JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Polemica em Pádua!!

Hoje!!!Dupla é presa em zona rural suspeita de roubos em propriedades!

A Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens suspeitos de roubar  em zonas rurais no noroeste do estado hoje dia 02 de agosto. A prisão ocorreu na zona rural do município de Aperibé,mas tem roubos de todo interior do estado.Eles já viam comento os furtos em diversas propriedade e depois vendiam em outros municípios.



Os suspeitos foram presos,estão na 136 DP de Santo Antonio de Pádua. As vitimas podem ir a DP e retirar seus pertences munidos de notas fiscais.
A ocorrência ainda se encontra em andamento. O veiculo utilizado nos roubos é de Tocantins.


Márcia
 Mendes


































 

Carga e descarga - Particular também pode estacionar!
















Poucos motoristas sabem que é permitido estacionar os automóveis na área destinada ao carregamento e descarregamento, desde que obviamente estejam realizando a operação
Duvidas: È permitido ao motorista particular, estando em automóvel de passeio, usar a área destinada a carga e descarga?
Sim. É permitido, desde que seja pelo tempo estritamente necessário ao carregamento e/ou descarregamento, aliás, regra que vale para qualquer veículo. A lei não disciplina o tipo de veículo. Não existe nada dizendo que a área de carga e descarga é só para veículo de carga (caminhões, picapes etc.). Qualquer pessoa pode estacionar,é uma área destinada a estacionamento (não é parada), mas que deve ser usada apenas para a operação de carga e descarga.
O tipo de carga a ser carregada ou descarregada não tem necessariamente que ser comercial, mas qualquer coisa que esteja sendo transportada até uma pessoa doente.
È preciso observar cuidadosamente as placas, pois a regra geral vale, desde que não haja nenhum tipo de limitação descrita na placa que sinaliza o local. Pode haver limitação do tipo de veículo, por exemplo, até 4t, de horário (área de carga e descarga das 9h às 10h; rotativo das 10h às 20h), ou qualquer outro tipo de regulamentação.O tempo pode ser dividido para ambos motoristas.
O CTB não especifica o tipo de veículo. Logo, não proíbe o estacionamento do automóvel de passeio na área de carga e descarga. E, ao não proibir, está permitindo.
Porém, o CTB também diz que ‘a operação será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via (artigo 47)’. Ou seja, o órgão pode determinar alguma restrição, que deverá estar especificada na placa”,
Existe uma “impressão geral” de que a operação de carga, e descarga só poderia ser feita por veículo de carga pode haver erro, por despreparo, de algum agente de trânsito, que acabará autuando o motorista particular nesta circunstância. o mito em torno da questão pode levar a algum equívoco. Como o reboque de um veiculo sem necessidade,gerando dor de cabeça e transtornos desnecessários. Como a cobrança de custas absurdas para retirada do carro.
O que diz a lei:
Anexo I do CTB: Operação de carga e descarga: imobilização do veículo, pelo tempo estritamente necessário ao carregamento ou descarregamento de animais ou carga, na forma disciplinada pelo órgão ou entidade executiva de trânsito competente com circunscrição sobre a via.
CTB, artigo 47, parágrafo único: A operação de carga e descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.
CTB, artigo 181/XVII: Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização é infração leve, com multa , perda de três pontos no prontuário e sujeita à remoção do veículo. Por ser infração leve (desde que não haja reincidência em 12 meses), em recurso durante a fase de defesa da autuação, pode ser pedida a conversão da multa em advertência por escrito (artigo 267/CTB).

A verdade o município cresceu e faltou planejamento ,estrutura
para esse crescimento.
Construir uma casa exige planejamento, mas num espaço limitado, a cidade é o espaço macro e também deve ser pensada para evitar o caos.
Uma cidade precisa ter planejamento para administrar o uso e a ocupação de seu território. É resultado de uma função técnico-política porque na verdade não é o político que vai fazer o plano, mas ele deve ser consciente de que a prefeitura precisa ter um corpo técnico permanente que administre isso na hora de construção de mercados,lojas comerciais,prédios,escolas,hospitais,faculdades em colocar na planta um estacionamento para seus clintes. Esquecer o tapinha no ombros e as velhas amizades.Passar a fiscalizar e cobrar nas obras iniciada na cidade.
Uma cidade precisa ter planejamento para administrar o uso e a ocupação de seu território.
Se não planejar a cidade, vai ser um caos.
Que se inicie com novas sinalizações e mais espaços rotativos.



A placa abaixo não especifica qual a tonelada especifica.
Como segue exemplos de outras placas.










