O Poder Público de Santo Antônio de Pádua, representado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Agricultura e de Esporte e Lazer participou no último sábado, da Oitava Limpeza do Rio Pomba
.
O Poder Público de Santo Antônio de Pádua, representado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Agricultura e de Esporte e Lazer participou no último sábado, da Oitava Limpeza do Rio Pomba
A expectativa de aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022 dá um gás em quem está amargando longa espera para abertura de concursos públicos.
"Embora seja um indicativo importante, não é uma garantia de que determinado concurso será realizado. O Ploa ainda será analisado pelo Congresso Nacional", afirmou.
Seja pelo salário, pelo número de vagas ou por outros fatores, algumas possibilidades de provimento e de novas vagas via concursos chamam mais a atenção. O especialista dá algumas dicas para quem vai tentar uma das vagas:
"Primeiramente, é preciso analisar quais são os concursos com que a pessoa mais se identifica e avaliar atribuições, local de trabalho, salário, número de vagas, estrutura de provas, por exemplo. Escolha, preferencialmente, concursos que permitam sinergia na preparação. Por exemplo: concentre-se apenas Tribunais ou apenas Legislativo, de modo a facilitar justamente o foco nos estudos e o aproveitamento de boa parte do mesmo conteúdo em diferentes seleções", disse.
Apesar de ter um déficit de 23 mil servidores, segundo um levantamento feito pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediu abertura de concurso para apenas 7.545 vagas. Mesmo assim, ainda espera pela aprovação do Ploa de 2022 no Congresso Nacional, que prevê a realização do processo seletivo.
Com o déficit de pessoal, o jeito encontrado pelo INSS para tentar dar conta da fila de concessões, que já tem 1,8 milhão de pessoas, foi terceirizar a mão de obra. Em julho passado, foram realocadas 480 pessoas para trabalhar em home office e atuar em análise, conclusão e realização de todos os atos necessários ao reconhecimento do direito a benefícios. Essas pessoas se somam aos 2.344 militares reformados e aposentados da própria autarquia, e aos 260 funcionários da Infraero que estão cedidos ao instituto.
O que chama a atenção nessa contratação de temporários são os gastos: o INSS desembolsa R$ 96 milhões por ano com salários de militares e aposentados. Desse total, 859 reformados respondem por R$ 40 milhões anuais para o serviço de atendimento. O restante é dividido entre 1.043 aposentados de outros órgãos e 442 inativos do próprio INSS.
É importante destacar que os contratos desses temporários devem acabar em dezembro, e não há previsão de renovação. De acordo com o órgão, a medida provisória que permitiu as contratações não foi convertida em lei, e os contratos serão finalizados.
Segundo Viviane Peres, diretora da Fenasps, o INSS necessita de cerca de 23 mil pessoas, pelo menos, para recompor sua força de trabalho. Ela conta que o gargalo nas concessões tende a aumentar. Isso porque a Portaria 1.192, de novembro de 2020, passou para o instituto a operacionalização dos benefícios do Regime Próprio de Previdência (dos servidores públicos).
"Ou seja, já com uma demanda imensa de benefícios do Regime Geral, o INSS ainda passa a atender o Regime Próprio, com um quadro insuficiente de servidores, perda de 50% da sua força de trabalho nos últimos anos e sem a realização de concurso público", critica Viviane.
Diante deste cenário, a previsão é de que devam ser abertas 7.545 oportunidades de trabalho de níveis médio e superior no INSS. Do total, 1.571 serão para analista do seguro social (nível superior), com salário inicial de R$ 8.357,07, e outras 6.004 para técnico do seguro social (nível médio), com rendimento de R$ 5.447,78.
Todas as contratações, designações e nomeações para cargos, funções e empregos no Poder Executivo da cidade do Rio vão ter que seguir novas regras. Também entrarão em vigor padrões para orientar as negociações e o relacionamento entre a administração pública municipal e os fornecedores e colaboradores externos. As medidas, estabelecidas num pacote de quatro decretos municipais, começam a valer em 30 dias.
