Números que já foram 19 caíram para apenas 1 em 2025
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tem registrado uma queda significativa nos casos de manipulação de resultados nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, foram identificados 19 episódios suspeitos. Já em 2025, até o momento, esse número caiu para apenas 1 caso. Em contato com o Manchete RJ, a entidade explicou que um conjunto de medidas passou a ser adotado e contribuiu significativamente para essa redução.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tem registrado uma queda significativa nos casos de manipulação de resultados nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, foram identificados 19 episódios suspeitos. Já em 2025, até o momento, esse número caiu para apenas 1 caso. Em contato com o Manchete RJ, a entidade explicou que um conjunto de medidas passou a ser adotado e contribuiu significativamente para essa redução. (Veja os números completos ao final da matéria)
Contents
Números enviados pela Ferj de 2017 a 2025
Operação VAR
Polêmica com o Goytacaz
Uma das ações adotadas foi a contratação de uma empresa de monitoramento, responsável por indicar, através do cruzamento de dados de mercado e inteligência artificial, movimentações suspeitas em apostas esportivas. Além disso, a Ferj explicou que promove uma atuação conjunta com o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar, os Tribunais de Justiça Desportiva e o Juizado do Torcedor, fortalecendo o combate às manipulações de resultados.
Outra medida adotada pela Federação foi a atualização do Regulamento Geral de Competições (RGC), que agora prevê sanções administrativas, como o afastamento de clubes de competições e até a suspensão de atletas. Há ainda a exigência de que os clubes informem parcerias ou terceirizações no departamento de futebol, possibilitando mais transparência nos dados internos.
Outro ponto que foi aprimorado são as listas de inscrição de atletas relacionados para os jogos – que agora devem conter dados completos e fotografia –, o que dificulta possíveis irregularidades.
Números enviados pela Ferj de 2017 a 2025
2017 – 5 casos
2018 – 2 casos
2019 – 14 casos
2020 – 5 casos
2021 – 18 casos
2022 – 19 casos
2023 – 7 casos
2024 – 3 casos
2025 – 1 caso (até o momento)
Uma das bandeiras da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro é o combate à manipulação de resultados. A redução drástica nos números mostra que as ações são eficientes. Mas vale ressaltar que o trabalho é constante”, afirmou a entidade em nota.
Operação VAR
Vale relembrar que em novembro do ano passado, a Polícia Civil realizou uma grande operação contra fraudes em jogos da Série B do Campeonato Carioca. E a investigação teve início justamento após uma solicitação formal da Ferj, que apontou resultados suspeitos na segundona do carioca. Foram expedidos pela Justiça 11 mandados de busca e apreensão.
Polêmica com o Goytacaz
Em 2024, o nome do Goytacaz foi envolvido em polêmicas sobre manipulação de resultados. Isso porque o ex-presidente do Conselho de Deliberativo do Goytacaz, Rodolfo Laterça, divulgou um áudio em que ele afirma ter subornado árbitros para beneficiar a equipe campista no Campeonato Carioca de 2017, que o time acabou campeão. O caso foi parar na Justiça e o ex-dirigente acabou processado por 76 árbitros após as declarações.
O presidente da Ferj, Rubens Lopes, que foi citado no áudio, também decidiu processar criminalmente Laterça. Ele alegou que “contra a honra das pessoas não se brinca” e chegou a dizer que Rodolfo será responsabilizado pelas leviandades.
Fonte:
Diogo Ferreiramancheterj
Nenhum comentário:
Postar um comentário