Márcia Mendes










Jair Bittencourt participa de inaugurações no 29º Batalhão de Polícia Militar





O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt participou, hoje, da cerimônia de inauguração das novas instalações do 29º Batalhão de Polícia Militar, em Itaperuna. Na oportunidade, Jair esteve com o novo Chefe de Estado Maior da PM, Coronel Baracho, o Coronel Carlos, do 29º Batalhão, entre outros comandantes, líderes políticos e da sociedade civil.


Jair Bittencourt descerrou as placas das novas salas e oficina, antes, porém, falousobre a importância do 29º Batalhão dentro do Estado do Rio de Janeiro. “Esse BPM é destaque em nosso estado pela organização e empenho que tem. Os policiais que aqui trabalham vestem seus uniformes e os honram nas ruas combatendo a criminalidade, tanto que em toda a área de atuação do 29º o índice de violência é um dos menores do Rio de Janeiro. O 36º Batalhão, também, é outro que também não fica atrás, pois está sempre se destacando da mesma forma. Ambos fazem um belíssimo trabalho dentro de suas instalações e fora, combatendo o crime”, analisou o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt.

Mountain Bike Noite e Dia acontece neste fim de semana em Macaé











Faltam poucos dias para a ‘Princesinha do Atlântico’ receber pela primeira vez o evento ciclístico, MTB Noite e Dia, que vai acontecer entre os dias 04, 05 e 06 de agosto. Promovido pelo Macaé Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Esporte, o encontro é organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro,e promete reunir cerca de 2.000 pessoas.

De acordo com os organizadores, o evento será recreativo e serão 27km de prova, no sábado e 50km, no domingo. O tempo estimado para ambos os dias é de 3h30. As largadas vão acontecer na Praia dos Cavaleiros, em frente ao Ponto de Informações Turísticas. A entrega dos kits acontece na sexta, dia 04.

No sábado, dia 05, às 19h, após a palestra do ciclista e youtuber Brou Bruto, os participantes seguem para a estrada de Santa Tereza e pelo bairro Horto retornando pela Linha Verde. Já no domingo, dia 06 inicia às 8h, o destino é o Vale Encantado em Macaé e uma trilha dentro da área dos Eucaliptos.

Décio Viana, diretor de projetos da Federação, explicou que o objetivo é apresentar aos ciclistas a vocação de Macaé para a prática do esporte. “A cidade tem uma geologia propícia para o ciclismo, por isso tanto amador quanto profissionais podem participar, este primeiro encontro será de confraternização”.

O presidente do Macaé Convention Bureau, Guilherme Braga de Abreu, vem apostando nos eventos esportivos para promover o município. “Macaé tem muito potencial e estamos trabalhando para que mais pessoas conheçam todos os atrativos da nossa cidade, seja nos negócios, no lazer, na gastronomia e no esporte”.

Os inscritos receberão um kit composto por camiseta, numeral e squeeze. Além disso, contarão com todo o apoio emergencial, mesa de frutas e hidratação. As inscrições podem ser feitas no site do evento www.multipluseventos.com.br, até o dia 03 de agosto.

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Tatiani Costa
Jornalista - Assessora de Comunicação
MTb 47.264/SP

(22) 9 9790-0697

“CANTINHO DO DIREITO”:


       Utilidade Pública:







Pergunta:
O meu marido é aposentado rural.
Recebo pensão do meu filho, que faleceu em um acidente.
Completei 61 anos e requeri a minha aposentadoria, mas, infelizmente, o pedido foi negado.
Será que foi por causa da pensão que recebo?
Resposta:
Acredito que a senhora não juntou documentos necessários para ilustrar o seu pedido de aposentadoria rural.
A senhora não informa se o seu marido é proprietário ou empregado rural.
A única certeza que temos é que pensão não pode acumular com pensão, mas pensão com aposentadoria pode.
Portanto, tendo documentos que comprovem a atividade rural da senhora, é possível requerer a sua aposentadoria rural, mesmo que receba pensão deixada por seu filho.
COLABORAÇÃO:
Escritório de Advocacia Vidipó e Oseias
Rua Conselheiro Paulino, 95, Centro,
Santo Antônio de Pádua, RJ,
Telefone: 3.851. 0195.