Essas determinações, que têm o objetivo de prevenir a prática de irregularidades e atos de corrupção, são da Subsecretaria de Integridade Pública (Subip), órgão da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi). As ações fazem parte do Programa Carioca de Integridade e Transparência – o Rio Integridade.
Um dos decretos trata da obrigatoriedade de observar princípios de integridade pública na contratação para cargos em comissão e coibir situações que possam configurar nepotismo, conflito de interesses e improbidade administrativa, entre outras possíveis irregularidades. Em outro texto há diretrizes gerais ao aprimoramento da gestão de riscos no relacionamento entre a Prefeitura e seus fornecedores e colaboradores externos, com a criação do Protocolo de Avaliação de Integridade e Transparência (PAIT). Num dos textos é informada a possibilidade de adoção de procedimentos, incluindo pesquisas e testes como ferramenta de avaliação da aplicação da lei.
Nesse pacote também há a criação da Comissão de Integridade Pública composta por representantes da Segovi, da Procuradoria Geral do Município e da Controladoria Geral do Município, além de outros agentes públicos. A ideia é que ela contribua para a cultura de integridade e transparência na administração do Rio.
Rio Integridade
O Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade (Decreto Rio 48.349, de 1º de janeiro de 2021) tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade, e de práticas de transparência e gestão de dados. O Rio Integridade é baseado em três pilares de ação para eficiência e mitigação de riscos: prevenção, detecção e responsividade. A esses pilares adiciona-se a participação e o controle social como premissas fundamentais do programa.
Dentro desse programa, nos últimos meses a Segovi lançou um conjunto de ações para fortalecer as suas diretrizes de transparência e integridade pública. Primeiro, a Central Anticorrupção, um serviço de denúncias de desvios contra a administração pública ou realizados por agentes públicos, acessada por meio dos canais do 1746. Na sequência, foi à vez da definição do cronograma de implementação do Sistema Eletrônico de Documentos e Processos – o Processo.Rio. O objetivo é concluir a transição de 90% dos processos da gestão pública municipal do meio físico para o digital até o fim de 2022.
Também foi lançado o Painel Estatístico da Lei de Acesso à Informação (LAI), uma ferramenta de divulgação espontânea na internet das estatísticas de atendimento relacionadas a esta lei federal, no âmbito carioca. O acesso a esse painel também se dará pelo Portal da Transparência do Município (transparencia.rio). Outra iniciativa foi a Agenda Pública, pela qual o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secretários, Subsecretários e pessoas em cargos correspondentes em outros órgãos públicos municipais terão que divulgar seus compromissos (audiências, eventos e reuniões governamentais, presenciais ou remotos) de forma ativa no Portal da Transparência do município (transparencia.rio).
Aprimore os processos internos da sua empresa e implemente tecnologias para aumentar a produtividade.
A Trilha Transformação Digital: Processos Administrativos promove uma reflexão sobre os benefícios da utilização de ferramentas digitais no contexto do seu negócio. O programa traz conteúdo de nível básico e é direcionado a empresas de todos os setores da indústria, com pouca ou nenhuma experiência na temática, especialmente organizações que não possuem processos administrativos adaptados para o meio digital e precisam dar os primeiros passos nessa transformação.
A partir de 38 horas de conteúdo on-line, prática intensiva e mentoria com consultores especializados, os participantes desenvolverão uma solução para otimizar um processo da própria empresa, com foco em transformação digital, bem como um plano de ação para implementá-la.
6/10 a 17/11 | 9h às 12h
Associados da Firjan têm desconto de 90% no valor da Trilha.
Clique aqui, faça o download do nosso folder e saiba mais sobre
essa Trilha.
FAÇA A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO
Uma grande ação de limpeza vai acontecer no próximo sábado, 25 de setembro. O Arrastão da Limpeza é uma ação do Lions Clube com diversos parceiros para recolher lixo e plantar árvores ao longo das rodovias municipais.
