, bem como um plano de ação para implementá-la.



6/10 a 17/11 | 9h às 12h


Associados da Firjan têm desconto de 90% no valor da Trilha.

Clique aqui, faça o download do nosso folder e saiba mais sobre

essa Trilha.



FAÇA A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO



Porciúncula se une para limpar rodovias


Uma grande ação de limpeza vai acontecer no próximo sábado, 25 de setembro. O Arrastão da Limpeza é uma ação do Lions Clube com diversos parceiros para recolher lixo e plantar árvores ao longo das rodovias municipais.








Os caminhantes sairão do Centro Cultural às 7 horas e serão divididos em três grupos para os seguintes trechos: 

1 – Porciúncula até a divisa de Tombos

2 – Britador até divisa de Antônio Prado

3 – Contorno ao Britador

 

Os trajetos terão o apoio de ônibus para traslado até determinados pontos e carros para fornecer água e acomodar o lixo recolhido

 A ação será desenvolvida através de uma parceria entre o Lions Clube de Porciúncula, Rotary Club, Interact Club, Rotaract Club, TG 01-014, Prefeitura Municipal de Porciúncula (através das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Defesa Civil e Infraestrutura, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ciclistas, praticantes de atividades físicas e voluntários.

As inscrições poderão ser realizadas no Centro Cultural até o dia 23/09, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e apresentação do cartão de vacina com ao menos uma dose contra a Covid-19

 PARTICIPE! O Meio Ambiente precisa de nossa ajuda! Ele é essencial a nós!

Rosimere Ferreira