Cerimônia de lançamento do Festival de Sabores de Bom Jesus de Itabapoana será realizada no dia 02 de agosto



No dia 02 de agosto (quarta-feira), o Sebrae/RJ de Itaperuna, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus de Itabapoana realizarão cerimônia de lançamento do “Festival de Sabores – Bom Jesus à Mesa”. O evento, que acontecerá às 19h, no Hotel Itavale (Avenida Governador Roberto Silveira, nº 105 – Centro), contará coma presença do prefeito Roberto Elias Figueiredo, vereadores, empresários do setor da Gastronomia e atividades afins eentidades de classe (como o Rotary, Lions e Associação Comercial).
De acordo com o coordenador regional do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho, o objetivo do evento de lançamento é divulgar o festival e, ao mesmo tempo, mostrar como as atividades relacionadas à Gastronomia podem contribuir significativamente para a economia da cidade. “O lançamento do ‘Festival de Sabores – Bom Jesus à Mesa’ serve como um marco para iniciativas de divulgação de setores com potencial econômico como a Gastronomia, além de colocar num mesmo espaço representantes do poder público e iniciativa privada, com o intuito de abrir espaço para trocas de ideias e divulgação das empresas participantes do festival”, explica.
O ‘Festival de Sabores – Bom Jesus à Mesa’, que acontecerá entre os dias 10 e 15 de agosto no Pavilhão Espaço do Empreendedor – Parque de Exposições da Cavil, faz parte do programa “Sebrae Na Mesa” e vai oferecer para empresários, profissionais, estudantes e amantes da Gastronomia várias palestras, oficinas práticas, recreação infantil e infanto-juvenil, apresentação teatral e de contos, shows de música de artistas locais,além de contar com 11 expositores que vão oferecer ao público tortas salgadas, refeições, churrasco, feijoada, doces, pão de mel, cachaças e cervejas artesanais, entre outros produtos.
As palestras do festival serão realizadas no Auditório do Espaço do Empreendedor na Expo Cavil e as inscrições para participar serão realizadas no local, pouco antes do evento.
Segundo Jorge Luiz dos Santos, analista do Sebrae/RJ em Itaperuna, o ‘Festival de Sabores – Bom Jesus à Mesa’é muito importante pois ajuda na conscientização dos empresáriosdo Polo Gastronômico local quanto a relevância da inovação para a competitividade da pequena empresa no mercado, além de ser uma fonte de divulgação da Gastronomia da região. “Durante o festival haverá diversas palestras e oficinas que têm como foco conscientizar e preparar profissionais, empresáriose futuros empreendedores do ramo da Alimentação em como atender de maneira mais eficaz os anseios do mercado, que hoje apresenta um consumidor cada vez mais exigente e atento às iniciativas inovadoras. Festivais como esse, são uma oportunidade para quem pretende expor novas ideias, novos produtos e se destacar no exercício de suas atividades”, ressalta.

Programação do evento

Local:Parque de Exposição da Cavil - Avenida Geraldo Magela Rodrigues (RJ-186), nº 2.630 - Jorge Assis de Oliveira (Asa Branca), Bom Jesus do Itabapoana.

10/08 (Quinta-feira)
20h–Abertura oficial;
20h30 – Homenagem do Núcleo Gastronômico à Sra. Ana Cury, pelos serviços prestados no ramo da Gastronomia à comunidade.

11/08 (Sexta-feira)
15h –Palestra: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos – Exigências da Vigilância Sanitária;
16h30 – Palestra: Inovações no Processamento de Produtos de Origem Animal;
18h – Palestra: Cervejas Artesanais – Da História à Mesa (com degustação).

12/08 (Sábado)
Dia inteiro: Recreação Infantil&Contação de histórias;
16h – Recreação para o público Infanto-Juvenil;
16h30 – Apresentação teatral dos contos:
- Os Três Porquinhos
- Branca de Neve e os Sete Anões
- Chapeuzinho Vermelho
- João e Maria

13/08 (Domingo)
Dia inteiro: Recreação Infantil&Contação de histórias;
16h – Recreação para o público Infanto-Juvenil;
16h30 – Apresentação teatral das histórias de Ruth Rocha:
- Terezinha e Gabriela
- O dono da bola.

14/08 (Segunda-feira)
15h – Palestra: Produção de Doces forneáveis, termoestáveis, recheio e coberturas (com degustação);
16h – Palestra: Produção Artesanal de Biscoitos Finos;
17h30 – Palestra: Cachaças do Brasil – Sabores e Valores (com degustação).

15/08 (Terça-feira)
Dia inteiro: Recreação Infantil&Contação de histórias;
15h – Recreação para o público Infanto-Juvenil;
15h30 – Apresentação teatral das histórias de Ruth Rocha:
- Terezinha e Gabriela
- O dono da bola.

21h – Encerramento do Festival de Sabores bom Jesus à Mesa.

Inscrições para cursos de pós-graduação do IFF seguem até domingo Vagas são para Campos, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Cabo Frio; interessados devem estar atentos ao prazo final para inscrições.