Os caminhantes sairão do Centro Cultural às 7 horas e serão divididos em três grupos para os seguintes trechos:
1 – Porciúncula até a divisa de Tombos
2 – Britador até divisa de Antônio Prado
3 – Contorno ao Britador
Os trajetos terão o apoio de ônibus para traslado até determinados pontos e carros para fornecer água e acomodar o lixo recolhido
A ação será desenvolvida através de uma parceria entre o Lions Clube de Porciúncula, Rotary Club, Interact Club, Rotaract Club, TG 01-014, Prefeitura Municipal de Porciúncula (através das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Defesa Civil e Infraestrutura, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ciclistas, praticantes de atividades físicas e voluntários.
As inscrições poderão ser realizadas no Centro Cultural até o dia 23/09, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e apresentação do cartão de vacina com ao menos uma dose contra a Covid-19
PARTICIPE! O Meio Ambiente precisa de nossa ajuda! Ele é essencial a nós!
Rosimere Ferreira
Arrastão da limpeza acontece em Porciúncula
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação vem realizando uma série de projetos, visando qualificar futuros profissionais, bem como criar oportunidades de trabalho. E um, desses projetos de destaque no município itaperunense, é a Oficina de Gastronomia da Padaria Escola.
Valdirene de Fátima Olímpio Barbosa, usuária do CRAS Surubi (Centro de Referência da Assistência Social) e aluna da Padaria Escola, já vem se destacando por sua iniciativa empreendedora.
“Eu conheci as atividades oferecidas pela Secretaria de Assistência Social, através da Internet. O curso ainda não terminou, mas estou aprendendo muito, aprendendo muitas receitas também. E já estou vendendo os meus produtos, Cantinho da Val - Produto Artesanal”, comenta Valdirene.
Com o conhecimento adquirido, ela começou a produzir seus próprios produtos e a comercializá-los; além disso, faz planos para ampliar suas vendas.
“Estou vendendo os produtos pelas redes sociais e quem tiver interesse pode me procurar pelo telefone (22) 9 9930-9478 ou na Rua Sidney Candido Bello, 62, no João Bedim. Eu também já comprei um carrinho, que agora está na oficina. Estou procurando um ponto fixo, para tentar aumentar as minhas vendas”, diz.
Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação, mencionou que dentre os objetivos da Oficina de Gastronomia, criar oportunidades de capacitação e profissionalização, junto ao setor de confeitaria e panificação.
“A Secretaria de Assistência Social vem buscando uma série de alternativas, visando preparar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. E histórias de vida como a da Valdirene e de tantos outros mais, nos motivam para seguir em frente, trabalhando mais e mais pelo nosso município. Sabemos das nossas responsabilidades e que temos muitos desafios pela frente, e estamos preparados para seguir avançando, buscando melhorias para a nossa cidade”, finaliza o secretário.
DECOM - Itaperuna
NO DIA 14 DE SETEMBRO OCORREU UMA TENTATIVA DE HOMOCIDIO
GUERREIROS NA LUTA PELA
SEGURANÇA DA POPULAÇAO!
Material apreendido: 01 Pistola Cal 9mm, 01 carregar, 01 motocicleta
Setor “G” em patrulhamento, recebeu informação que elementos que estavam em uma moto e armados na Praça do Cruzeiro, efetuaram disparos contra civis, sendo 01 mulher e 01 criança baleados, tendo outro elemento que conduzia motocicleta que daria fuga para o autor do dos disparos, vulgo CANELA, tentado se evadir da Guarnição e para garantir a fuga fez menção de atirar contra Guarnição, momento que Guarnição efetuou disparo contra esse elemento, continuando este em fuga, que aproximadamente à 500 metros à frente esse elemento cai, ato contínuo Guarnição do setor “G” aborda o mesmo e verificou que ele estava baleado no braço, sendo prestado socorro de imediato no Hospital de Miracema. Ficando este custodiado.
Ato contínuo, os 02 baleados(criança e mulher) foram levados
ao PU de Miracema e se encontram fora de perigo.
Imediatamente, o cerco foi acionado pelo CMT do 36º BPM,
TEN. CEL. PM MARCELO BRASIL, tendo como apoio os OFICIAIS CAP. PM JONAS GRILO,
1º TEN. PM NAGEM, 1º TEN. PM FONSECA e 1º TEN. PM MADEIRA, com o objetivo de
encontrar e prender o elemento que efetuou os disparos contra as vítimas que
ainda se encontrava em fuga.
Sendo esse elemento, vulgo CANELA, sido localizado e preso na proximidade da Rua Wander Gama, na parte alta do morro do Cruzeiro, em uma casa com (01) Pistola cal. 9mm, 01 carregador 01 munição intacta e munições deflagradas. O elemento foi conduzido a delegacia,
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na noite
de sexta-feira, 17/09, Policiais Militares em patrulhamento pela Rua Luiz
Jacinto Muniz, no Morro da Borracha, em Pádua, abordaram o “A”, 38 anos, onde
após revista pessoal foi encontrado com o mesmo 04 pinos de cocaína e 01 buchas
de maconha. O fato foi apresentado na 136ª DP – S. A. de Pádua/RJ, onde foi
registrado, sendo o meliante Autuado no Artigo 28 da Lei 11.343/06 e liberado
após prestar depoimento.
A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na noite
de sexta-feira, 17/09, Policiais Militares em ação conjunta com a 137DP, de Miracema,
procederam até a Rua Odilon Botelho, no bairro Cehab, em Miracema, onde
cumpriram MBA em desfavor do “A”, 27 anos, onde após buscas logram êxito em
apreender 90 pinos de cocaína ( 72 gramas) e R$90,00 em espécie. O fato foi
apresentado na 136ª DP – Pádua/RJ, onde foi registrado, sendo o meliante
Autuado no Artigo 33 e 35 da Lei 11.343/06 e recolhido para a carceragem.
A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na noite de sexta-feira, 17/09, Policiais Militares em ação conjunta com a 137 DP, de Miracema, procederam até a Rua Professor João Rogério Nascimento, no bairro Vila Nova, em Miracema, onde cumprir MBA em desfavor da “A”, uma mulher, 43 anos, onde após buscas lograram êxito em apreender 103 pinos de cocaína (82,40 gramas), 20 buchas de maconha, 02 tabletes de maconha, 01 porção grande de maconha (peso total 224,70 gramas) e R$55,00 em espécie.O fato foi apresentado na 136ª DP – Pádua/RJ, sendo a meliante Autuada no Artigo 33 e 35 da Lei 11.343/06 e recolhida para a carceragem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na manhã
de sábado, 18/09, Policiais Militares em patrulhamento Av José de Alencar
Leite, Terminal Rodoviário, no Bairro Tavares, em Pádua, avistaram “A1”, 39 anos, saindo do banheiro
em atitude suspeita. Guarnição abordou o mesmo e após revista pessoal, logrou
êxito em encontrar 15 sacolés de cocaína (7,5 gramas), R$ 104,00 (cento e
quatro reais) em espécie e 01 celulares LG e 01 celulares Samsung. A ocorrência
foi apresentada na 136ºDP, onde o acusado foi autuado no Art. 28 da Lei
11.343/06 e liberado após o registro.
Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que manhã de sábado, 18/09, Policiais Militares após receberem denúncias de que dois elementos em um veículo Kadett, cor preta, teriam efetuado disparos na direção as vítimas sem acertar-las e posteriormente se evadiram do local, procederam em patrulhamento pela Rua Cel Josino de Barros, no bairro São Luiz, em Pádua, a fim de localizar os autores do disparo. Ao serem avistados na Av. Chaim Elias, Tavares, Santo Antônio de Pádua/RJ, os acusados tentaram abandonar o veículo e se evadir, sendo detidos pelas guarnições. Os acusados no momento da tentativa de fuga se desfizeram da arma, sendo feito buscas por todo o local e não sendo a arma encontrada. A ocorrência foi apresentada na 136ºDP. “A1”, durante a fuga veio a cortar o dedo e torcer o pé. Sendo encaminhado para o Hospital Municipal Hélio Montezano. “A1”, 25 anos, e “A2”, 26 anos foram autuados nos Arts. 14 e 15 da Lei 10826/06, sendo estipulado a fiança no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para “A2”, porém não realizaram o pagamento, permanecendo os acusados presos a disposição da justiça. O veículo Kadett, ficou apreendido na 136ºDP. O local dos disparos foi periciado, sendo encontrados 07 cápsulas cal. 40, sem lote.
São tantas ocorrências que ocorrem no decorrer da semana,
tantas drogas...
Enquanto a legislação
não mudar será sempre uma operação enxuga gelo, policiais, guerreiros prendem e
a justiça solta, muita das vezes não termina a ocorrências, e já estão soltos e
debochando da polícia. Esse é o nosso Brasil, infelizmente, o sistema é forte.
Na manhã deste Domingo, 19/09, o Clube de Tiros de Santo
Antônio de Pádua, recebeu a visita do Presidente da Confederação Brasileira de
Tiro Prático, o Sr. Demétrius da Silva Oliveira.
O 36° Batalhão de Polícia Militar marcou presença no evento e representando o Comandante da Unidade, Tenente Coronel Marcelo Brasil e o Comandante do @cieat, Tenente Coronel Alex Cabral de Oliveira, nosso Capitão Cortat, prestou uma singela homenagem ao nosso amigo e incentivador, Demétrius, pelo apoio incondicional à Polícia Militar, elevando a capacidade técnica dos nossos profissionais de Segurança Pública e motivando a prática do tiro esportivo.
Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou da reinauguração da Casa do Artesão. O evento ocorrido na noite da última quinta-feira, 16, também contou com a participação de Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; e Murillo Gouvêa, secretário Municipal de Governo; além de artesãos, demais autoridades e convidados.
A Casa do Artesão foi contemplada com a reforma do ambiente e participação no programa “Mais Cor, Por Favor” do canal GNT, apresentado por Thalita Carvalho, publicitária, especialista em trabalhos manuais, blogueira e apresentadora. Durante o programa, Thalita ensina o passo a passo de como reformar e construir móveis, pintar paredes e produzir objetos decorativos, usando e abusando da criatividade, sem gastar muito. As transformações acontecem no estilo ‘faça você mesmo’.
O prefeito Alfredão elogiou bastante o resultado final das reformas. “Ficou muito bonito, mesmo! E acredito que essa nova reforma vai atrair muitos mais clientes. Quero aproveitar e parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto de reforma. Ficou muito bom e todos vocês estão de parabéns”, diz Alfredão.
O secretário Olliver Trajano também agradeceu a todos os envolvidos na reforma. “Ficou excelente mesmo! E todos os envolvidos no projeto merecem nossos aplausos. Também agradeço a toda equipe da Thalita, assim como o grupo Friaça; e a todos que se empenharam e se dedicaram nesse projeto”, completa o secretário de Assistência Social.
Já o secretário de Governo Murillo Gouvêa falou sobre o trabalho da atual administração. “É importante lembrarmos que a atual administração tem buscado recursos juntos aos governos Estadual e Federal, a fim de trazermos melhorias para o nosso município. Mesmo diante das dificuldades diárias, vamos continuar lutando por mais recursos para a nossa cidade”, finaliza Murillo.
CASA DO ARTESÃO NO PROGRAMA ‘MAIS COR, POR FAVOR’
Relembre como a Casa do Artesão foi contemplada com a participação no programa “Mais Cor, Por Favor” do canal GNT, apresentado por Thalita Carvalho:
Márcia Cardoso, sócia-proprietária da empresa Rocha Cardoso Materiais de Construção (Grupo Friaça), explicou como a Casa do Artesão foi contemplada.