 As inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal Fluminense (IFF) seguem até domingo, 06 de agosto de 2017, no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br, mediante o pagamento da taxa no valor de R$45,00, e conforme as orientações do Edital N.º 123, de 03 de julho de 2017.
 São oferecidas 135 vagas para os seguintes cursos: Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias, no Campus Centro; Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território, no Campus Santo Antônio de Pádua; Literatura, Memória Cultural e Sociedade, no Campus Avançado Cambuci; e Ensino de Ciências Naturais, no Campus Cabo Frio.
 Podem se candidatar portadores de diploma de cursos de graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação, preferencialmente nas áreas compatíveis com as dos cursos oferecidos, com exceção do curso de Ensino de Ciências Naturais, para o qual o processo seletivo está aberto apenas para os licenciados em Ciências, Química, Física, Matemática e Biologia.
 A seleção, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída de duas etapas: Prova discursiva, no dia 20 de agosto; e Análise do Memorial Descritivo. O Resultado Final está previsto para 29 de setembro e o início das aulas em outubro.
Novos cursos: os cursos de Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias (Campos), e Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território (Pádua) são ofertados pela primeira vez no IFF e representam, segundo a diretora de pós-graduação, Simone Vasconcelos, um diferencial para as regiões Norte e Noroeste Fluminense que demandam por estas especializações.
 Já o curso Ensino de Ciências Naturais será ofertado pela terceira vez no Campus Cabo Frio e o curso Literatura, Memória Cultural e Sociedade, que já acontece no Campus Centro, agora passa a ser oferecido pela primeira vez no Campus Cambuci que estreia sua atuação em pós-graduação
 “É o IFF levando novas possibilidades de conhecimento de qualidade e gratuito, gerando profissionais qualificados nas diversas regiões onde se encontra", finaliza Simone.

Balanço 38ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Santo Antônio de Pádua


38ª Exposição Agropecuária de Santo Antônio de Pádua tem saldo positivo





Com a realização de 15 shows musicais, entre eles Biquini Cavadão, Yago e Juliano, Cacalo, Cheiro de Amor e Thaeme e Thiago, a presença do comércio local, exposições de bovinos e pôneis e um público satisfatório, a 38ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Santo Antônio de Pádua conseguiu se superar em meio aos problemas financeiros do país. O balanço da Prefeitura de Pádua é altamente positivo.  
De acordo com o Presidente da Comissão Organizadora do Evento Leonardo Moura Leonardo, a valorização do comércio local em um novo espaço batizado de Galpão do Expositor, trouxe no ano de 2017 um marco para os próximos anos da Expo/Pádua.
“Esse novo espaço foi um pedido do Prefeito Josias Quintal para esse ano, o que mostra a preocupação da administração municipal com o comércio local, que em dias de crise precisa se reinventar diariamente”, disse Leonardo.

 Ainda de acordo com o Presidente, a programação musical, a Copa de Marcha e o Motocross também foram pontos importantes para aproximar o grande público com evento.
“Todo esse conjunto eleva o nível de qualidade da nossa exposição, aliado ainda a segurança e a organização”, destacou Leonardo.

O trabalho da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal também foram importantes dentro e fora do Parque, sem ocorrências de grande alerta. Segundo a Polícia Militar, um grande efetivo de policiais trabalhou durante os dias de festa, além da ação realizada com o monitoramento através de câmeras dentro do Parque de Exposições. 

Realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o 3º Motocross fez parte da Programação da 38ª Expo/Pádua, retornando ao município a tradição de grandes eventos do gênero, simultâneo, o núcleo Rio Minas com o apoio da Prefeitura, realizou a 1ª Copa de Marcha no Parque de Exposições, atraindo centenas de expectadores e criadores de cidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Satisfeito com o resultado positivo do evento, o Prefeito Josias Quintal afirmou que para o próximo dará mais incentivos para realização de eventos hípicos e também continuará estimulando o comércio local com um aumento do Galpão do Expositor.
“Sabemos das dificuldades que é fazer um evento desse porte nos dias de hoje, mas entendemos também que a Expo/Pádua é uma tradição do município e fomenta o comércio local. Decidi fazer essa festa com portões abertos, mesmo tendo reduzido o valor destinado a realização evento”, disse Josias.
O Prefeito ainda agradeceu a todos que trabalharam de forma direta e indireta para a realização da 38ª Exposição.


“Agradeço em nome da Prefeitura Municipal a todos que contribuíram para o êxito de nossa festa, desde a comissão organizadora até os barraqueiros, vigias, agentes de saúde e segurança, limpeza, entre outros, e também a todos os nossos moradores e visitantes, que souberam curtir e prestigiar nosso evento,” finalizou o Prefeito.

Mauro Teixeira – Ascom Pádua