“Todo ano o setor de Marketing da Coral leva o projeto Tudo de Cor para algum lugar, e eu já vinha querendo fazer alguma coisa em Itaperuna. A Casa do Artesão, em especial, surgiu quando a Carla Guedes me perguntou se a Friança patrocinaria uma pintura no espaço. E eu já vinha conversando com a Coral, sobre uma proposta de fazer algo bacana em Itaperuna. Nós conseguimos unir o útil ao agradável, através de uma proposta da Coral, com a Thalita Carvalho, que é uma artesã e tem o programa na GNT, ‘Mais Cor, Por Favor’. E nós conseguimos encaixar essa parceria”, comentou Márcia na última matéria sobre a Casa do Artesão.
A revitalização da Casa do Artesão aconteceu de 13 a 17 de setembro. A Casa do Artesão está situada na Avenida Presidente Dutra, 557, na Cidade Nova.
DECOM - Itaperuna
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizou ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Frigorífico. A ação aconteceu na última quinta-feira, 16.
Anteriormente, uma das equipes da CVAS já havia realizado mapeamento, detectando focos de mosquitos naquela área. A ação foi necessária, pois no local, encontram-se terrenos baldios e casas abandonadas, com vários focos de água parada que podem servir de criadouros para a proliferação das larvas da fêmea do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho de combate e prevenção é constante. “E quando são descobertos locais que podem servir de criadouros de mosquitos, logo atacamos. Neste caso, aplicamos inseticida usando a máquina costal. Porém, em outras residências, continuamos com o trabalho focal, com a visita dos agentes”, diz Adriano.
CONSCIENTIZAÇÃO COMO PREVENÇÃO
Com o intuito de conscientizar e prevenir os moradores da localidade, a equipe de Educação e Saúde presente no momento da ação, divulgou os cuidados necessários com mensagens educativas, fazendo a distribuição de folders e panfletos.
Marcelo Ferreira, secretário Municipal de Saúde, marcou presença durante a ação e parabenizou os profissionais, pelo trabalho realizado. “Os agentes de combate a endemias estão imbuídos no trabalho diário, de combater o Aedes aegypti. Os agentes também passam nas residências orientando os moradores, quanto aos cuidados que devem ter para não proliferar criadouros dos mosquitos em suas casas. É muito importante reforçar os cuidados para prevenção dos criadouros e focos do mosquito”, finaliza o secretário.
COMBATE AO MOSQUITO
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.
DECOM - Itaperuna
O Programa de Melhoramento Genético tem feito a diferença na produção pecuária de Porciúncula. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, acontece em parceria com o Governo do Estado através da RIOGENÉTICA, e beneficia produtores de Porciúncula e dos distritos de Santa Clara e Purilândia.
O objetivo do melhoramento genético, de modo geral, é alcançar níveis mais elevados de produção, produtividade e qualidade do gado, conforme as exigências do mercado.
Em Porciúncula, o programa não tem nenhum custo aos produtores rurais e oferece serviços como inseminação artificial e cirurgias de pequeno e grande porte.
O programa tem sido um sucesso e elevado a qualidade da produção de bovinos em Porciúncula. “Estamos melhorando a genética do rebanho, ocasionando em aumento de produção. Isso auxilia o pequeno produtor de Porciúncula a chegar ao padrão de produção de grandes criadores. Proporcionar a técnica para apurar a genética de forma gratuita, através da Prefeitura, é de extrema importância, pois o processo é caro e nem todos teriam condições de pagar”, afirma o médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Anípio Vicente.
O Departamento de Melhoramento Genético é formado por médico veterinário, inseminador, zootecnista e técnico agrícola. A equipe fica à disposição dos agricultores.
Rosimere Ferreira